SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 suppl.4IV Brazilian Guidelines on Arterial HypertensionIV Brazilian Guidelines on Arterial Hypertension Work groups author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos Brasileiros de Cardiologia

Print version ISSN 0066-782XOn-line version ISSN 1678-4170

Arq. Bras. Cardiol. vol.82  suppl.4 São Paulo Mar. 2004

https://doi.org/10.1590/S0066-782X2004001000002 

Apresentação

 

 

 

A Comissão Organizadora

 

 

Em face do progresso verificado nos últimos anos na área de hipertensão arterial, com a publicação de inúmeros estudos importantes que mudaram aspectos fundamentais da prática diária do tratamento dessa doença, a publicação das IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, atualizando o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, publicado em 1998, é de extrema relevância.

O objetivo deste documento, como o dos anteriores13, é oferecer à comunidade médica um guia prático, objetivo e adequado à realidade brasileira, para ser utilizado como referência na prevenção, no diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão arterial. Pela primeira vez foi empregado o grau de recomendação baseado no nível de evidência, de acordo com as normas da Associação Médica Brasileira, e dois novos capítulos foram acrescentados, Epidemiologia e Hipertensão Secundária, dando ao documento maior abrangência.

Este documento foi desenvolvido com a participação de 108 especialistas das várias regiões do país, sob o patrocínio da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Nefrologia, em Campos do Jordão, no período de 1 a 3 de fevereiro de 2002. Participaram, também, representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e das seguintes sociedades:

Academia Brasileira de Neurologia – ABN; Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade – ABESO; Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO; Sociedade Brasileira de Clínica Médica – SBCM; Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG.

A Comissão Organizadora agradece o empenho de todos os colegas que contribuíram de forma definitiva para o sucesso da reunião, trabalhando não somente durante o evento mas no período que o antecedeu, através da internet.

Agradecemos aos laboratórios: AstraZeneca do Brasil Ltda.; Aventis Pharma Ltda.; Bayer S.A.; Biolab Farmacêutica Ltda.; Boehringer Ingelheim do Brasil Quim. e Farm. Ltda.; Farmalab Ind. Químicas e Farmacêuticas Ltda.; Laboratórios Biosintética; Laboratórios Pfizer Ltda.; Libbs Farmacêutica Ltda.; Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.; Novartis Biociências S.A.; Sanofi-Synthélabo Ltda.; Servier do Brasil Ltda., pelo apoio institucional que permitiu a realização da reunião.

 

 

1 I Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol, 1991; 56(Suppl A): A1–16.
2 II Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Arq Bras Cardiol, 1994; 63(4): 333–47.
3 III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Rev Bras Clin Terap, 1998; 24(6): 231–72.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License