SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Distribuição de antígenos em biópsias de pele e mucosa na paracoccidioiriomicose humanaAinsworth & Bisby's dictionary of the fungi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo vol.38 no.4 São Paulo July/Aug. 1996

http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651996000400017 

LIVROS BOOK REVIEW*

 

 

FERREIRA, Antonio Walter & ÁVILA, Sandra do Lago Moraes de, ed. - Diagnóstico laboratorial. Avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas, parasitárias e auto-imunes. Correlação clínico-laboratorial. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1996. 302 p. ilus. ISBN 85-277-0383-1

Ministrando cursos e conferências em vários estados do Brasil, sentimos uma enorme carência científica de laboratoristas e clínicos, gerada pela impossibilidade de acesso aos constantes avanços da literatura, disponíveis apenas nos grandes centros. Sempre procuramos, dentro das possibilidades, encaminhar referências bibliográficas àqueles que solicitavam, para que pudessem ser utilizadas para atualização de conhecimentos.

Métodos tradicionalmente utilizados no diagnóstico começaram a ceder espaço para novas tecnologias, tornando quase impossível o acompanhamento da literatura para profissionais que não estão em contato íntimo com universidades.

A informática tornou o mundo pequeno, as fronteiras do Brasil abriram suas portas para a entrada de técnicas pouco conhecidas com uma linguagem de difícil compreensão. As solicitações de informações aumentaram e o número de pedidos para a realização de cursos também aumentou consideravelmente.

As universidades espalhadas pelo país aumentaram seus cursos profissionalizantes e começaram a ministrar cursos de especialização, atualização ou pós-graduação, aumentando o número de profissionais ávidos de saber.

Sentimos que não era possível atender às inúmeras solicitações dos profissionais, para a atualização de seus conhecimentos, a não ser que juntássemos em um único livro tudo aquilo que falávamos ou mostrávamos nas aulas ou conferências.

Assim surgiu a idéia de editar um livro...

Colocamos no papel tudo aquilo que tínhamos ouvido como solicitação e convidamos para colaborar nos diferentes capítulos, profissionais com real experiência em cada assunto. Todos que foram convidados aceitaram colaborar, entendendo que o momento era oportuno para a edição de um livro contendo dados bibliográficos atuais e experiência profissional adquirida ao longo de uma vida voltada à ciência.

A Editora Guanabara Koogan S.A. entendeu a nossa vontade de levar a todos os profissionais (clínicos, patologistas ou laboratoristas) que atuam no campo das doenças infecciosas, parasitárias e auto-imunes, informações que pudessem ser utilizadas na prática, deixando o diagnóstico mais próximo da clínica e do verdadeiro estado do paciente.

O livro também será útil nas escolas e universidades que formam profissionais das áreas da saúde, para que adquiram consciência profissional e responsabilidade necessária ao dia-a-dia da vida.

Ao ler o livro, o leitor encontrará uma revisão detalhada com análise crítica dos principais métodos de laboratório utilizados no diagnóstico de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários, helmintos, fungos e doenças auto-imunes. Os dois primeiros capítulos contêm noções básicas sobre os parâmetros sorológicos e os diferentes testes utilizados no diagnóstico.

Ao editarmos este livro, estamos conscientes da sua importância para os diferentes profissionais da área de saúde.

 

Os editores

 

Antonio Walter Ferreira
Professor Assistente Doutor do Departamento de Doenças
Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo. Vice-Diretor do Instituto de
Medicina Tropical de São Paulo.
Diretor de Pesquisas e Desenvolvimento da Biolab-Mérieux
S.A.

Sandra do Lago Moraes de Ávila
Pesquisadora Doutora do Instituto de Medicina Tropical de
São Paulo.

 

 

* Este livro encontra-se na Biblioteca do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.