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Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008

Mapa de los indicadores de desempeño organizacional en investigaciones del área de Administración, Ciencias Contables y Turismo en el período de 2000 a 2008

Mapping of organizational performance indicators in research in the fields of Management, Accounting and Tourism from 2000 to 2008

Resumos

A questão da avaliação do desempenho organizacional continua sendo uma atividade fundamental na gestão empresarial. Os indicadores de desempenho assumem papel central, por configurarem-se como instrumentos capazes de fornecer informações para o processo de tomada de decisão. No estudo aqui apresentado, objetivou-se investigar, sob a ótica da avaliação de desempenho organizacional, as características dos indicadores de desempenho utilizados nas pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, no período de 2000 a 2008. Optou-se por uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 2.646 artigos que apresentavam no título, no resumo e/ou nas palavras-chave as terminologias: avaliação, desempenho, performance, decisão, mensuração, avaliação de desempenho e assessment. Desses, selecionaram-se os artigos que apresentavam os termos indicador, critério, atributo e medida, resultando em 85 artigos que tiveram seus conteúdos analisados. Constatou-se que 61,14% dos artigos analisados apresentavam a terminologia indicador de desempenho (ID), e 73% não apresentavam o conceito de ID. Os indicadores utilizados apresentavam, em sua maioria, foco econômico-financeiro e eram quantitativos com mensuração ordinal. Em linhas gerais, os indicadores de desempenho organizacionais conseguiram atingir o objetivo de auxiliar no processo decisório, uma vez que 76% dos artigos investigados apresentaram as vantagens de sua aplicação.

avaliação de desempenho organizacional; indicadores de desempenho; medidas de desempenho; produção científica; estudo bibliométrico


La evaluación del desempeño organizacional sigue siendo una actividad fundamental en la gestión de las empresas. Los indicadores de desempeño tienen un papel central, pues son herramientas capaces de ofrecer importantes informaciones para el proceso de toma de decisión. En este estudio el objetivo es investigar, bajo la perspectiva de la evaluación de desempeño organizacional, las características de los indicadores de desempeño utilizados en las investigaciones del área de Administración, Ciencias Contables y Turismo, en el período de 2000 a 2008. Se optó por un estudio descriptivo con enfoque cualitativo y cuantitativo, en que se identificaron 2.646 artículos que presentaban en el título, en el resumen y/o en las palabras clave los términos: evaluación, desempeño, resultado, decisión, medición, evaluación de desempeño y assessment. De estos artículos, se seleccionaron los que traían los términos indicador, criterio, atributo y medida, lo que resultó en 85 artículos analizados. Se concluyó que el 61,14% de los artículos presentaban la terminología indicador de desempeño (ID) y el 73% no tenían el concepto de ID. Los indicadores utilizados presentaban, en su mayoría, enfoque económico-financiero y eran cuantitativos con medición ordinal. En general, los indicadores de desempeño organizacional lograron el objetivo de ayudar en el proceso de toma de decisiones, ya que en el 76% de los artículos investigados se presentaron las ventajas de su aplicación.

evaluación de desempeño organizacional; indicadores de desempeño; medidas de desempeño; producción científica; estudio bibliométrico


Evaluating organizational performance continues to be a key management activity. Performance indicators take center stage as tools that provide information for decision-making. This study investigates, from the perspective of organizational performance evaluation, the characteristics of performance indicators used in research in the fields of Management, Accounting and Tourism, from 2000 to 2008. The authors opted for a descriptive study with a qualitative and quantitative approach, and they identified 2,646 articles containing the following words in their title, abstract or keywords: evaluation, performance, decision, measurement, performance evaluation and assessment. Of these, the authors selected the articles that had the words indicator, criterion, attribute, and measure, resulting in 85 articles, the contents of which were analyzed. The authors found that 61.14% of these articles contained the words performance indicator (ID), whereas 73% did not include this concept. The indicators used, in general, had an economic and financial focus and were quantitative, being measured in ordinal terms. In general, the organizational performance indicators achieved their goal of aiding the decision making process, given that 76% of the articles studied researched the benefits of using these indicators.

organizational performance evaluation; performance indicators; performance measures; scientific production; bibliometric study


RECURSOS HUMANOS & ORGANIZAÇÕES

Mapeamento dos indicadores de desempenho organizacional em pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo no período de 2000 a 2008

Mapping of organizational performance indicators in research in the fields of Management, Accounting and Tourism from 2000 to 2008

Mapa de los indicadores de desempeño organizacional en investigaciones del área de Administración, Ciencias Contables y Turismo en el período de 2000 a 2008

Sabrina do NascimentoI; Sandro César BortoluzziII; Ademar DutraIII; Sandra Rolim EnsslinIV

I Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau, é Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEP 89140-000 – Ibirama/SC, Brasil). E-mail: sabnascimento@gmail.com

