Resumos
Neste trabalho, a autora apresenta sua filosofia do que é ser enfermeira e do seu desempenho, numa abordagem centrada na família. Ressalta, ainda, a necessidade da enfermeira vivenciar situações profissionais e aprender sobre si mesma, como condição básica para a compreensão da criança e de sua família, de modo que, juntos, possam buscar soluções efetivas para as situações vivenciadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
Relações profissional-família; Unidade de terapia intensiva pediàtrica
In this paper the author presents her philosophy of what is to be a nurse and her performance in a family — centered nursing approach. The nurse's need to experience professional situations and to learn about herself is here emphasized as a basic condition to understand the child its family so that together they can find solutions to the various situations lived in a pediatric intensive care unit.
Professional - family relations; Intensive care units pediatric
Texto disponível apenas em PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-
1EYRES, P. The role of the nurse in family: centered nursing care. Nurs. Clin. North Am., Philadelphia, 7(1):27-39, Mar. 1972.
-
2ROGERS, C. et alii. Tornar-se pessoa. São Paulo, Martins Fontes, 1982, 359p.
- MIRANDA, C.F. de & MIRANDA, M.L. Construindo a relação de ajuda. Belo Horizonte, Crescer. 1983. 204p.
- ROGERS, C. et alii. Em busca de vida: da terapia centrada no cliente à abordagem centrada na pessoa. São Paulo, Summus, 1983. 189p.
- ROGERS, C. Tornar-se pessoa. São Paulo, Martins Fontes, 1982. 359p.
- ROGERS, C. Um jeito de ser. São Paulo, EPU, 1983. 155p.
- TAKAHASHI, E.I.U. As fontes de estresse emocional que afetam a enfermeira na assistência à criança grave. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 19(1):5-20, abr. 1986.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Dez 1987
Histórico
-
Recebido
13 Ago 1986 -
Aceito
15 Dez 1987