SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Aumento da produção de etanol a partir de melaço de cana-de-açúcar pela adição de benzoato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

versão impressa ISSN 0071-1276

An. Esc. Super. Agric. Luiz de Queiroz vol.48  Piracicaba  1991

http://dx.doi.org/10.1590/S0071-12761991000100001 

NOTA DO EDITOR

 

 

Em meados de 1991 fui designado pelo então Diretor da ESALQ, Prof.Dr. JOÃO LÚCIO DE AZEVEDO, Presidente da Comissão de Publicação dos ANAIS DA ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ", com a missão de modernizá-los, preparando-os para esta nova era da informática e para a virada do Século XX, que está aí para acontecer.

Encontrei os ANAIS da ESALQ muito bem estruturados, sem atraso, havendo pouco a ser feito para sua melhoria. Os editores que me precederam, principalmente o último, Prof. Dr. ERIC BALMER, tornaram os ANAIS em um periódico de estrutura moderna, com sólido corpo de revisores. Tudo estava perfeito, apenas seu nome era um entrave para muitos usuários. Sem delongas, colegas de expressão internacional afirmavam não publicar nos ANAIS devido a seu nome, que induz aos desavisados a idéia errônea de coletânea de trabalhos de congressos, de relatórios de pesquisa da ESALQ ou de periódico anual.

Por outro lado, há tempo, colegas comentam a necessidade de iniciar um periódico novo, de tiragem mais frequente. Talvez até fundir vários já existentes, direta ou indiretamente ligados à ESALQ, numa tentativa de lançar um novo, que seria "o periódico" da ESALQ, moderno, penetrante, até internacionalmente.

Mais de meio ano de discussões informais e de reuniões formais com os demais membros da Comissão, chegou-se a conclusão de que o melhor caminho será a mudança do nome dos ANAIS. Ficaria assim preservada sua tradição de 48 anos, que não pode ser simplesmente colocada de lado sob a bandeira da modernização. Uma enquete entre os docentes da ESALQ, referendada pela Douta Congregação, resultou na mudança do nome. 60% optou pelo novo nome

SCIENTIA AGRÍCOLA

que, a partir de 1992, aparece em continuação dos ANAIS DA ESALQ, iniciando portanto como Volume 49. Como continuação dos ANAIS, Scientia Agrícola essencialmente preserva toda sua filosofia, metodologia e normas. Aparecerá porém de "cara e penteado" novos, editado quadrimestralmente, em abril, agosto e dezembro de cada ano.

Agradeço a cooperação de todos, desde a sua fundação em 194 3 e espero, no futuro, ainda uma maior colaboração no sentido de que os ANAIS" da ESALQ, doravante chamados de SCIENTIA AGRÍCOLA, tenham um impulso ainda maior.

 

Piracicaba, dezembro de 1991

KLAUS REICHARDT