II Mestre em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorando em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, é Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CEP 85503-390 – Pato Branco/PR, Brasil). E-mail: sandro@utfpr.edu.br

III Doutor em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, é Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (CEP 88050-001 – Florianópolis/SC, Brasil). E-mail: ademar.unisul@gmail.com

IV Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, é Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (CEP 88010-970 – Florianópolis/SC, Brasil). E-mail: sensslin@gmail.com

Endereço Edereço: Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Ciências Contábeis Rua Getulio Vargas, 2.822 89140-000 – Ibirama – SC

RESUMO

A questão da avaliação do desempenho organizacional continua sendo uma atividade fundamental na gestão empresarial. Os indicadores de desempenho assumem papel central, por configurarem-se como instrumentos capazes de fornecer informações para o processo de tomada de decisão. No estudo aqui apresentado, objetivou-se investigar, sob a ótica da avaliação de desempenho organizacional, as características dos indicadores de desempenho utilizados nas pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, no período de 2000 a 2008. Optou-se por uma pesquisa de caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, que identificou 2.646 artigos que apresentavam no título, no resumo e/ou nas palavras-chave as terminologias: avaliação, desempenho, performance, decisão, mensuração, avaliação de desempenho e assessment. Desses, selecionaram-se os artigos que apresentavam os termos indicador, critério, atributo e medida, resultando em 85 artigos que tiveram seus conteúdos analisados. Constatou-se que 61,14% dos artigos analisados apresentavam a terminologia indicador de desempenho (ID), e 73% não apresentavam o conceito de ID. Os indicadores utilizados apresentavam, em sua maioria, foco econômico-financeiro e eram quantitativos com mensuração ordinal. Em linhas gerais, os indicadores de desempenho organizacionais conseguiram atingir o objetivo de auxiliar no processo decisório, uma vez que 76% dos artigos investigados apresentaram as vantagens de sua aplicação.

Palavras-chave: avaliação de desempenho organizacional, indicadores de desempenho, medidas de desempenho, produção científica, estudo bibliométrico.

ABSTRACT

Evaluating organizational performance continues to be a key management activity. Performance indicators take center stage as tools that provide information for decision-making. This study investigates, from the perspective of organizational performance evaluation, the characteristics of performance indicators used in research in the fields of Management, Accounting and Tourism, from 2000 to 2008. The authors opted for a descriptive study with a qualitative and quantitative approach, and they identified 2,646 articles containing the following words in their title, abstract or keywords: evaluation, performance, decision, measurement, performance evaluation and assessment. Of these, the authors selected the articles that had the words indicator, criterion, attribute, and measure, resulting in 85 articles, the contents of which were analyzed. The authors found that 61.14% of these articles contained the words performance indicator (ID), whereas 73% did not include this concept. The indicators used, in general, had an economic and financial focus and were quantitative, being measured in ordinal terms. In general, the organizational performance indicators achieved their goal of aiding the decision making process, given that 76% of the articles studied researched the benefits of using these indicators.

Keywords: organizational performance evaluation, performance indicators, performance measures, scientific production, bibliometric study.

RESUMEN

La evaluación del desempeño organizacional sigue siendo una actividad fundamental en la gestión de las empresas. Los indicadores de desempeño tienen un papel central, pues son herramientas capaces de ofrecer importantes informaciones para el proceso de toma de decisión. En este estudio el objetivo es investigar, bajo la perspectiva de la evaluación de desempeño organizacional, las características de los indicadores de desempeño utilizados en las investigaciones del área de Administración, Ciencias Contables y Turismo, en el período de 2000 a 2008. Se optó por un estudio descriptivo con enfoque cualitativo y cuantitativo, en que se identificaron 2.646 artículos que presentaban en el título, en el resumen y/o en las palabras clave los términos: evaluación, desempeño, resultado, decisión, medición, evaluación de desempeño y assessment. De estos artículos, se seleccionaron los que traían los términos indicador, criterio, atributo y medida, lo que resultó en 85 artículos analizados. Se concluyó que el 61,14% de los artículos presentaban la terminología indicador de desempeño (ID) y el 73% no tenían el concepto de ID. Los indicadores utilizados presentaban, en su mayoría, enfoque económico-financiero y eran cuantitativos con medición ordinal. En general, los indicadores de desempeño organizacional lograron el objetivo de ayudar en el proceso de toma de decisiones, ya que en el 76% de los artículos investigados se presentaron las ventajas de su aplicación.

Palabras clave: evaluación de desempeño organizacional, indicadores de desempeño, medidas de desempeño, producción científica, estudio bibliométrico.

