SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue1Permanent demand excess as business strategy: an analysis of the Brazilian higher-education market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração (São Paulo)

Print version ISSN 0080-2107On-line version ISSN 1984-6142

Rev. Adm. (São Paulo) vol.50 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2015

http://dx.doi.org/10.5700/rausp1180 

Editorial

Mudanças na Revista de Administração

Prof. Dr. Nicolau Reinhard1 

1Editor Científico, Revista de Administração

O Editorial é o meio de que o Editor dispõe para se comunicar com a comunidade ligada à Revista de Administração, não apenas para discorrer sobre sua visão da área, ressaltar itens importantes do conteúdo, mas também para chamar a atenção para mudanças importantes nesse relacionamento.

A dinâmica da vida acadêmica, com sua função social, seus meios de divulgação, processos de avaliação etc., está intimamente ligada aos periódicos científicos, o canal principal de publicação dos resultados de pesquisa e, portanto, a fonte básica de informações para a avaliação da produção científica dos pesquisadores, bem como, numa lógica circular, para a relevância do periódico.

As áreas de Administração e Contabilidade, atendidas pela Revista de Administração, são fortemente globalizadas, com uma comunidade de pesquisadores que excede em muito os limites da população lusófona. Nessa comunidade global, o idioma inglês cristalizou-se como a “língua franca” de comunicação entre os pesquisadores. Mesmo os autores nacionais, a julgar pelos idiomas dos artigos citados em suas referências bibliográficas, transitam livremente nesse ambiente.

Para que a Revista de Administração possa contribuir para um maior impacto dos seus autores, será necessário tornar o seu conteúdo mais acessível à comunidade global, o que, por ora, tem como meio mais eficaz o uso do idioma inglês. A nossa comunidade acadêmica saberá fazer a distinção entre o uso desse idioma e a dominância de paradigmas científicos oriundos de culturas de países anglófonos.

Assim, a Revista de Administração está iniciando um processo de transição gradual do idioma português para o inglês, com a meta de, a partir de 2016, publicar a totalidade de seus artigos em inglês, mantendo ainda títulos, resumos e palavras-chave em português e espanhol para facilitar as buscas.

Os artigos que estão em processo de avaliação serão, se aprovados, publicados no idioma em que foram submetidos. Para as novas submissões, porém, a partir de agora será dada preferência aos artigos escritos em inglês.

Está em curso também o estudo da terceirização da impressão da Revista para o sistema de “impressão sob demanda”. Com isso, a Revista de Administração encerrará a venda de assinaturas e remeterá os leitores interessados em adquirir o seu exemplar impresso para as gráficas credenciadas que serão indicadas oportunamente. Os leitores com assinaturas vigentes continuarão sendo atendidos no sistema atual até o término do período.

Este número da Revista de Administração traz, como sempre, artigos com contribuições relevantes para a área, mas também reflexões instigantes sobre a leitura do processo administrativo e a intervenção na organização.

Desejamos a todos proveitosa leitura e esperamos contar com a sua colaboração nesta nova fase da Revista de Administração.

Prof. Dr. Nicolau Reinhard
Editor Científico
Revista de Administração

Este número contou com o apoio financeiro da Fundação Instituto de Administração.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.