Acessibilidade / Reportar erro

Book review

BOOK REVIEW* * This book is available at the Library of the Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

BRENER, Z.; ANDRADE, Z. & BARRAL-NETTO, M. - Trypanosoma cruzi e Doença de Chagas. 2. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2000. 431p. ilus. ISBN 85-277-0563-X

Nos últimos anos foram alcançados muitos êxitos na tentativa de controlar a tripanosomíase americana no Brasil e em diversos países sulamericanos.

Em nosso país, diversos estados que apresentavam elevadas incidência e prevalência de infecção chagásica, em conseqüência da presença intra-domicilar de Triatoma infestans, seguiram o exemplo do Estado de São Paulo e erradicaram essa espécie de triatomíneo. Outros ainda não lograram o mesmo feito, porém obtiveram resultados promissores, que permitem supor a possibilidade de controle da transmissão intra-domiciliar do Trypanosoma cruzi, em território brasileiro, nas próximas décadas. Uruguai, Chile e Argentina, por sua vez, praticamente extinguiram essa modalidade de transmissão da infecção chagásica.

Paralelamente, a sensível melhora observada na qualidade das transfusões sangüíneas e na produção de hemoderivados, diminuiu grandemente a importância epidemiológica dessa forma alternativa de transmissão de infecção humana por T. cruzi.

É possível supor que no decorrer do século XXI a tripanosomíase americana perderá grande parte de sua importância como doença de massa, permanecendo todavia como infecção eventual de seres humanos que venham a entrar em contato com áreas silvestres, nas quais o parasita manterá seu ciclo natural com o concurso de várias espécies de triatomíneos não domiciliados, situação semelhante àquela atualmente encontrada no sul dos EUA. Entretanto, face ao elevado número de indivíduos hoje infectados pelo T. cruzi e ao caráter crônico da doença que pode advir dessa infecção, por várias décadas ainda persistirá o problema médico-sanitário ocasionado pela doença de Chagas, em extensas áreas da América Latina e, em particular, do Brasil.

Pelo que foi exposto acima afigura-se importante o surgimento da segunda edição desse tratado que oferece visão abrangente e atualizada acerca da história natural, da patologia, do diagnóstico e tratamento de infecção parasitária que, ao longo dos quase 100 anos que decorreram desde sua descoberta, atingiu dezenas de milhões de indivíduos no continente americano. Comparado à primeira edição, surgida em 1979, o presente livro ampliou o número de renomados colaboradores e incorporou os progressos surgidos nos diversos aspectos relativos ao conhecimento científico acerca da tripanosomíase americana.

Face à importância que a endemia chagásica ainda terá, nas próximas décadas, para quem se interessa pela saúde e bem estar da população brasileira este é um livro de consulta obrigatória para parasitologistas, epidemiologistas e clínicos, assim como para aqueles que quiserem entender melhor a história natural da doença descrita por Carlos Chagas.

Pedro Paulo Chieffi

Editora Guanabara Koogan S.A.

Travessa do Ouvidor, 11

20040-040 Rio de Janeiro/RJ

tel. 21. 221-9621

fax. 21.221-3202

  • *
    This book is available at the Library of the Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      31 Out 2001
    • Data do Fascículo
      Out 2001
    Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revimtsp@usp.br