1. INTRODUÇÃO

A avaliação de desempenho das organizações continua sendo uma atividade fundamental na gestão empresarial, trazendo, neste milênio, novos desafios aos gestores ante a dinâmica do mundo dos negócios. Essa nova perspectiva social exigiu um novo olhar sobre o que significa avaliar o desempenho organizacional. Para Dutra (2003), avaliar o desempenho consiste em atribuir valor àquilo que uma organização considera importante diante de seus objetivos estratégicos.

Várias pesquisas têm voltado sua atenção ao estudo de aspectos relacionados à avaliação de desempenho, sobretudo aos indicadores de desempenho organizacionais, como as de Van Bellen (2002), Fernandes (2005), Merchant (2006), Machado, Machado e Holanda (2007), Callado, Callado e Almeida (2008), Menezes, Guimarães e Sellitto (2008).

Para Coelho et al. (2008), cada vez são mais comuns os estudos realizados sobre o tema, pois, além de serem uma ferramenta gerencial, os indicadores de desempenho tornaram-se uma medida estratégica de sobrevivência das organizações. As empresas necessitam desenvolver processos gerenciais que as auxiliem na avaliação de seu desempenho, assim Petri (2005, p.39) assevera que os gestores devem

● "buscar formas de medir e de avaliar a eficiência, a eficácia, a efetividade, a qualidade, a produtividade, a inovação, a lucratividade, entre outras características".

Para essa tarefa, podem fazer uso dos indicadores que, segundo Tocchetto e Pereira (2004, p.1),

● "são medidas utilizadas para avaliar, mostrar a situação e as tendências das condições de um dado ambiente".

Van Bellen (2002, p.5) afirma que o objetivo principal dos indicadores

● "é o de agregar e quantificar informações de uma maneira que sua significância fique mais aparente. Os indicadores simplificam as informações sobre fenômenos complexos tentando melhorar com isso o processo de comunicação".

Assumindo que os indicadores de desempenho se configuram como instrumentos capazes de fornecer informações importantes na avaliação de desempenho organizacional, emerge a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as características dos indicadores de desempenho encontradas nas pesquisas veiculadas na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, que abordam o tema avaliação de desempenho organizacional? Para responder a essa indagação, neste estudo busca-se investigar sob a ótica da avaliação de desempenho organizacional as características dos indicadores de desempenho utilizados nas pesquisas na referida área, no período de 2000 a 2008.

A pesquisa tem sua relevância ao proporcionar conhecimentos acerca das características apresentadas pelos indicadores de desempenho mais utilizados nos periódicos em análise, quanto a: terminologias, foco, natureza, formas de mensuração, conceitos, aplicação, limitações, vantagens e exemplos dos indicadores mais utilizados. Neely (2005) afirmam que, ao observar as principais pesquisas realizadas sobre o tema, ainda existem vários aspectos abertos à discussão, pois seus resultados apresentam lacunas e incongruências que necessitam de investigação. Ademais, no presente estudo busca-se contribuir para a discussão dos aspectos que se encontram abertos à discussão, lançando um novo olhar sobre as características dos indicadores de desempenho nessa área de conhecimento.

2. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Atualmente a avaliação de desempenho se tornou um ins­trumento fundamental na gestão das organizações ante o ambiente de competitividade dinâmica no qual as empresas estão inseridas. Machado, Machado e Holanda (2007) afirmam que a mensuração do desempenho tem como objetivo principal ser um instrumento de gestão capaz de proporcionar um gerenciamento eficaz da organização, e este é dependente de uma série de variáveis, como bases informativas, variáveis consideradas, critérios, conceitos e princípios adotados. A avaliação é influenciada principalmente pelos objetivos e metas da empresa, que se refletem no exercício do controle e estão correlacionados com as fases de execução e planejamento das atividades da empresa.

Dutra (2003) destaca que, sem as medidas de desempenho, os gestores de uma organização não possuem fundamentos consistentes para:

● comunicar a seus colaboradores as expectativas de desempenho esperadas pela organização;

● saber o que está acontecendo em cada área de atuação da organização;

● identificar os aspectos deficientes e/ou eficientes no desempenho da organização, gerando oportunidade de eliminação ou revisão deles;

● fornecer feedback aos colaboradores que demonstrarem um desempenho aquém do planejado pela organização;

● identificar os aspectos que apresentam melhor desempenho;

● tomar decisões baseadas em informações sólidas, transparentes que possam ser justificadas.

Nesse mesmo sentido, Machado, Machado e Holanda (2007) asseveram que o processo de tomada de decisão envolve um maior número de variáveis, exigindo grande preocupação dos gestores em relação a indicadores como satisfação dos clientes, qualidade dos produtos, participação no mercado, inovação, habilidades estratégicas, dentre outros indicadores.

Para Neely, Gregory e Platts (2005), a avaliação de desempenho pode ser definida como o processo de quantificar uma ação, no qual a mensuração é equacionada com a quantificação, e a ação é entendida como aquilo que leva ao desempenho. Dutra (2003, p.110) a conceitua como

● "uma das funções essenciais da prática 'gerenciar', pois não existe gerenciamento efetivo sem que o gestor de uma organização utilize um processo de medição do desempenho organizacional".

Neste trabalho, adota-se afiliação teórica ao conceito de avaliação de desempenho (AD) apresentado por Ensslin et al. (2010, p.125):

● "É o processo para identificar, organizar, mensurar, integrar e permitir a geração de ações de aperfeiçoamento das organizações".

Esse conceito restringe-se a contextos organizacionais com o intuito de envolver pessoas em prol do alcance dos objetivos estratégicos da organização (ENSSLIN, 2008; ENSSLIN et al., 2010; BORTOLUZZI, ENSSLIN e ENSSLIN, 2011).

3. CARACTERÍSTICAS DAS MEDIDAS DE DESEMPENHO

Acredita-se que a construção de indicadores de desempenho de forma adequada está diretamente relacionada ao sucesso de um sistema de avaliação de desempenho organizacional (ADO). Desse modo, algumas características, critérios e propriedades são fundamentais a fim de que sejam percebidas no momento da construção desses indicadores (MERCHANT, 2006).

Uma característica que deve ser levada em consideração está relacionada à congruência dos indicadores, ou seja, estes devem respeitar os demais objetivos da organização. Indicadores incongruentes podem levar o gestor a tomar o caminho errado, por exemplo, um indicador de aumentar o lucro no curto prazo pode ser interessante em um primeiro momento, mas parece não ser uma boa medida para garantir que a empresa se mantenha sustentável no longo prazo (MERCHANT, 2006). Outro aspecto está voltado para a controlabilidade, ou seja, o indicador deve ser controlável pelo gestor; se não for dada a ele autonomia para influenciar o indicador e controlá-lo, o indicador perde o poder motivacional (MERCHANT, 2006). Os indicadores devem ser oportunos. Se o indicador não gerar recompensas no médio prazo, não terá o efeito desejado, por exemplo, se a melhora em um indicador só tiver recompensa ao final de dez anos, o gestor não estará motivado a alcançá-la (MERCHANT, 2006). Os indicadores devem ser acurados e resumem-se em precisão e objetividade; devem ser compreensíveis, o gestor deve conhecer o que está medindo; e devem ter uma relação que compense custo versus benefício, ou seja, o custo para realizar a medição tem de ser menor do que os benefícios trazidos pelo indicador de seu monitoramento (MERCHANT, 2006).

Essas características são importantes no momento de criar indicadores de desempenho e são discutidas na literatura como essenciais. Adicionalmente a essas características, o ponto mais discutido pelos diversos autores é a necessidade de utilizar uma combinação de indicadores financeiros e não financeiros (KAPLAN e NORTON, 2000; YEO, 2003; GARENGO, BIAZZO e BITITCI, 2005; PUNNIYAMOORTHY e MURALI, 2008). Somente dessa forma a empresa terá uma visão holística dos aspectos que respondem pelo desempenho organizacional.

A discussão da necessidade de incluir medidas não financeiras para avaliar o desempenho organizacional surgiu com a necessidade de as organizações tornarem-se competitivas em um novo contexto empresarial, em que as medidas unicamente financeiras já não eram mais suficientes (CHENHALL e LANGFIELD-SMITH, 2007). Essa constatação foi manifestada no ambiente contábil por Amir e Lev (1996, apud Han e Han, 2004) e Guthrie (2001), que questionaram as informações provenientes da contabilidade tradicional e dos relatórios contábeis (financeiros). Observe-se que grande parte da investigação sobre avaliação de desempenho teve início na contabilidade, conforme pode ser verificado na obra de Horngren (1962, apud Chenhall e Langfield-Smith, 2007), que apresentava e discutia avaliações de custos e utilização de medidas como o retorno operacional do investimento (ROI).

As medidas não financeiras buscam avaliar os aspectos intangíveis não encontrados nos relatórios contábeis e em outras medidas financeiras, mas fundamentais para uma empresa ter sucesso, como concorrentes, fornecedores, clientes, marca, capital humano (GUTHRIE, 2001; PUNNIYAMOORTHY e MURALI, 2008). Sendo assim, para considerar os ativos intangíveis na avaliação de desempenho de uma empresa, deve-se determinar de quais os recursos − humanos, informacional e organizacional − a empresa necessita para realizar os processos internos que levem ao alcance de sua estratégia (Kaplan e Norton, 2000).

Adicionalmente, a literatura apresenta que os indicadores devem ser construídos com base em critérios que os tornem adequados a análises futuras (SHAHIN e MAHBOD, 2007). Nesse sentido, Shahin e Mahbod (2007) argumentam que o conjunto de critérios mais frequentemente referenciado na literatura é o Smart (Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-bound).

Os objetivos devem ser o mais específico possível. Os objetivos soltos e vagos não são desejáveis. Deve-se pensar em objetivos práticos e concretos, que não sejam gerais e vagos (SHAHIN e MAHBOD, 2007). Mensuráveis para determinar claramente se os objetivos foram alcançados, as metas não devem ser ambíguas, mas claras e concretas. Cada uma delas deve ser mensurável. A medida pode ser quantitativa ou qualitativa, mas deve ter um padrão de desempenho e um nível de expectativa (SHAHIN e MAHBOD, 2007).

Sucesso ou fracasso são atribuídos apenas em relação a objetivos bastante práticos, definidos e passíveis de alcance. Devem ser, pois, razoáveis e viáveis. No entanto, a definição de metas deve levar em consideração o equilíbrio entre o grau de acessibilidade e o desafio de atingir a meta (SHAHIN e MAHBOD, 2007).

Uma meta pode ser atingível, mas não ser passível de realização no ambiente particular de determinado contexto organizacional. A escolha de objetivos realista contribui para a análise da disponibilidade de recursos humanos e materiais e para a seleção de indicadores-chave de desempenho (SHAHIN e MAHBOD, 2007).

As metas devem ter prazo para conclusão. A fixação de um período de tempo fornecerá informações que permitem ao analista monitor o progresso de alcance da meta. Assim, uma data ou cronograma de conclusão deve fazer parte da definição dos objetivos (SHAHIN e MAHBOD, 2007).

Ensslin e Ensslin (2009) concordam com os conceitos apresentados e afirmam, ainda, que muitos são os fatores que contribuem para o sucesso de um sistema de avaliação de desempenho, dentre eles, destacam-se os indicadores de desempenho. Suas principais propriedades, que contribuem para que o modelo de avaliação de desempenho seja bem-sucedido, são: mensurabilidade; operacionabilidade; inteligibilidade; homogeneidade; permissão para distinguir o que falta para melhorar; e respeito às propriedades das escalas.

Um indicador de desempenho é mensurável quando representa a percepção de valor do que o decisor deseja monitorar e não a medida mais fácil associada ao nome do indicador de desempenho; é operacional, quando fisicamente passível de mensurar a propriedade a ele associada; é inteligível quando todos tiverem o mesmo entendimento de seus níveis – podendo a inteligibilidade estar associada a não ambiguidade e a redundância – é homogêneo quando todos os seus níveis analisarem as possíveis ocorrências das mesmas propriedades do contexto; permite distinguir o que falta para melhorar quando em todos os seus níveis é possível visualizar, nas propriedades do contexto que mensura, qual o desempenho pior e qual o melhor; finalmente, um indicador de desempenho respeita as propriedades das escalas quando evidencia de forma exaustiva quais seus possíveis níveis, a ordenação desses níveis e a diferença de atratividade entre eles (ENSSLIN e ENSSLIN, 2009; BORTOLUZZI, ENSSLIN e ENSSLIN, 2010; BORTOLUZZI et al., 2010).

Neste artigo, buscou-se apresentar os cuidados que devem ser tomados na construção de indicadores de desempenho. Merchant (2006) apresenta o que chama de características dos indicadores de desempenho. Shahin e Mahbod (2007) apresentam os critérios que devem ser considerados no momento da construção de indicadores. Ensslin e Ensslin (2009) apresentam as propriedades que os indicadores de desempenho devem apresentar.

No quadro 1, apresenta-se a visão dos autores pesquisados sobre os cuidados que devem ser adotados no momento da construção dos indicadores de desempenho.


Nesse quadro é possível identificar, na visão de cada pes­quisador, as características, os critérios e as propriedades que devem ser observados na construção de indicadores de desempenho. Percebe-se que os cuidados na construção de indicadores de desempenho são complementares e contribuem para que esses indicadores sejam construídos pela observação das características, critérios e propriedades apresentados, pois sua construção é parte importante do processo de avaliação de desempenho organizacional.

4. MÉTODO E PROCEDIMENTOS DA PESQUISA

A pesquisa abrange as publicações dos periódicos científicos nacionais A, B e C na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, classificação da Qualis/Capes referente ao triênio 2007/2009, relacionadas à avaliação de desempenho organizacional no período de 2000 a 2008. Observe-se que a coleta dos artigos foi concluída antes da divulgação da nova classificação dos periódicos científicos por estratos, motivo pelo qual os resultados serão informados pela classificação vigente em fevereiro de 2009. O estudo assume caráter de análise documental, uma vez que a seleção da amostra se justifica pelo fato de os periódicos serem importante fonte de disseminação do conhecimento da área em questão.

