Acessibilidade / Reportar erro

MEDIDA DAS CAPACIDADES PSICOMOTORAS ENVOLVIDAS NA TÉCNICA DA INJEÇÃO INTRAMUSCULAR

Measurement of psychomotor ability to the performance of intramuscular procedure

Resumos

Partindo-se do pressuposto de que no estudo de habilidades psicomotoras, a medida das capacidades motoras é fundamental, apresenta-se dois testes passíveis de serem utilizados pela enfermagem. Estes testes, denominados "psicomotor eletrônico" e "perfuragem" foram aplicados na primeira etapa do estudo sobre o processo de ensino-aprendizagem de habilidades psicomotoras no qual analisou-se a técnica de injeção intramuscular. Três grupos de estudantes de graduação em enfermagem, em diferentes estágios de desenvolvimento no curso, foram avaliados e verificou-se que eles eram homogêneos em relação às capacidades psicomotoras testadas.

Injeções intramusculares; Habilidades psicomotoras


This study is to verify the psychomotor skill using psychomotor capacity measure. The authors describes two tests that will be used by nurses denominated "eletronic psychomotor" and "perforation". Those tests are applied in the first stage of this study to analyse the teaching-learning process of intramuscular injection. Three groups of undergraduate nursing student in difference stages of evolution of the course, were analysed and were verified that there was homogeneity among groups in relation to psychomotor capacity.

Infection intramuscular; Ability psycomotor


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    ALMEIDA M.C.P. Estudo do saber de enfermagem e sua dimensão prática. Rio de Janeiro, 1984. 179p. Tese(Doutorado)-Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz.
  • 2
    BUTTERFIELD, S.E. In defence of the demonstration room. Int.Nurs.Rev., v 30, n.1. p.15-20, 1983.
  • 3
    CANELAS, H.M.; NITRINI, R. Controle segmentar da motricidade. In: CANELAS, H.M.; NITRINI, R., ASSIS, J.L. de; SCAFF, M. Fisiopatologia do sistema nervoso. São Paulo. Sarvier, 1983. cap.12, p.49-64.
  • 4
    CARVALHO, VI. Ensino de enfermagem e metodologia. 2.ed. Rio de Janeiro, Cultura Medica, 1979.
  • 5
    ELLIOT, R. et al. Psychomotor skill acquisition in nursing students in Canada and the U.S.A. Can.Nurse, v.78, n.3, p.25-7, 1982.
  • 6
    ERICSSON, K.A. et al. Acquisition of a memory skill. Science, v 208. n. 6, p. 1181-2, 1980.
  • 7
    FLEISHMAN, E.A. Structure and measurement of physical fitness. New York, Prentice-Hall, 1964. cap.2. p.8-27.
  • 8
    FLEISHMAN, E.A . Structure and measurent psychomotor abilities. In; SINGER. R.N. The psychomotor donain. Philadelphia, Lea & Febnger, 1972. p.78-106.
  • 9
    FRIEDLANDER, M.R. et al. Avaliação das habilidades psicomotoras em enfermagem: subsídios para a construção de um instrumento. Rev.Paul.Enf., v.4, n.2, p.72-7, 1984.
  • 10
    GOMEZ, G.E.; GOMEZ, E.A. The teaching of psychomotor skill in nursing. Nurse Educ, v.9. n.4, p.35-9, 1984.
  • 11
    HARDY, L.K. Keeping up with "Mrs.Chase" an analysis of nursing skill-learning J.Asdv.Nurs., v.5, n.3, p.321-7, 1980.
  • 12
    HORTA. W A. et al. O ensino dos instrumentos básicos de enfermagem. Rev.Esc.Enf.USP, v.4. n.1/2, p.5-20, 1970.
  • 13
    INFANTE, M.S. Toward effective and efficient use of the clinical laboratory Nurse Educ., v.6, n.1, p. 16-9, 1981.
  • 14
    ITO, M. Neurophysiological aspects of the cerebellar motor control system. Int.J.Neurol., v.7, p.162-76, 1970.
  • 15
    JOHNSON, R.A., WICHERN, D.W. Applicaed multivariate statistical analysis. Engiewood Cliffs. Prentice Hall. 1982.
  • 16
    MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações São Paulo, Edgard Blucher. 1984. Cap.1, p. 2-23: O domínio motor.
  • 17
    MAGILL J, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 1984. Cap.7, p. 156-69: Diferenças individuais.
  • 18
    MELARAGNO FILHO, R.; BRESOLIN, A.V. Maneira prática de avaliação da memorial parte 2. São Paulo, Laboratório ACHE, s.d., P. 15-27. (a)
  • 19
    MELARAGNO FILHO, R.; BRESOLIN, A.V. Maneira prática de avaliação da memória: parte 3. São Paulo, Laboratório ACHE, s.d., P. 31-9. (b)
  • 20
    MILDE, F.K. The function of feedback in psychomotor skill learning. West.J.Nurs.Res., v.1, n.4, p. 425-34, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1993
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br