SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número1I posicionamento brasileiro sobre hipertensão arterial resistente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Brasileiros de Cardiologia

versão impressa ISSN 0066-782X

Arq. Bras. Cardiol. vol.99 no.1 São Paulo jul. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2012001000001 

MENSAGEM DO EDITOR

 

 

Luiz Felipe P. Moreira

São Paulo, SP

Correspondência

 

 

 

Acompanhando o rápido desenvolvimento da tecnologia e dos meios de divulgação, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia entram definitivamente na era digital a partir desta edição. Disponível de forma completa em pdf desde 2011, os Arquivos passam a contar agora com um formato compatível com os principais "tablets" e "smartphones", possibilitando o acesso ao periódico de forma integral nos principais sistemas de acesso a mídia eletrônica. O novo formato permite ainda a incorporação de vídeos, bem como a ampliação das informações oferecidas pelos artigos publicados. Além disso, a criação da biblioteca virtual dos Arquivos facilitará o rápido acesso de seus leitores aos trabalhos e informações divulgados.

Com um novo design, seguindo a tendência dos principais periódicos internacionais, a nova versão dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia prioriza o rápido acesso aos artigos publicados. Esta nova conquista representa a continuidade de um processo iniciado na atual gestão do periódico, que incluiu a melhora dos procedimentos de revisão editorial e da qualidade das publicações realizadas.

A melhora dos procedimentos de revisão editorial compreendeu a reformulação e a padronização das recomendações formuladas durante o processo de revisão, com ênfase na originalidade e relevância dos temas abordados, na validade e confiabilidade dos resultados apresentados, bem como no nível de importância da informação para o avanço da ciência. A reformulação do processo de revisão final e de editoração após a aprovação dos textos possibilitou a diminuição do tempo de publicação dos artigos. Atualmente, com um tempo médio de apenas dez meses entre a submissão inicial do artigo e a sua publicação final, e de menos de nove meses até a sua disponibilização no PubMed em língua inglesa, os Arquivos Brasileiros de Cardiologia conseguem garantir aos pesquisadores a rápida inserção de seu trabalho na literatura internacional.

Com o objetivo de consolidarmos nossa posição internacional, temos ainda muito trabalho a realizar, contando sempre com a estreita colaboração de nossos Editores Associados, do Conselho Editorial e de todos os Revisores que nos brindam com sua dedicação e conhecimento científico. Além disso, entendemos que os resultados alcançados representam na verdade o esforço de todos os membros da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Nesse sentido, esperamos continuar contando com a colaboração de todos para o engrandecimento de nosso periódico.

 

 

Correspondência:
Luiz Felipe P. Moreira
Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 44, 2º andar, Bloco 2, Sala 13, Cerqueira César
CEP 05403-000, São Paulo, SP - Brasil
E-mail: lfelipe@cardiol.br