O critério utilizado para seleção dos artigos foi dividido em duas etapas. Na primeira, buscou-se a ocorrência das terminologias empregadas para identificar a avaliação de desempenho (AD), conforme localizado no título, no resumo e/ou nas palavras-chave dos artigos, sendo elas: avaliação, desempenho, performance, decisão, mensuração, avaliação de desempenho e assessment. Na segunda etapa, verificou-se a ocorrência das terminologias empregadas na identificação dos indicadores de desempenho (ID), localizadas no título, no resumo e/ou nas palavras-chave dos artigos por meio das terminologias: indicadores, atributos, critérios e medidas. Ressalta-se que, para garantir maior confiabilidade ao estudo, a análise foi realizada por um pesquisador e, posteriormente, a checagem foi feita por outro, separadamente. Contudo, como qualquer outro critério de classificação, esse também está sujeito à subjetividade.

Foram identificados 2.646 artigos sobre avaliação de desempenho no período em análise. Após sua leitura, verificou-se que apenas 265 possuíam enfoque organizacional e, desses, somente 85, distribuídos em 34 periódicos, utilizavam a expressão indicadores de desempenho. Destaca-se que, dos 85 artigos selecionados, 59 (69,4%) estão concentrados nos 14 periódicos relacionados na tabela 1, sendo o periódico Revista Produção On-line o que mais publicou artigos científicos sobre indicadores de desempenho organizacional (12), seguido pelos periódicos Revista de Administração Contemporânea (RAC) e Revista de Contabilidade & Finanças (RC&F) (5 cada um), no período de 2000 a 2008.

Neste estudo, de caráter descritivo, busca-se investigar, descrever e analisar as características dos indicadores de desempenho organizacional encontradas nos 85 artigos selecionados, publicados nos periódicos nacionais da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Andrade (2005, p.124), afirma que nas pesquisas descritivas

● "os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles".

Para dar conta do levantamento quantitativo dos artigos investigados, fez-se uso do estudo bibliométrico para, em seguida, realizar-se o mapeamento. Segundo Santos (2003, p.29), o princípio da bibliometria "é de analisar a atividade científica ou técnica através de estudos quantitativos das produções".

No mapeamento, foi elaborada uma ficha padronizada e utilizada a técnica da análise de conteúdo para proceder-se à análise das características investigadas em cada um dos 85 artigos selecionados. Para Bardin (2004), essa análise permite a investigação do conteúdo dos artigos, por meio de um conjunto de técnicas, visando obter indicadores que permitam a geração de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção das mensagens provenientes dos artigos analisados. Nesse sentido, com a ficha padronizada buscou-se identificar os seguintes tópicos: autor, título do artigo, ano de publicação, terminologia utilizada, definição, foco do artigo para utilização dos indicadores, segmento empresarial, aplicação dos indicadores quanto à utilização, exemplo dos indicadores utilizados, natureza dos indicadores, conceito quanto aos indicadores utilizados, limitações apontadas pelo artigo quanto aos indicadores utilizados, e vantagens apontadas no artigo sobre a utilização dos indicadores.

Buscou-se, assim, proporcionar um melhor entendimento dos procedimentos metodológicos adotados na realização da presente pesquisa, conforme consta na figura abaixo.

Cabe destacar também as limitações da presente pesquisa: foram pesquisados apenas os artigos científicos disponibilizados na Internet; os artigos em língua estrangeira não fizeram parte da amostra; e a busca das terminologias supracitadas restringiu-se a título, resumo e palavras-chave.

5. DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Nesta seção, apresentam-se a descrição e a análise dos dados, demonstrando os resultados do estudo bibliométrico e do mapeamento da pesquisa.

5.1. Estudo bibliométrico

Serão apresentados, neste estudo, os autores mais prolíficos, as instituições de ensino superior, bem como a concentração dos periódicos de acordo com a classificação Qualis/Capes.

5.1.1. Autores mais prolíficos

Na tabela 2, página 379, apresentam-se os autores mais prolíficos, as instituições e os departamentos de origem.

De acordo com a tabela 2, destacam-se Aldo Leonardo Cunha Callado, da Universidade Federal da Paraíba, e Antônio André Cunha Callado, representante da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ambos do Departamento de Ciências Contábeis. Os dois autores aparecem com o maior número de publicações, tendo confeccionado quatro artigos em conjunto. Percebe-se, pela tabela, que inexistem pesquisadores brasileiros com vasta trajetória de pesquisa sobre indicadores de desempenho organizacional.

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Cabe mencionar que foram identificados 218 autores nos artigos investigados, dos quais dois autores ocupam o primeiro lugar com a publicação de quatro artigos cada, 16 autores ocupam o segundo lugar com a publicação de dois artigos cada, e 200 autores ocupam o terceiro lugar no ranking geral e possuem apenas uma publicação. Ressalta-se que 11 artigos são de autoria individual e 74 possuem autoria múltipla: 35 artigos têm dois autores; 24 artigos, três autores; 10 artigos, quatro autores; 4 artigos, cinco autores; e apenas um artigo possui seis autores.

