Acessibilidade / Reportar erro

Candida albicans: cellular and molecular biology

LIVRO BOOK REVIEW* * Este livro encontra-se na Biblioteca do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.

PRASAD, Rajendra, ed. - Candida albicans: cellular and molecular biology. Berlin, Springer-Verlag, 1991. 267 p. illus.

ISBN: 3-540-51926-2

ISBN: 0-387-51926-2

Com a coordenação de Rajendra Prasad, da Jawaharlal Nehru University, Nova Delhi, Índia, mais um livro sobre Candida albicans é publicado, focalizando desta vez aspectos de sua biologia celular e molecular.

As candidíases ou candidoses, principalmente, depois do advento da AIDS em 1981, passaram a ser infecções muito freqüentes na prática médica, incluindo pacientes transplantados submetidos à terapêutica imunossupressora.

O presente livro ressalta a importância da genética molecular para tentar resolver problemas básicos ou aplicados referentes às candidíases. Inclui o mesmo um apanhado geral sobre aspectos bioquímicos e moleculares de várias espécies de Candida.

Um estudo minucioso sobre os mecanismos de respiração da Candida albicans, bem como o problema de sua aderência às mucosas é também destacado por Rajendra Prasad. Revisão completa é feita sobre os aspectos genéticos e moleculares da Candida albicans, com uma análise de sua parassexualidade.

Novas drogas contra esta levedura vêm sendo estudadas, esperando-se chegar a um bom termo em relação a uma substância com baixa toxicidade e boa eficácia contra a Candida albicans e outras espécies.

O dimorfismo desta levedura foi analisado, do ponto de vista biológico, compreendendo-se então as razões da transição da forma em brotamento para a miceliana (pseudohifa).

Vários capítulos integram a obra em apreço, incluindo aqueles referentes aos inibidores da biossíntese do ergosterol, mecanismo de ação de drogas anti-Candida, genética parassexual da Candida albicans, produção de lipides, morfogênese e diversos outros aspectos desta levedura.

O livro coordenado por Rajendra Prasad não apresenta interesse para clínicos, mas contém dados da mais alta importância para a compreensão dos mecanismos de patogenicidade e antigenicidade da Candida albicans, abrindo, também, novas perspectivas para a síntese de drogas efetivas contra esta levedura, que representa "um marcador clínico de imunodeficiência em grande número de casos"

Prof. Carlos da Silva Lacaz

Chefe do Laboratório de Micologia

Médica do Instituto de Medicina

Tropical de São Paulo da FMUSP.

  • *
    Este livro encontra-se na Biblioteca do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      21 Jul 2006
    • Data do Fascículo
      Ago 1993
    Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revimtsp@usp.br