Acessibilidade / Reportar erro

ENSINO DE COMUNICAÇÕES NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Communication teaching in the undergraduate nursing course from the nursing school at Universidade Federal de Minas Gerais

Resumos

Considerando a importância da comunicação em todas as ações de enfermagem procurou-se verificar como se dá o processo ensino-aprendizagem deste tema no curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas com docentes e discentes do referido curso. Os resultados revelaram que o problema básico desse processo não é "o que" ensinar mas "como" ensinar o conteúdo sobre comunicação.

Ensino de comunicação; comunicação em enfermagem


Facing the importance of the communication in all nursing activities, in this paper the authors try to verify how has been occurring the teaching-learning process related to the communication subject during the undergraduate nursing course in the Nursing School at Federal University of Minas Gerais. The data were colected by intervewing professors aud students from the undergraduate course. The results showed that the basic problem in this process is not "what" to teach but "how" to teach the subject.

Communication teaching; Communication in nursing


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    ABBATT, F.; MCMAHON, R. Teaching health-care workers: a practical guide. London. Macmillan. 1988.
  • 2
    CARVALHO, E.C. et al. O ensino de comunicação nas Escolas de Enfermagem no Brasil. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM. 1, Ribeirão Preto. 1988. Anais. Ribeirão Preto. EERP-USP. 1988.
  • 3
    FERRAZ, A.E.P. et al. O processo de comunicação em enfermagem: visão do aluno de graduação. In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM. 1, Ribeirão Preto. 1988. Anais. Ribeirão Preto. EERP-USP. 1988. p. 182-6
  • 4
    FERRAZ, A.F. et al. Instrumentos básicos: aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem no curso de graduação de escolas de enfermagem da grande São Paulo. Rev.Esc.Enf.USP , v 22, p.161-88. 1988. Número especial.
  • 5
    HARRISON. T.M. et al. Assessing nurses communication: a cross-sectional study. West.J.Nurs.Res. , v. 11, n.1, p. 75-91, 1989..
  • 6
    HORTA, W. de A. Processo de enfermagem. São Paulo, EPU, 1979.
  • 7
    KASCH, C.R. Interpersonal competence and communication in the delivery of nursing care. ANS.Adv.Nurs.Sci ., v.6, n.2, p. 71-90, 1984.
  • 8
    STEFANELLI, M.C. Comunicação enfermeira-paciente: teoria, ensino e pesquisa. São Paulo, 1990. 139p. Tese(Livre-Docência)- Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.
  • 9
    STEFANELLI, M.C. Comunicação com o paciente-teoria e ensino. São Paulo. Robe. 1993.
  • 10
    SONOBE, H.M. Comunicação aluno-paciente: questões e obstáculos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM, 2, Ribeirão Preto, 1990. Anais, Ribeirão Preto, EE.RP-USP, 1990. p.552-65.
  • 11
    WHALEY, L.F.; WONG, D.L. Enfermagem pediátrica. 2.ed. Rio de Janeiro, Koogan, 1987. cap.2, p.58-67: A comunicação e a entrevista em saúde.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 1994
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br