SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Incêndios na Amazônia Brasileira: estimativa da emissão de gases do efeito estufa pela queima de diferentes ecossistemas de Roraima na passagem do evento “El Nino” (1997/98)Qualidade protéica da dieta consumida por pré-escolares de uma creche de Manaus, Amazonas, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Amazonica

versão impressa ISSN 0044-5967versão On-line ISSN 1809-4392

Acta Amaz. vol.29 no.4 Manaus dez. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/1809-43921999294540 

Ciências do Ambiente

A floresta Amazônica do ponto de vista dos alunos da 5A série da rede pública estadual de Manaus, Amazonas, Brasil1

The Amazonian forest under the point-of-view of pupils of 5TH grade (primary school) in public schools at Manaus, Amazonas, Brazil

Érica Yoshida de FREITAS 1  

Isolde Dorothea Kossmann FERRAZ 2  

1Coordenação de Extensão/Educação Ambiental - INPA.

2Coordenação de Pesquisa em Silvicultura Tropical - INPA

RESUMO

Este estudo teve como objetivo averiguar o conhecimento dos alunos da 5a série das escolas públicas estaduais de Manaus sobre a floresta amazônica e seus recursos. As entrevistas foram realizadas em 14 escolas, com o auxílio de um questionário padrão contendo perguntas abertas. De cada escola foram entrevistados 10 alunos, perfazendo um total de 140 no final da pesquisa. Os resultados mostraram a necessidade de enfatizar nos currículos escolares, assuntos sobre a região amazônica.

Palavras-Chave: floresta amazônica; escola; educação ambiental

ABSTRACT

The aim of this research was to study the knowledge of the pupils (5th grade/ primary school) in public schools at Manaus, State of Amazonas, Brazil, about the Amazonian forest and its resources. The interviews were carried out in 14 public schools, using a questionary with open questions, ten pupils of each school were interviewed, making a total of 140 pupils at the end of the study. The results showed the need to intensify the themes about the Amazon region in the school curricula.

Key words: amazon forest; school; environmental education

Texto disponível apenas em PDF

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.