SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Fulminant Labrea Hepatitis - the role of hepatitis A (HAV), B (HBV), C (HCV), and D (HDV) infection: preliminary report índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo v.34 n.6 São Paulo nov./dez. 1992

http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651992000600018 

LIVROS BOOK REVIEW

 

 

KWON-CHUNG, K.J. & BENNETT, J.E. - Medical mycology. Philadelphia, Lea & Febiger, 1992. 866p. ill. ISBN: 0-8121-1463-9.

Micologia médica, de K.J. Kwon-Chung & John E. Bennett, conceituados micologistas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas de Bethesda, Maryland, recentemente publicada é um livro verdadeiramente magistral na especialidade, condensando de maneira atualizadíssima tudo o que diz respeito às infecções fúgnicas de interesse em patologia humana. A obra em apreço é dedicada à memória de Chester W. Emmons, mentor e amigo fraterno daqueles eminentes mestres. Ricamente ilustrado, nossa impressão é a de que, neste século nenhum trabalho se equivale ao escrito por K.J. Kown-Chng & John E. Bennett.

O livro em apreço tem seis capítulos com um apêndice, este último contendo dados sobre contaminantes fúngicos frequentemente encontrados em laboratórios, meios de cultura e reagentes e um glossário especializados. Em cada capítulo há uma bibliografia atualizada, facilitando ao leitor a coleta de material bibliográfico. O que se destaca no volume em apreço é a colaboração de uma pesquisadora com um clínico, ambos de excelente formação científica e que se competam, de maneira feliz e harmoniosa na exposição de assuntos micológicos e anátomo-clínicos.

A patologia de cada doença fúrgica é analisada de maneira profunda, com rica documentação iconográfica. Nada há a criticar nesta obra enciclopédica, texto de consulta obrigatória para os micologistas, principalmente os que se dedicam à micologia médica.

No capítulo sobre paracoccidioidomicose, os autores se valeram principalmente do livro sobre paracoccioidomicose, que publicamos em 1982, com a colaboração de Gildo Del Negro e o saudoso Prof. A.M. Fiorillo, de Ribeirão Preto.

Acompanhando a trajetória brilhante deste dois micologistas americanos, louvo o exaustivo trabalho por eles realizado, comprimentado-os pela magnífica obra realizada que tanto analtece nossa especialidade.

 

Prof. Carlos da Silva Lacaz

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons