SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número1I posicionamento brasileiro sobre hipertensão arterial resistente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Arq. Bras. Cardiol. vol.99 no.1 São Paulo jul. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012001000001 

MENSAGEM DO EDITOR

 

 

Luiz Felipe P. Moreira

São Paulo, SP

Correspondência

 

 

 

Acompanhando o rápido desenvolvimento da tecnologia e dos meios de divulgação, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia entram definitivamente na era digital a partir desta edição. Disponível de forma completa em pdf desde 2011, os Arquivos passam a contar agora com um formato compatível com os principais "tablets" e "smartphones", possibilitando o acesso ao periódico de forma integral nos principais sistemas de acesso a mídia eletrônica. O novo formato permite ainda a incorporação de vídeos, bem como a ampliação das informações oferecidas pelos artigos publicados. Além disso, a criação da biblioteca virtual dos Arquivos facilitará o rápido acesso de seus leitores aos trabalhos e informações divulgados.

Com um novo design, seguindo a tendência dos principais periódicos internacionais, a nova versão dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia prioriza o rápido acesso aos artigos publicados. Esta nova conquista representa a continuidade de um processo iniciado na atual gestão do periódico, que incluiu a melhora dos procedimentos de revisão editorial e da qualidade das publicações realizadas.

A melhora dos procedimentos de revisão editorial compreendeu a reformulação e a padronização das recomendações formuladas durante o processo de revisão, com ênfase na originalidade e relevância dos temas abordados, na validade e confiabilidade dos resultados apresentados, bem como no nível de importância da informação para o avanço da ciência. A reformulação do processo de revisão final e de editoração após a aprovação dos textos possibilitou a diminuição do tempo de publicação dos artigos. Atualmente, com um tempo médio de apenas dez meses entre a submissão inicial do artigo e a sua publicação final, e de menos de nove meses até a sua disponibilização no PubMed em língua inglesa, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia conseguem garantir aos pesquisadores a rápida inserção de seu trabalho na literatura internacional.

Com o objetivo de consolidarmos nossa posição internacional, temos ainda muito trabalho a realizar, contando sempre com a estreita colaboração de nossos Editores Associados, do Conselho Editorial e de todos os Revisores que nos brindam com sua dedicação e conhecimento científico. Além disso, entendemos que os resultados alcançados representam na verdade o esforço de todos os membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Nesse sentido, esperamos continuar contando com a colaboração de todos para o engrandecimento de nosso periódico.

 

 

Correspondência:
Luiz Felipe P. Moreira
Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 44, 2º andar, Bloco 2, Sala 13, Cerqueira César
CEP 05403-000, São Paulo, SP - Brasil
E-mail: lfelipe@cardiol.br