Acessibilidade / Reportar erro

HABILIDADE PSICOMOTORA VERSUS INTELIGÊNCIA E AFETIVIDADE

Psychomotor skills "versus" inteligence and affection

Resumos

Trata-se de um estudo, baseado em bibliografia, que pretende divulgar os conhecimentos atuais capazes de fundamentar a importância da habilidade psicomotora. Descreve a relação entre a ação e as capacidades de ordem mental tanto ao nível da filogênese como da ontogênese. O conceito de relacionamento entre todos os elementos que constituem o homem e o ambiente com o qual esse homem interage fundamenta as novas concepções globalizantes da pedagogia moderna.

Habilidade psicomotora; Inteligência; Afetividade


It is an study, based on specific Bibliography, which purpose is to divulge up dated knowledge capable of establishing the importance of psychomotor skills.

The article also describes the relation between the action and mental capabilities, both in the phylogenesis and ontogenesis level

The notion of relationship between all aspects that make up the human being and the environment with which man interacts, confirms the new global conceptions of the modern pedagogy.

Psicomotor skills; Inteligence; Affection


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    BONNET, J. P. Vers une pédagogie de l'acte moteur. 2éme ed. Paris, Editions Vigot, 1988.
  • 2
    CAMUS, J. le. L 'Enfant maladroit Paris, Presses Universitares de France, 1981.
  • 3
    FONSECA V. da. Filogênese da motricidade. Lisboa, Edições 70,1982.
  • 4
    FONSECA, V. da. Contributo para o estudo da gênese da psicomotricidade. 4 ed. Lisboa, Editorial Notícias, 1988.
  • 5
    FONSECA V. da. Desenvolvimento humano: da filogénese à ontogênese da motricidade. Lisboa, Editorial Noticias, 1989.
  • 6
    GUILLARMÉ, J. J. Educação e reeducação psicomotoras. Porto Alegre, Artes Médicas, 1983.
  • 7
    LEROI-GOURHAN, A O gesto e a palavra: I — a técnica e a linguagem. Lisboa, Edições 70,1964(a).
  • 8
    LEROI-GOURHAN, A. O gesto e a palavra: II - memórias e ritmos. Lisboa, Edições 70,1964(b).
  • 9
    LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. 3 ed. São Paulo, Livraria Martins, 1959.
  • 10
    MACLEAN, P. D. Bases neurologiques du comportement d'imitation chez le singe-écureul. In: MORIN, E.; PIATELLI-PALMARINI, M. L 'Unité de l'homme: I - le primate el l'homme. Paris, Editions du Seuil, 1974.
  • 11
    MARMOTO, I.; FERREIRA, L. R.; GARRÃO, M. Filosofia. Lisboa, Texto Editora, 1984.
  • 12
    MARQUES, A; SANTOS, L. R. dos. Filosofia 1. 7 ed. Lisboa, A regra do Jogo Edições, 1985.
  • 13
    MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, E. P. U., 1986.
  • 14
    RAPOSO, N. V. Estudos de psicopedagogia. Coimbra, Coimbra Editora, 1983.
  • 15
    ROSEMBERG, R. A pessoa como centro. São Paulo, E. P. U., 1977.
  • 16
    RUFFIÉ, J. Le mutant humain. In: MORIN, E.; PIATELLI-PALMARINI, M. L 'Unite de l 'homme: I — le primate et l'homme. Paris, Editions du Seuil, 1974.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1992
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br