Acessibilidade / Reportar erro

MENSAGEM DO EDITOR

Luiz Felipe P. Moreira

São Paulo, SP

Correspondência Correspondência: Luiz Felipe P. Moreira Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 44 - 2º andar, Bloco 2, Sala 13 - Cerqueira César 05403-000 - São Paulo, SP - Brasil E-mail: lfelipe@cardiol.br

A partir de janeiro de 2010, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia passaram a ser coordenados por um editor-chefe nomeado por concurso público, com um mandato de quatro anos. Com o objetivo de alcançarmos a posição de principal fórum científico em cardiologia da América Latina e de consolidarmos nossa posição internacional, várias propostas foram discutidas e implantadas nos dois primeiros anos da nova gestão. As principais metas trabalhadas incluíram a melhora do processo de revisão editorial e da qualidade das publicações, bem como a diminuição do tempo entre a submissão e a publicação dos artigos, atraindo cada vez mais os trabalhos oriundos dos Programas de Pós-Graduação na área de Cardiologia de nosso país, bem como um maior número de trabalhos procedentes de centros de pesquisa estrangeiros. Além de melhorar a veiculação da pesquisa científica de qualidade, outra meta trabalhada foi a ampliação do debate científico na área das doenças cardiovasculares, incentivando a publicação de editoriais e de pontos de vista preparados por reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros, além da veiculação de Cartas ao Editor.

A partir do importante incremento da produção científica brasileira em Cardiologia nos últimos anos, situação que resulta principalmente da intensa atividade dos programas de pós-graduação de nosso país, contamos atualmente com um número cada vez maior de artigos submetidos a cada mês. Soma-se a eles um número também crescente de artigos provenientes de centros de pesquisa de países estrangeiros, principalmente da Europa, da Ásia e do Oriente Médio.

Para fazer frente a essa demanda, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia passaram a contar nesta gestão com dez Editores Associados, sendo também ampliado o corpo de revisores que colaboram com a revista. O processo de revisão editorial da revista passou a ter os seus sistemas de submissão e de acompanhamento totalmente informatizados. A melhora dos procedimentos de revisão editorial incluiu também a reformulação e a padronização das recomendações formuladas durante o processo de revisão, com ênfase na originalidade e relevância dos temas abordados, na validade e confiabilidade dos resultados apresentados, bem como no nível de importância da informação para o avanço da ciência. Essas ações tiveram um positivo impacto na qualidade dos artigos selecionados e diminuíram o período de avaliação dos artigos submetidos para publicação, sendo atualmente encaminhado o primeiro parecer dos revisores em um período médio de um mês. Paralelamente, o parecer final dos artigos aceitos para publicação tem sido emitido em um período médio de 120 dias.

Com a reformulação do processo de revisão final e de editoração após a aprovação dos textos, foi possível também diminuir o tempo de publicação dos artigos. Atualmente, com um tempo médio de apenas dez meses entre a submissão inicial do artigo e a sua publicação final, e de menos de nove meses até a sua disponibilização no PubMed em língua inglesa, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia conseguem garantir aos pesquisadores a rápida inserção de seu trabalho na literatura internacional.

Com mais de 1.100 artigos avaliados para publicação entre 2010 e 2011 pelos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, os índices de aceitação do periódico diminuíram, sendo de aproximadamente 25% para os Artigos Originais, de 20% para os Artigos de Revisão e de apenas 10% para os Relatos de Caso. Por outro lado, foram publicados neste período 322 Artigos Originais, além de Artigos de Revisão, Relatos de Caso e outras publicações. A divulgação de artigos e correspondências relacionadas ao debate científico foi incentivada, sendo atualmente realizada a publicação de pelo menos um Editorial e um Ponto de Vista, além de um número crescente de Cartas ao Editor, em cada número do periódico.

Em 2010 e 2011, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia tiveram seus primeiros Fatores de Impacto divulgados pelo Journal of Citation Report da Thompson Reuters, que foram de 1,31 e 1,14, respectivamente. A pontuação obtida representa, sem dúvida, um grande incentivo para os pesquisadores brasileiros e latino-americanos, que passam a contar com um periódico regional de grande visibilidade para a publicação de suas pesquisas. O nível alcançado nesse parâmetro bibliométrico pelos Arquivos abre também novas perspectivas para a melhor qualificação dos Programas de Pós-Graduação brasileiros com linhas de pesquisa no campo da Cardiologia perante as agências governamentais, passando a ser classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação como um periódico Qualis B2. A evolução futura desse parâmetro e dos índices bibliométricos dos Arquivos depende da consolidação da qualidade editorial de nossa revista e do nível científico dos artigos por ela publicados. Além disso, depende também do apoio de todos os pesquisadores brasileiros no sentido de não se esquecerem de citar os artigos divulgados pelos Arquivos em suas novas publicações.

Finalmente, acompanhando o rápido desenvolvimento da tecnologia e dos meios de divulgação, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia estão disponíveis de forma completa a partir desta edição também no formato de e-book em pdf, possibilitando o acesso ao periódico em formato integral através de "tablets" e computadores. O novo formato permite ainda a incorporação de vídeos, bem como a ampliação das informações oferecidas pelos artigos publicados. Além disso, a criação da biblioteca virtual dos Arquivos facilitará o rápido acesso de seus leitores aos trabalhos e informações publicadas.

Para um periódico de especialidade, como os Arquivos Brasileiros de Cardiologia, os resultados alcançados representam na verdade o esforço de todos os membros da sociedade que o patrocina. Nesse sentido, esperamos continuar contando com a colaboração de todos os membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o engrandecimento de nosso periódico.

  • Correspondência:

    Luiz Felipe P. Moreira
    Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 44 - 2º andar, Bloco 2, Sala 13 - Cerqueira César
    05403-000 - São Paulo, SP - Brasil
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      08 Fev 2012
    • Data do Fascículo
      Jan 2012
    Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@cardiol.br