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CURRÍCULO PLENO PARA HABILITAÇÃO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Curricula for vocacional programs

Resumos

O presente estudo foi realizado pelo Grupo de Trabalho da Área da Saúde da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e tem como finalidade apresentar subsidios para o Laboratório de Currículos da Universidade do Trabalho de Minas Gerais (UTRAMIG), responsável pelo planejamento de Currículos Plenos dos Cursos Profissionalizantes, Grau Médio.

Dividimos o assunto em seis itens, dos quais os tres primeiros tratam, de maneira geral, da descrição da ocupação, qualidades pessoais requeridas e situação do mercado de trabalho. O quarto item, que mais nos interessa, refere-se à apresentação do Currículo Pleno do Técnico em Enfermagem. Esse planejamento está fundamentado na Legislação vigente do Ensino de 2º Grau, Lei nº 5692/71, observando-se as duas formações curriculares, a geral (núcleo comum) e a profissionalizante. Depois de várias discussões e horas de trabalho, chegamos às seguintes conclusões:

1º) carga horária total para o curso, 3000 horas (100 créditos), divididas entre a Educação Geral e Formação Especial

2º) Matérias da Formação Especial: Psicologia e Ética, Administração, Saúde da Comunidade, Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem Médica, Cirúrgica, Materno-Infantil, Psiquiátrica. Cada matéria é subdividida em disciplinas.

3º) Práticas Profissionais (Estágios) totalizando 840 horas (28 créditos).

4º) As habilitações parciais ou derivadas foram planejadas segundo a orientação da legislação vigente Sugerimos, como habilitações, as de instrumentador cirúrgico e visitador sanitário. No ítem V abordamos as diretrizes programáticas e no item IV indicamos as normas para a instalação do curso e o equipamento mínimo necessário à implantação de um Curso Técnico em Enfermagem.

O Núcleo Comum (Formação Geral) foi planejado com a colaboração de especialistas em educação e tencionamos adotá-lo para todos os cursos da Área da Saúde.


This report was prepared by the Working Committee of the State of São Paulo Department of Education — Health Area, for the purpose of contributing an auxiliary working paper on the vocational portion of the Nursing Technician, to the Curricula Laboratory of the University of Labor of the State of Minas Gerais, responsible for planning suggested Curricula for Vocational Programs (three years of general and vocational education, following completion of eight years of primary education; minimum requirements for such programs are clearly determined by federal laws).

The report was divided into six sections. The first three sections give a general idea of the professional activities which they exercise, personal qualifications necessary, and positions open to them in the health field.

The following sections present the suggested areas of study for their preparation. After many hours of consultation and discussion, the Committee arrived at the' following conclusions:

1) The total number of hours should be at least 3.000.

2) The areas of study should include: Psychology, Ethics Fundamentals of Nursing, Medical—Surgical Nursing, Maternal—child Nursing, Psychiatric nursing, Community Health Nursing, Nursing Administration.

3) Ward Experience — 840 hours.

4) Since federal legislation also allows for the recognition of partial (shorter) preparation in such programs, the Committee sugested the preparation of operating room (scrub) personnel, and health visitors. The last two sections present general program outlines and a list of the basic equipment necessary for the establishment of a Nursing Technician program.

The subject matter necessarily included in all programs of the area of nursing was planned with the help of specialists in education. The Committee is studying the possibility of including it in all programs of the health area.


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar 1974
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