Acessibilidade / Reportar erro

SENTINDO O VALOR DAS EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM: RELATO DE DUAS SITUAÇÕES VIVIDAS COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Feeling the worth of significative experiences in learning process: experiences of a nurse with two hospitalized children

Resumos

O trabalho relata duas experiências vividas, pela autora, junto a crianças hospitalizadas. Na primeira há descrição do comportamento de uma criança recém-admitida ao hospital, e são comentados os motivos do mesmo. A segunda é uma experiência de relacionamento enfermeiro-paciente com a utilização da técnica de entrevista com brincadeira, sendo comentada a mudança de comportamento da criança após a mesma. A autora ressalta o significado dessas experiências em relação à assistência e ao ensino da assistência de enfermagem pediátrica.


This study describes two experiences of a nurse with hospitalized children. The first includes a description an explanation of the behavior of a child recently admitted to the hospital, based on the nurse's observations. The second experience involves the use of therapeutic play in a specific nurse-patient relationship, with observations of subsequent changes in the child's behavior. The author describes how these two experiences enhanced her ability to give and teach pediatric nursing care.


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    AXLINE, V. M. Ludoterapia: a dinâmica Interior da criança. Belo Horizonte, Interlivros, 1972. 351 p.
  • 2
    BARTON, P. H. Nursing assessment and intervention through play. In: BERGERSBN, B. S. et alii. Current concepts in clinical nursing. Saint Louis, Mosby, 1969. p. 203-7.
  • 3
    BARTON, P. H. The relationship between fantasy and overt stress reaction of children to hospitalization. Gainesville, 1964. 95 p. (Doctoral Degree - University of Florida.)
  • 4
    BOWLBY, J. Cuidados maternos e saúde mental. São Paulo, Martins Fontes, 1981. 225 p.
  • 5
    DENYES, M. J. A child with Hirchsprung's disease uses a nurse to gain ego strenght. In: AMERICAN NURSES ASSOCIATION. Ana clinical sessions. New York, Appleton Century Crofts, 1968. p. 155-61.
  • 6
    ERICKSON, F. Reactions of children to hospital experience. Nurs. Outlook, New York 6(9):501-4, Sept. 1958.
  • 7
    ERIKSON, E. H. Infância e sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1971. 404 p.
  • 8
    FREUD, S. apud ERIKSON, E. H. Infância c sociedade. Rio de Janeiro, Zahar, 1977. p. 199.
  • 9
    GREEN, C. S. Larry thought puppet play «childish». But it helped him face his fears. Nursing, Horsham, 5(3):30-3, Mar. 1975.
  • 10
    MACHADO, D. V. M. O brinquedo e suas funções. Anais Nestlé, São Paulo, (100):54-8, 1977.
  • 11
    MACHADO, D. V. M. & MACHADO, E. M. Cuidados psicológicos à criança hospitalizada. Rev. Hosp. Clin., São Paulo, 11(4):205-8, jul./ago. 1956.
  • 12
    MORAES, E. Mensagem única, um modo terapêutico de tratar crianças em sofrimento: relato de uma experiência. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 14(2):165-9, ago. 1980.
  • 13
    MOUSTAKAS, C. E. Psychotherapy with children: the living relationships. 3. ed. New York, Bellantine Books, 1973. 366 p.
  • 14
    PETRILLO, M. & SANGER, S. Cuidado emocional del niño hospitalizado. México, La Prensa Médica Mexicana, 1975. 259 p.
  • 15
    PRUGH, D. G. A study of the emotional reactions of children and families to hospitalizations and illness. Amer. J. Orthopsychiat., New York, 2(31):70-106, Jan. 1959.
  • 16
    ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. 4. ed. Belo Horizonte, Interlivros, 1977. 330 p.
  • 17
    ROBERTSON, J. Some responses of young children to loss of maternal care. Nurs. Times, London, 49(16):382-6. Apr. 1953.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1983
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br