Acessibilidade / Reportar erro

O CTI sob a ótica das pessoas de enfermagem - uma abordagem fenomenológica

The ICU (Intensive Care Unit) under the vision of the nursing staff - a phenomenological approach

DISSERTAÇÕES E TESES

O CTI sob a ótica das pessoas de enfermagem - uma abordagem fenomenológica* * Resumo da tese de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), para obtenção do titulo de Mestre, em agosto de 1992.

The ICU (Intensive Care Unit) under the vision of the nursing staff - a phenomenological approach

Thelma Spíndola

Enfermeira; Mestre em Enfermagem; Coordenadora do Serviço de Apoio, Planejamento e Supervisão ded Atividades Acadêmicas e Científicas do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da UNI-RIO; Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O estudo resulta de minha preocupação com o conviver dos profissionais de enfermagem no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Tem a proposta de entender o cotidiano do CTI aos olhos das pessoas de enfermagem. Para tanto, optei por realizar uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica. Em encontros individuais com enfermeiros e auxiliares de enfermagem de um hospital geral público, coloquei a questão norteadora: " -O que significa para você trabalhar em CTI?" A análise dos depoimentos possibilitou caracterizar o trabalho no CTI que é percebido como um local onde se adquire experiência, se desenvolvem atividades complexas e diferenciadas, como também, revestido de cansaço físico e desgaste emocional levandoos, quase sempre, ao estresse. Deparam-se, freqüentemente, com o binômio vida/ morte, o que contribui para se sensibilizarem com o mundo ao seu redor e diferenciá-los na instituição hospitalar.

The study is the result of my concerns with the relationships between nurses professionals in the Intensive Care Unit (ICU). It intends to understand the Intensive Care Unit day-by-day routine according to a nurses professional vision. For that I choose to make a qualitative research with a phenomenological approach. Personal interviews with nurses and nursing auxiliaires of a public hospital pointed the guiding question: what does working in a Intensive Care Unit mean to you? The analysis of the testimonys made it possible to characterize the kind of work In an Intensive Care Unit which is sensed as a place where people gets experience, where complex and differents activities are accomplished and that is also physically tiring and motionally disturbing, frequently leading people to stress. The life/death situation is often presented, which emotionally touches people toward the world and make them distinguish it from the hospital it self.

  • *
    Resumo da tese de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), para obtenção do titulo de Mestre, em agosto de 1992.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Mar 2010
    • Data do Fascículo
      Abr 1997
    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: reeusp@usp.br