SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue1Suicidal ideation in patients admitted to general medical wards: prevalence and associated depressive symptoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

Print version ISSN 0047-2085

J. bras. psiquiatr. vol.61 no.1 Rio de Janeiro  2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0047-20852012000100001 

EDITORIAL

 

O Jornal Brasileiro de Psiquiatria no lugar em que ele merece

 

Brazilian Journal of Psychiatry in the place that it deserves

 

 

Leonardo F. Fontenelle; Jerson Laks; Mauro V. Mendlowicz; Alexandre Valença; William Berger; Antônio E. Nardi

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psiquiatria

Endereço para correspondência

 

 

O Jornal Brasileiro de Psiquiatria (JBP) é o periódico psiquiátrico mais tradicional do Brasil. Publicado desde 1938, inicialmente como Anais do Instituto de Psiquiatria, o JBP foi palco de artigos de lendas da psiquiatria em diferentes áreas, incluindo diagnóstico (e.g., José Leme Lopes), psicopatologia (e.g., Cabalero Goás) e terapêutica (e.g., Silvano Arieti). De 1964 a 1971, o JBP foi regularmente indexado no MEDLINE. Durante muito tempo, um dos grandes desafios de autoridades brasileiras na área de psiquiatria foi ter o seu manuscrito publicado no JBP.

Nos últimos anos, os editores do JBP têm dedicado esforço significativo no projeto que visa recuperar o espaço que o JBP merece. Há cerca de um ano, iniciamos uma ampla reformulação do conselho editorial do JBP, que agora conta com 22 pesquisadores estrangeiros, nove dos quais listados no site ISIHighlyCited.com na área de psiquiatria/psicologia. Em 2011, 90% dos artigos publicados no JBP foram originais. Neste mesmo ano, o tempo entre a submissão do manuscrito e sua aprovação atingiu a impressionante média de 10 semanas. Além da otimização do processamento dos manuscritos, planejamos aumentar a visibilidade do JBP no exterior, de forma que o jornal se torne um periódico realmente internacional.

Dessa forma, a partir de 2012, a submissão de manuscritos ao JBP será realizada a partir do Editorial Manager (www.editorialmanager.com/jbp). O Editorial Manager (EM) é um sistema de submissão e de revisão de manuscritos que permite o rastreamento de artigos, a comunicação com autores e revisores, o gerenciamento dos ciclos de revisão e a publicação de decisões editoriais. O EM é um sistema eletrônico utilizado por periódicos científicos em todo o mundo. Autores, revisores e editores podem acessar o EM de qualquer computador com acesso à Internet para acompanhar os manuscritos, rastrear o status dos artigos, enviar mensagens e fornecer feedback.

Esperamos que a adoção do EM como sistema de submissão on-line contribua para o aumento na submissão de manuscritos ao JBP. Chamamos a atenção dos pesquisadores para o JBP como uma alternativa rápida para publicação de artigos. Lembramos residentes e jovens psiquiatras de que o JBP é um dos poucos periódicos que publica relatos de caso como artigos e não cartas. Queremos que o JBP seja um fórum de diálogo do JBP com diferentes áreas do conhecimento científico. Mãos à obra.

 

 

Endereço para correspondência:
Jornal Brasileiro de Psiquiatria
Av. Venceslau Brás, 71 Campus Praia Vermelha – 22290-140 Rio de Janeiro, RJ – Brasil
Telefax: (5521) 3873-5510
E-mail: editora@ipub.ufrj.br
www.ipub.ufrj.br/jpb.htm