Acessibilidade / Reportar erro

Caso 3/2010 - Lactente de dois meses de idade, do sexo masculino, com fístula da artéria coronária interventricular anterior e o tronco pulmonar

CORRELAÇÃO CLÍNICO-RADIOGRÁFICA

Caso 3/2010 - Lactente de dois meses de idade, do sexo masculino, com fístula da artéria coronária interventricular anterior e o tronco pulmonar

Edmar Atik; Alexandre S. Cauduro; Marcelo Jatene

Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP - Brasil

Correspondência Correspondência: Edmar Atik Rua Dona Adma Jafet, 74 conj.73 - Bela Vista 01308-050 - São Paulo, SP - Brasil E-mail: conatik@incor.usp.br, eatik@cardiol.br

Palavras-chave: Lactente, cardiopatias congênitas, fístula arteriovenosa, isquemia miocárdica.

Dados clínicos

O paciente apresentava cansaço desde o nascimento, após parto cesária em gestação de 38 semanas. Houve melhora discreta do cansaço com medicação específica (digoxina e captopril), de há um mês. Avaliação foi solicitada, após diagnóstico de origem anômala de artéria coronária esquerda, com conservação de boa função ventricular (fração de ejeção de 53,0%).

Ao exame físico, o paciente se apresentou dispneico, corado e com pulsos normais. A aorta não era palpada na fúrcula.

No precórdio, havia impulsões discretas na borda esternal esquerda e o ictus não era palpado. As bulhas cardíacas eram normofonéticas e havia sopro protomesossistólico, +/2 de intensidade, nos dois hemitóraces. Os pulmões e o abdome não mostravam anormalidades.

O eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal e sinais de isquemia elétrica em parede anterior, com onda T negativa de V1 a V6, acompanhada de infradesnivelamento do segmento ST. Os complexos QRS eram de baixa voltagem (Figura 1).


Imagem radiográfica

Mostra área cardíaca discretamente aumentada com forma globosa e trama vascular pulmonar ligeiramente aumentada nos hilos pulmonares (Figura 1).

Impressão diagnóstica

A imagem é compatível com o diagnóstico de cardiopatia que se acompanha de hiperfluxo pulmonar, do tipo comunicação intercavitária entre os átrios ou entre os ventrículos.

Diagnóstico diferencial

Todas as demais cardiopatias congênitas acianogênicas devem ser lembradas, tanto as com desvio de sangue da esquerda para a direita como as obstrutivas, desde que exibam discreta repercussão hemodinâmica.

Confirmação diagnóstica

Os elementos clínicos foram decisivos para o diagnóstico de lesão isquêmica miocárdica levando ao quadro de insuficiência cardíaca, representado a priori pela origem anômala da artéria coronária esquerda. O ecocardiograma confirmou o diagnóstico dada a conexão da artéria interventricular anterior com o tronco pulmonar. As cavidades esquerdas estavam aumentadas (Figura 2).


Conduta

À operação, constatou-se fístula de 1 mm de diâmetro externo entre a artéria interventricular anterior e o tronco pulmonar, com shunt em direção à árvore arterial pulmonar. A fístula foi desconectada com cadarço. Não foi detectada a origem anômala da artéria coronária. Como resultado, houve o desaparecimento do sopro sistólico com normalização da repolarização ventricular no eletrocardiograma. A hipertensão arterial pós-operatória foi aliviada com nitroprussiato de sódio e, posteriomente, com captopril.

Comentários

Apesar da fístula arteriovenosa com shunt da esquerda para a direita (aumento da vascularidade pulmonar e das cavidades esquerdas), o quadro dominante nesse paciente era o de isquemia miocárdica decorrente da fuga de sangue da circulação coronária (repolarização elétrica alterada e disfunção miocárdica). Assim, o paciente comportava-se como portador de origem anômala da artéria coronária esquerda.

O achado anatômico cirúrgico (fístula entre a artéria interventricular anterior e o tronco pulmonar) caracteriza-se verdadeiramente como defeito cardíaco congênito incomum, na ausência de outras anomalias, como atresia pulmonar com comunicação interventricular e, em outras situações, que se acompanham de obstrução ao fluxo pulmonar.

A correção cirúrgica precoce impede a evolução desfavorável relacionada ao aumento e à disfunção do ventrículo esquerdo, além de acentuação progressiva do processo isquêmico.

Artigo recebido em 30/07/09; revisado recebido em 12/11/09; aceito em 12/11/09.

  • Correspondência:
    Edmar Atik
    Rua Dona Adma Jafet, 74 conj.73 - Bela Vista
    01308-050 - São Paulo, SP - Brasil
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Set 2010
    • Data do Fascículo
      Maio 2010
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br