Acessibilidade / Reportar erro

Finalistas do prêmio ABC comprovam Arquivos como canal de divulgação da produção científica brasileira

PÁGINA DO PRESIDENTE

Finalistas do prêmio ABC comprovam Arquivos como canal de divulgação da produção científica brasileira

Antonio Carlos Palandri Chagas

Presidente da SBC

Correspondência Correspondência: Antonio Carlos Palandri Chagas Avenida Marechal Câmara, 160/330, Centro 20020-907, Rio de Janeiro, RJ - Brasil E-mail: acchagas@cardiol.br

Não posso deixar de destacar, neste penúltimo comunicado da atual gestão, o V Prêmio ABC de Publicação Científica. Cerca de 20% dos 141 artigos originais que serão publicados até o final do ano foram selecionados como finalistas desta edição. Os manuscritos estão disponíveis para consulta no endereço http://www.arquivosonline.com.br/premio.asp.

Trata-se de trabalhos de alto nível, refletindo a evolução dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia que o consagrou como o primeiro periódico da América Latina a ser reconhecido pelo sistema Thomson Scientific, antigo ISI. Essa indexação criou um cenário ideal para tornar a revista um canal natural de divulgação da produção científica nacional.

E é preciso, neste momento, não apenas reconhecer os avanços, mas também agradecer. Sobretudo, aos autores e coordenadores de pós-graduações que elegeram os Arquivos como veículo de comunicação para suas pesquisas, assumindo papel fundamental no círculo virtuoso de atração de manuscritos de qualidade e de aumento do fator de impacto do periódico.

Ainda é necessário enfatizar que o caminho bem-sucedido percorrido é fruto não apenas do trabalho incansável da gestão que está à frente da revista atualmente – o editor-chefe, Fernando Bacal, junto com os demais membros do Conselho Editorial e do seu Conselho Deliberativo, presidido pelo diretor de Comunicação, Renato A. K. Kalil. Essa trajetória vem sendo desenhada há muito mais tempo.

Não é emvão queestamos completando,em 2009, cinco edições do Prêmio ABC. Todos eles realizados, é preciso destacar, sob o fundamental patrocínio da Sanofi Aventis, que, neste ano, destinará R$ 10 mil a cada um dos cinco artigos premiados. Os vencedores serão conhecidos no início do próximo mês e definidos por uma Comissão Julgadora composta por 30 pareceristas de vasto gabarito científico.

Procurando trilhar um caminho de inovação, a exemplo do que já foi realizado pelo The New England Journal of Medicine os Arquivos também estão promovendo, de forma inédita, duas enquetes direcionadas aos associados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Até o final do mês, em função de manuscrito publicado nesta edição, os interessados poderão acessar nossa página na Internet e votar sobre a conduta que adotariam em caso de recusa de tratamento por motivo religioso. Os leitores serão consultados ainda sobre sua preferência em relação ao recebimento do periódico: impresso, em casa, ou por e-mail, no formato eletrônico.

As novidades da nossa SBC não se resumem a esta publicação. Junto ao Governo federal, somamos esforços e desempenhamos papel fundamental na elaboração do texto da chamada “Lei do Ato Médico”, aprovada, no final de outubro, pela Câmara Federal. Do mesmo modo, na esfera pública, recorremos ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e conquistamos sua importante parceria no I Fórum Latino-Americano de Cardiopatia Chagásica, a ser realizado dias 10 e 11 de dezembro em Belo Horizonte.

Durante a audiência em Brasília, também foi assegurado apoio à I Diretriz Latino-Americana para o Diagnóstico, Tratamento e Controle da Doença de Chagas. O documento receberá a chancela do ministério e será distribuído à rede de Atenção Básica. O ministro convidou ainda a SBC a realizar, em 2010, trabalho conjunto focado no diagnóstico e no controle da hipertensão arterial e do diabetes, para conseguir uma redução significativa no número de mortes que resultam direta ou indiretamente desses agravos à saúde. E a SBC propôs a criação do Dia Nacional de Uniformização do Combate às Doenças Cardiovasculares para divulgar nacionalmente os protocolos de abordagem a esses males que se constituem, na atualidade, a principal causa de óbito no Brasil.

Para o fórum, já temos confirmadas as presenças internacionais de Carlos A. Morillo (Canadá), Harry Acquatella (Venezuela), Sergio Sosa-Estani (Argentina), Wistremundo Dones (Porto Rico) e Juan Gonzalez Moreno (Uruguai). O evento será realizado em seguida de outra importante sessão que estamos preparando como encerramento: o Highlights SBC 2009, que resumirão o que de mais importante aconteceu nas mais diversas áreas da cardiologia no biênio que se encerra. Não tenho dúvida de que será um evento de extrema relevância e de que a sua participação proporcionará uma excelente revisão dos principais avanços de nossa especialidade nesses últimos dois anos. A programação do evento está disponível em http://socios.cardiol.br/noticias/hotsites/highlights.

Contamos com a sua presença!

  • Correspondência:
    Antonio Carlos Palandri Chagas
    Avenida Marechal Câmara, 160/330, Centro
    20020-907, Rio de Janeiro, RJ - Brasil
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Jan 2010
    • Data do Fascículo
      Nov 2009
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br