Acessibilidade / Reportar erro

ENSINO DA OFTALMOLOGÍA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO NO BRASIL - 1987

Oftalmology teaching in nursing schools: survey of the situation in Brazil — 1987

Resumos

Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento do ensino de oftalmología que é oferecido aos alunos de graduação em enfermagem. Para sua efetivação foi enviado um questionário a todos os cursos de enfermagem do Brasil, no qual são abordadas questões relativas ao ensino que é administrado. Do total correspondente a 87 questionários foram obtidas 76 respostas (87,36%), restando assim, 11 (12,64%) correspondências sem terem sido respondidas.

Os nossos achados apontam para um quadro, no qual verifica-se que 55,26% das escolas incluem em seus currículos assuntos de oftalmología, sendo que em apenas 14,28% destas escolas são abordados aspectos ligados à prevenção da cegueira. Considerando que na literatura nacional e estrangeira pesquisadas não foi evidenciado qualquer relato sobre o preparo do enfermeiro em oftalmología preventiva e analisando os dados obtidos no presente estudo, esperamos que os docentes em enfermagem reflitam sobre a importância deste ensino na formação do enfermeiro como educador e agente de saúde na comunidade.

Ensino de enfermagem; Oftalmología


This study aims to make a survey on the oftalmology nursing which is offered to the nursing university students. A questionnaire was sent to all the Brazilian nursing courses in which there are questions on the contents taught. Eighty-seven questionnaires were sent out and 76 (87,36%) were received.

The results show that 55,26% of the schools include oftalmology subjects in their curriculum, but in only 14,28% of these schools some topics related to blindness prevention were mentioned. In the Brazilian and foreign bibliography researched we have not found any study about the preparation of nurses in preventive oftalmology. Through the analysis of the data obtained in this study, we hope that the nursing professors will think about the relevance of including preventive oftalmology when preparing nurses to be educators and health care professionals.

Education nursing; Ophthalmology


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • JOSÉ, N.K. Levantamento de problemas oftalmológicos no conjunto habitacional bandeirantes. Campinas, 1986. (no prelo).
  • JOSÉ, N.K. & PEREIRA, V.L. Noções básicas em oftalmología para educadores. Campinas, 1985. (mimeografado).
  • JOSÉ, N.K. et alii. Atendimento de ambliopes e prevalência na população pré-escolar. Campinas, São Paulo, Brasil. Bol. Of. Sanit. Panam., Washington, 96(1): 31-7, 1984.
  • JOSÉ, N.K. et alii. Criação do núcleo de prevenção de cegueira. Rev. bras. Oftalmol., Rio de Janeiro, 46(1): 33-7, 1987.
  • MACCHIAVERNI FILHO, N. et alii. Validade da acuidade visual e alterações da motilidade ocular extrínseca por visitadoras sanitárias em pré-escolares da cidade de Paulínia, Estado de São Paulo. São Paulo, 1986. (no prelo).
  • PEREIRA, V.L. et alii. Validade da medida da acuidade visual por alunos do curso técnico e superior de enfermagem. Campinas, 1981. (no prelo).
  • TEMPORINI, R.E. et alii. Envolvimento de pessoal da comunidade em projeto de detecção de ambliopia em pré-escolares. Arq. bras. Oftalm., São Paulo, 46(3): 85-9. 1983.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1989

Histórico

  • Recebido
    05 Dez 1988
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br