Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização de um Mixoma Atrial Esquerdo por Tomografia Computadorizada de Múltiplos Detectores

Palavras-chave:
Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos; Mixoma; Átrios do Coração/fisiopatologia; Tomografia Computadorizada Multidetectores

Uma mulher de 57 anos de idade se apresentou ao hospital local com fraqueza no braço esquerdo e na perna esquerda, e recebeu diagnóstico de acidente vascular cerebral do lado direito. O ecocardiograma transtorácico subseqüente mostrou uma grande massa, mal definida, dentro do átrio esquerdo, o que ocasionou a sua transferência para o nosso instituto para ressecção cirúrgica de urgência.

Antes da cirurgia, foi realizada uma angiotomografia coronária "tripartida" para avaliar a anatomia coronariana e a massa atrial esquerda (Figura 1). Os resultados foram consistentes com um mixoma atrial esquerdo e, posteriormente, a paciente foi submetida à cirurgia, onde a massa foi ressecada e o diagnóstico validado (Figura 2).

Figura 1
Tomografia computadorizada cardíaca ECG-gated. Figura 1a mostra uma grande massa (seta) ocupando um terço do átrio esquerdo na sístole (40% fase). Figura 1b mostra a massa (seta) em prolapso através da válvula mitral para o ventrículo esquerdo na diástole (90% fase). Na imagem da perfusão de primeira passagem (PPP) (Figura 1c), a massa estava hipoatenuada (52 HU) quando comparada com o miocárdio (140 HU), indicando vascularidade reduzida. A Figura 1d mostra falta de realce tardio (RT) em uma varredura de intervalo realizada sete minutos mais tarde, consistente com a natureza benigna do mixoma.
Figura 2
Aparência macroscópica do mixoma atrial esquerdo após ressecção cirúrgica. Figura 1a mostra a superfície ventricular do mixoma, juntamente com o septo interatrial e a Figura 1b a superfície ventricular.

Os mixomas têm uma incidência estimada de 0,007%. Embora a ecocardiografia permaneça como a primeira linha de investigação para estabelecer seu diagnóstico, o caso atual destaca as características típicas e a utilidade da TC como uma segunda linha de investigação, quando informações complementares são necessárias.

  • Fontes de financiamento

    O presente estudo não teve fontes de financiamento externas.
  • Vinculação acadêmica

    Não há vinculação deste estudo a programas de pós‑graduação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul 2015

Histórico

  • Recebido
    09 Mar 2015
  • Revisado
    23 Mar 2015
  • Aceito
    01 Abr 2015
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br