SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 suppl.2Variabilidade da freqüência cardíaca em pacientes chagásicos com e sem hipertensão arterial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Print version ISSN 0037-8682

Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol.36  supl.2 Uberaba  2003

http://dx.doi.org/10.1590/S0037-86822003000700001 

Apresentação

 

 

As Reuniões Anuais de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e Leishmanioses têm cumprido ao longo dos anos um papel relevante na construção e divulgação do conhecimento científico destas duas importantes endemias. Graças aos esforços dos pesquisadores da área e dos profissionais de saúde pública nos três níveis – federal, estadual e municipal - responsáveis pela formulação e execução dos seus programas de controle, tem sido possível avançar, de forma progressiva, integrada e harmônica, nas ações que tem impacto direto na qualidade de assistência médica prestada à população afligida por estas doenças.

O estágio organizacional e de controle que desfruta atualmente a Doença de Chagas no País, supera em muito o das Leishmanioses, grupo mais complexo de doenças, que completa neste encontro, sete anos de coexistência aos já 19 anos de reuniões em Doença de Chagas. Esta defasagem justifica a ênfase que será dada na programação científica desta próxima reunião aos problemas relacionados às leishmanioses, principalmente àqueles pertinentes aos aspectos ainda pouco conhecidos ou polêmicos relacionados ao seu diagnóstico, tratamento, transmissão vetorial e controle. Alguns tópicos, como a intradermorreação de Montenegro, as reações sorológicas com o antígeno rk39 o diagnóstico pela PCR e novos esquemas terapêuticos deverão ser motivo de análise crítica. O evento irá sediar também a Reunião Nacional do Programa de Controle das Leishmanioses com a participação dos Gerentes Técnicos Estaduais de todo o país sob a coordenação da Dra Ana Nilce Maia.

À doença de Chagas reservou-se espaço para apresentações que tenham como fulcro a experiência consolidada dos vários grupos que trabalham com a doença no Brasil e em outros países da América Latina, notadamente nos seus aspectos clínicos, diagnósticos, epidemiológicos e de controle. Neste sentido haverá também uma Reunião Técnica sobre o Programa de Controle da Doença de Chagas, com a participação de todos os Gerentes Estaduais, sob a coordenação do Dr. Márcio Vinhaes.

Iremos também incentivar a participação de alunos de iniciação científica e de jovens pesquisadores, através da concessão do prêmio Zigman Brener para o melhor tema livre em Doença de Chagas e o prêmio Odair Genaro para o melhor tema livre em Leishmaniose. Haverá também um curso sobre manejo e condutas em Doença de Chagas e Leishmanioses, direcionado ao clínico geral e médicos do Programa de Saúde da Família.

Esperamos ainda que a programação científica deste ano possa, através de apresentações, debates e oficinas, contribuir para o avanço do conhecimento que deverá fortalecer as diretrizes que norteiam as ações dos órgãos e profissionais que lidam com estas duas importantes doenças.

Reynaldo Dietze
Coordenador

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License