5.1.2. Instituições de ensino superior

A frequência com que aparecem as Instituições de Ensino Superior (IES), às quais os primeiros autores dos artigos analisados estão vinculados, pode ser verificada na tabela 3.

Como pode ser visto na tabela 3, a Universidade de São Paulo (USP) aparece com o maior número de publicações (14 artigos), seguida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que aparece com dez publicações. Ressalta-se que, dos 85 artigos analisados, nove não informaram a instituição à qual o autor estava vinculado; 19 instituições possuem apenas uma publicação, quatro das quais são internacionais: Universidade de Aveiro, University of Texas at Austin, New School for Social Research e Université Des Sciences Sociales Toulouse.

5.1.3. Classificação Qualis/Capes

O gráfico 1 apresenta a distribuição percentual dos artigos pesquisados, em relação à classificação Qualis/Capes dos periódicos em que eles foram publicados.


Diante dos dados expostos, 76% das publicações dos 85 artigos analisados estão concentradas nos periódicos classificados como A (44%) e B (32%). Destaca-se, ainda, que foram identificados 34 periódicos na presente pesquisa.

5.2. Mapeamento

Neste item são abordados: terminologias, definição, foco do artigo para utilização dos indicadores, natureza dos indicadores e aplicação pontual e/ou holística dos indicadores, exemplo dos indicadores utilizados e suas formas de mensuração, limitações apontadas pelo artigo quanto aos indicadores utilizados, e vantagens apontadas no artigo sobre a utilização dos indicadores.

5.2.1. Terminologias

Na tabela 4 são apresentadas as terminologias utilizadas para caracterizar os indicadores identificados nas pesquisas investigadas.

Como consta na tabela 4, 52 artigos, ou seja, 61,14% da amostra, apresentam a terminologia Indicador de Desempenho (ID), seguida por Medidas de Desempenho, que representam 22,47%, e Indicadores de Performance, 5,87%. Pressupõe-se que a terminologia Indicadores de Desempenho apresente o maior número de ocorrências nas pesquisas nacionais investigadas, no que tange à Medida de Desempenho no ambiente organizacional, sendo esta utilizada isoladamente e/ou simultaneamente com outras terminologias.

5.2.2. Definição

No quadro 2, página 382, apresentam-se as definições e afiliações teóricas encontradas em 21 estudos, com as respectivas definições que versam sobre os indicadores. Cabe salientar que os demais artigos da amostra não apresentam definição de indicador de desempenho e/ou não se afiliam a nenhum conceito existente na literatura.


5.2.3. Foco do artigo para utilização dos indicadores

Na tabela 5 consta o foco segundo o qual os indicadores de desempenho foram utilizados nas pesquisas dos artigos investigados.

Diante dos dados expostos na tabela 5, verifica-se que o foco principal, quanto à utilização dos indicadores de desempenho organizacional, é o econômico-financeiro (42,98%).

5.2.4. Natureza dos indicadores e aplicação pontual e/ou holística dos indicadores

O gráfico 2, página 385, apresenta o resultado da investigação quanto à classificação da natureza dos artigos e à aplicação pontual e/ou holística dos indicadores investigados.


Pelos dados expostos no gráfico 2, constata-se que 94% dos artigos são de natureza quantitativa, 21% dos quais apresentam atributos quantitativos e qualitativos, e apenas 6% não puderam ser classificados segundo sua natureza, por serem artigos de natureza teórica. Observa-se que, dentre os artigos analisados, 70% possuem objetivo pontual na utilização dos indicadores para mensuração, ou seja, destinam-se à avaliação de um aspecto individual. Em seguida, aparece a abordagem holística com 25%, que se destina à avaliação da empresa como um todo; e apenas 5% não apresentam o objetivo na utilização desses indicadores.

Ressalta-se ainda que, dentre os 60 artigos com objetivo pontual, 31 deles apresentam o setor ao qual foram aplicados. É possível citar os de recursos humanos, qualidade de vida, ensino à distância, gestão do conhecimento, dentre outros. Nos 21 artigos com objetivo holístico, sete mencionam o objetivo da avaliação: projetos sociais, empresas rurais familiares, programas de produção científica, resultados de ações sociais, desempenho de municípios, desempenho do setor hoteleiro e desempenho de prefeituras municipais.

5.2.5. Exemplo dos indicadores utilizados e seus respectivos locais de aplicação

Neste subitem, no quadro 3, página 386, são apresentados exemplos dos principais indicadores utilizados nos artigos investigados, bem como os locais de aplicação.


Conforme o quadro 3, os principais exemplos dos indicadores utilizados corroboram o foco econômico-financeiro apresentado na tabela 5. Verifica-se que os indicadores apresentados foram aplicados em diferentes segmentos, como terceiro setor, instituições financeiras, setor agrícola, setor moveleiro e setor metal-mecânico, além de contar com dois casos ilustrativos para fins de aplicação da teoria.

