SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue4Semeando o futuroEntrevista: William Rodrigues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Acta Amazonica

Print version ISSN 0044-5967On-line version ISSN 1809-4392

Acta Amaz. vol.34 no.4 Manaus Oct./Dec. 2004

https://doi.org/10.1590/S0044-59672004000400002 

MEMÓRIA: DR. HARALD FELIX LUDWIG SIOLI

 

Caros colegas e amigos da comunidade científica,

por Dr. Wolfgang Junk, Dr. José Alberto Sampaio Nunes de Mello, Dra. Maria Teresa Fernandez Piedade

 

 

 

Como provavelmente é de conhecimento de todos, no dia 14.10.2004, faleceu, após breve doença, aos 94 anos, o Professor Dr. Harald Sioli, iniciador da ecologia tropical alemã, antigo diretor do departamento de Ecologia Tropical do Instituto Max-Planck de Limnologia em Plön. Cabe ao Dr. Sioli também o mérito de haver iniciado, no começo dos anos 1960, a cooperação com o INPA, que culminou com o Projeto INPA/Max-Planck, que já dura mais de 30 anos, com inúmeros produtos de grande importância para a Amazônia.

O Professor Sioli influenciou de forma indiscutível a ecologia tropical nacional e internacionalmente, não só durante seu período ativo profissional pré-aposentadoria, mas também anos após essa fase. Pelo somatório de seu trabalho, seu pioneirismo e o impacto por ele gerado para a ecologia amazônica, o Dr. Sioli se eternizou para a ciência amazônica e internacional.

Para todos nós que tivemos o privilégio de conviver com o Dr. Sioli, ele sempre deixará a lembrança de um homem exemplar, dotado de uma enorme coragem, que lhe permitiu superar difíceis reveses, mantendo sua força produtiva até uma idade avançada.

Sentimos muito a perda insubstituível, mas consolamo-nos com o fato de que, até o fim de seus dias, o Dr. Sioli sempre ressaltou a alegria de saber que teve uma vida colorida e bonita, que ele pode reviver detalhadamente nos últimos anos, com grande satisfação, ao escrever suas memórias, finalizadas pouco antes de seu falecimento.

Em nome do grupo de Ecologia Tropical do Instituto Max-Planck de Limnologia, e do Projeto INPA/Max-Planck.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License