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INDICADORES PARA REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS E APRECIAÇÃO DO CURRÍCULO POR EX-ALUNOS

Indicators for changing nursing graduation curriculum: professional's expectations and graduates' evalutation of curriculum

Resumos

Para orientar a reestruturação curricular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto — Universidade de São Paulo, foram utilizados como indicadores: 1) levantamento das expectativas dos profissionais de enfermagem quanto à profissão, funções, outros membros da equipe e docentes da Escola; 2) apreciação do currículo por esses profissionais (ex-alunos). Foram consultados 115 enfermeiros dos 5 hospitais gerais de Ribeirão Preto, sendo respondidos 49 questionários (42,6%). O questionário entregue pessoalmente ao profissional (juntamente com orientação quanto ao preenchimento e ao prazo de devolução), compunha-se de 9 perguntas abertas. A categorização das respostas permite afirmar que: a função assistencial é mais enfatizada; as expectativas do indivíduo enquanto aluno se modificam com o exercício da profissão; 60% dos entrevistados consideram adequado o conteúdo das disciplinas de Graduação e 69,4% consideram dispensáveis as habilitações.

Currículo; Ensino de enfermagem


Two kinds of evidence were used to guide curriculum changes in the Nursing School of Ribeirão Preto (University of São Paulo): J) a survey of nurses' expectations on their profession, their functions, the other members of the team and on the Nursing School teachers; 2) graduates' (ex-students) curriculum evaluation.

We inquired 115 nurses working in 5 general hospitals of Ribeirão Preto, and had a return of 49 questionaries (42,6%). This questionary was delivered by the authors personally to the nurses, along with guidances on answering and date for return, and had 9 opened questions.

The classification of answers makes possible to assert: the assistance function is the most emphasized by nurses; the student's expectations change during the professional practice; 60% of the informants considered the content of the curriculum disciplines adequate; 69,4% considered the habilitations dispensable.

Curriculum; Education, nursing


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1989

Histórico

  • Recebido
    16 Maio 1988
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