Acessibilidade / Reportar erro

Handbook of applied mycology

LIVRO BOOK REVIEW* * Este livro encontra-se na Biblioteca do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

ARORA, Dilip K.; AJELLO, Libero & MUKERJI, K.G., ed. — Handbook of applied mycology. Volume 2: Humans, animals, and insects. New York, Marcel Dekker, 1991. 783 p. illus.

ISBN: 0-8247-8435-9.

Editado por Dilip K. Arora, Libero Ajello & K.G. Mukerji foi publicado, em 1991, excelente livro de Micologia aplicada, com 21 capítulos dedicados aos mais importantes temas das infecções fúngicas em geral. Drouhet tratou da educação e treinamento médico na área da Micologia, ressaltando, inclusive, a contribuição brasileira ao estudo desta matéria. Contém, este capítulo 215 referências, todas elas de grande utilidade para quem se dedica a história da Micologia Médica. Irene Weitzman tratou da epidemiologia da blastomicose norte-americana e da coccidioidomicose. Excelente capítulo sobre infecções fúngicas no hospedeiro comprometido foi escrito por Land & McCracken. Matsumoto & Ajello estudaram os fungos demácios ou fuligenosos patogênicos para o homem e outros animais, descrevendo minuciosamente gêneros e espécies de interesse aos que estudam este tema. Alergia a fungos foi tratada por Gumowski et al. no Instituto Pasteur, de Paris, com dados imunológicos bastante atualizados, inclusive, na produção de alérginos. George S. Deepe Jr. cuidou do capítulo dedicado à imunidade mediada por células, e Takahashi et al. dos mecanismos etiopatogenéticos e da resistência do hospedeiro no homem e nos animais. A resposta humoral do hospedeiro aos metabólitos fúngicos; a imunização contra infecções fúngicas no homem e nos animais; as bases gerais da taxonomia fúngica baseada em dados genéticos dos mais recentes; a conidiogênese dos fungos patogênicos; os estudos sorológicos e imunológicos das leveduras de interesse médico; os aspectos do dimorfismo dos fungos patogênicos para o homem; a genética molecular de alguns fungos de interesse médico; as drogas anti-fúngicas e seus mecanismos de ação; a ecologia dos fungos entomopatogênicos; a fisiologia genética desses mesmos fungos; os fungos como inseticidas microbianos; os fungos no controle biológico dos nematodes; os fungos e os oomicetos associados a infecções dos peixes e os exoantígenos na identificação dos fungos de interesse médico são outros tantos capítulos, que enriquecem esta magnífica obra, de leitura obrigatória para todos os que se interessam pela Micologia Médica.

Prof. Carlos da Silva Lacaz

Chefe do Laboratório de Micologia

Médica do Instituto de Medicina

Tropical de São Paulo da FMUSP.

  • *
    Este livro encontra-se na Biblioteca do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Jul 2006
    • Data do Fascículo
      Ago 1993
    Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revimtsp@usp.br