Percebe-se ainda que, das formas de mensuração utilizadas por esses indicadores, 87% reportam-se às escalas ordinais, fazendo uso de números absolutos, relações percentuais, índices, dentre outros. Quanto às escalas cardinais, são usadas apenas por um artigo e construídas levando em consideração o contexto em análise. O descritor passa de uma escala ordinal para uma escala cardinal por meio da percepção do decisor.

5.2.6. Limitações apontadas pelo artigo quanto aos indicadores utilizados

Dentre os artigos analisados, 78% não apresentam limitações acerca dos indicadores utilizados no corpo das pesquisas. Assim, apenas 19 artigos apresentam tais limitações, conforme exposto no quadro 4, página 387.


5.2.7. Vantagens apontadas no artigo sobre a utilização dos indicadores

Nos artigos investigados, 76% apresentam vantagens em relação à utilização dos Indicadores de Desempenho utilizados nas pesquisas. Dessa maneira, no quadro 5, página 388, apresentam-se alguns exemplos das vantagens mencionadas nos artigos analisados.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

No presente estudo descritivo buscou-se investigar, sob a ótica da avaliação de desempenho organizacional, as características dos indicadores de desempenho utilizados nas pesquisas da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, no período de 2000 a 2008. Para tal, pretendeu-se responder à seguinte questão: Quais as características dos indicadores de desempenho encontradas nas pesquisas veiculadas na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo que abordam o tema avaliação de desempenho organizacional? Após a leitura e a interpretação dos artigos, foi possível constatar que:

● quanto às terminologias utilizadas para identificar os indicadores, 61,14% dos artigos analisados apresentam a terminologia Indicador de Desempenho; 22,47% apresentam Medidas de Desempenho; e 5,87% utilizam Indicadores de Performance;

● quanto ao foco do artigo na utilização dos indicadores, verificou-se que 42,98% dos artigos têm foco econômico-financeiro;

● no que tange à natureza, 94% dos artigos apresentam indicadores de natureza quantitativa; desses, 21% apresentam atributos quantitativos e qualitativos, simultaneamente; e 6% não puderam ser classificados devido à sua natureza teórica;

● na aplicação dos indicadores, constatou-se que 70% dos artigos apresentam aplicação pontual, destinando-se à análise de um único aspecto da organização, enquanto 25% apresentam aplicação holística, que contempla o contexto organizacional como um todo;

● 87% dos indicadores fazem uso das escalas ordinais, com números absolutos, relações percentuais, índices, dentre outros, e apenas um artigo faz uso das escalas cardinais;

● 78% dos artigos investigados não apresentam limitações no corpo das pesquisas, e 76% apresentam as vantagens em relação aos indicadores utilizados e/ou propostos para realizar a avaliação de desempenho organizacional.

Diante do exposto, infere-se que os indicadores de desempenho utilizados na avaliação do desempenho organizacional aplicados nas pesquisas analisadas apresentam foco predominantemente econômico-financeiro. A terminologia que aparece com o maior número de ocorrências é o Indicador de Desempenho. Apresentam, também, natureza quantitativa, pois sua aplicação está mais voltada para avaliação pontual com a utilização de escalas ordinais. Em linhas gerais, os contextos investigados conseguiram atingir seu objetivo de auxiliar no processo decisório organizacional. Nesse sentido, os resultados do presente estudo apresentam um panorama embrionário sobre o assunto, e seus achados mostram contribuições científicas que poderão servir de referência para pesquisadores e leigos que venham a interessar-se pela temática discutida no presente estudo.

Por fim, apresentam-se as limitações dos resultados: foram pesquisados apenas os artigos científicos disponibilizados na Internet; os artigos em língua estrangeira não fizeram parte da amostra; e a busca das terminologias supracitadas restringiu-se ao título, ao resumo e às palavras-chave. Assim, sugerem-se para futuras pesquisas: a realização deste estudo em outras áreas de conhecimento; a investigação das características do indicadores nas publicações internacionais; e a realização de um cotejamento entre as características apresentadas pelos indicadores de desempenho em pesquisas nacionais e internacionais.

Recebido em 08/setembro/2009

Aprovado em 18/agosto/2011

Sistema de Avaliação: Double Blind Review

Editor Científico: Nicolau Reinhard

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  • Edereço:
    Universidade do Estado de Santa Catarina
    Departamento de Ciências Contábeis
    Rua Getulio Vargas, 2.822
    89140-000 – Ibirama – SC
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      29 Jun 2012
    • Data do Fascículo
      Dez 2011

    Histórico

    • Recebido
      08 Set 2009
    • Aceito
      18 Ago 2011
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