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Processo de informatização em saúde: temas abordados em artigos publicados no período de 1978 a 1998

El proceso de la informatización en la salud: temas abordados en los artículos publicados en el periodo de 1978 a 1998

Informatics process in health: approached themes in published articles in the period from 1978 to 1998

Resumos

São descritos os principais temas abordados em artigos de periódicos indexados, em duas bases de dados disponíveis na Internet, no período de 1978 a 1998. Foram realizadas consultas à BIREME, via Internet, utilizando-se os descritores em ordens diversas. Obteve-se um total de 54 artigos que foram codificados e tabulados. Concluiu-se que, na amostra estudada, a temática das pesquisas desenvolvidas sobre informática em saúde teve uma mudança de perfil que passou de estudos teóricos para aplicações no ambiente de trabalho.

Informática médica; Tecnologia; Sistemas de informação


Son descritos los temas principales acercados en artículos de periódicos indexados, en dos bases de dados disponible en la Internet, en el period() de 1978 a 1998- Fueron realizadas consultaciones a la BIREME, a través de la Internet, usándose descriptores en varios órdenes. Fue obtenido un total de 54 artículos que fueron codificados y clasificados. Fue Concluido que, en la muestra estudiada, el temático de las investigaciones desarrolladas en la informática en salud tuvo un cambio del perfil que pasó de estudios teóricos para las aplicaciones en el entorno de trabajo.

Informatica méica; Tecnologia; Sistemas de información


The principal themes are described approached in goods of indexed newspapers, in two bases of available data, in Internet, in the period from 1978 to 1998. Consultations were accomplished BIREME, through Internet, being used the descriptors in several orders. A total of 54 goods was obtained that were codified and tabulated. It was ended that, in the studied sample, the thematic of the researches developed on computer science in health had a profile change that passed of theoretical studies for applications in the work atmosphere.

Medical informations; Technology; Information systems


ARTIGO ORIGINAL

Processo de informatização em saúde: temas abordados em artigos publicados no período de 1978 a 1998* * Trabalho desenvolvido no Projeto Integrado "Auto-ajuda nas alterações da pressão arterial" CNPq No. 520445/97

Informatics process in health: approached themes in published articles in the period from 1978 to 1998

El proceso de la informatización en la salud: temas abordados en los artículos publicados en el periodo de 1978 a 1998

Marcos Venícios de Oliveira LopesI; Thelma Leite de AraújoII

IProfessor substituto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Enfermagem.E-mail: marcos_venicios@hotmail.com

IIProfessora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Doutora em Enfermagem. Pesquisadora 2B- CNPq. E-mail: thelma@ufc.br

RESUMO

São descritos os principais temas abordados em artigos de periódicos indexados, em duas bases de dados disponíveis na Internet, no período de 1978 a 1998. Foram realizadas consultas à BIREME, via Internet, utilizando-se os descritores em ordens diversas. Obteve-se um total de 54 artigos que foram codificados e tabulados. Concluiu-se que, na amostra estudada, a temática das pesquisas desenvolvidas sobre informática em saúde teve uma mudança de perfil que passou de estudos teóricos para aplicações no ambiente de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE Informática médica. Tecnologia. Sistemas de informação.

ABSTRACT

The principal themes are described approached in goods of indexed newspapers, in two bases of available data, in Internet, in the period from 1978 to 1998. Consultations were accomplished BIREME, through Internet, being used the descriptors in several orders. A total of 54 goods was obtained that were codified and tabulated. It was ended that, in the studied sample, the thematic of the researches developed on computer science in health had a profile change that passed of theoretical studies for applications in the work atmosphere.

KEYWORDS: Medical informations. Technology. Information systems.

RESUMEN

Son descritos los temas principales acercados en artículos de periódicos indexados, en dos bases de dados disponible en la Internet, en el period() de 1978 a 1998- Fueron realizadas consultaciones a la BIREME, a través de la Internet, usándose descriptores en varios órdenes. Fue obtenido un total de 54 artículos que fueron codificados y clasificados. Fue Concluido que, en la muestra estudiada, el temático de las investigaciones desarrolladas en la informática en salud tuvo un cambio del perfil que pasó de estudios teóricos para las aplicaciones en el entorno de trabajo.

PALABRAS-CLAVE: Informatica méica. Tecnologia. Sistemas de información.

INTRODUÇÃO

A informática aplicada especificamente no setor de saúde é um fato consumado tanto nacional quanto internacionalmente e encontra-se em processo de acelerado desenvolvimento. Acompanhar este crescimento vertiginoso é tarefa difícil, requerendo interesse e compromisso com o desenvolvimento profissional, por requerer o estudo de uma área específica de conhecimento que, em princípio, não faz parte dos estudos acadêmicos de base, sendo o mesmo adquirido através de cursos paralelos. A preparação de uma enfermeira para enfrentar as mudanças tecnológicas atuais é um fator crítico e significativo. para o sucesso da informatização em nossa profissão(1,2)

Neste âmbito, conceitua-se a informática em saúde como "a área do saber que trata das aplicações e usos das ferramentas de automação de processamento de dados nos vários segmentos de atividades relacionadas à saúde do indivíduo e da coletividade"(3). A aplicação da informática no setor de saúde, entretanto, passou por um longo desenvolvimento que se iniciou desde a década de 70 com a utilização de computadores em hospitais americanos. Tal aplicação acompanhou as discussões mundiais sobre o desenvolvimento tecnológico em termos de custo, benefícios, aspectos éticos e ideológicos.

Sobre o uso da tecnologia na saúde, Évora menciona três categorias do que pode ser chamado de tecnologia dos cuidados em saúde: a tecnologia biomédica, a qual utiliza máquinas e aparelhos complexos na assistência ao paciente; a tecnologia da informação, que refere-se à matriz eletromecânica utilizada para administrar e processar informações; e a tecnologia do conhecimento, caracterizada pela interposição de aparelhos eletrônicos entre o paciente e o enfermeiro de forma a influenciar na prática técnica(4).E um sistema de computador que simula o raciocínio humano, transformando a informação gerada em conhecimento.

Além da tecnologia do cuidado, Marin defende a aplicação da informática em mais duas áreas de trabalho na enfermagem: na pesquisa e no ensino(5)Cada uma destas áreas apresenta propostas próprias de utilização de ferramentas de informática que contribuem para melhor desenvolvimento do trabalho de docentes e pesquisadores.

Na pesquisa, diversos softwares vêm sendo desenvolvidos visando facilitar as etapas do trabalho de investigação científica. Exemplificam-se, neste âmbito, os programas estatísticos, como Epi Info distribuído pelo Center for Disease Control da Organização Mundial de Saúde que armazena e compila os dados de pesquisas estatísticas, e oEtnograph utilizado para organização de discursos em pesquisas de caráter qualitativo (6-8)

Na educação, o processo de informatização é uma realidade na qual os educadores têm sido convidados a atuar significativamente. Tajra lembra que, inicialmente, a tecnologia educacional tinha um enfoque tecnicista, prevalecendo a importância do instrumento sem a avaliação do seu impacto no meio, e que atualmente, muitos estudiosos da área têm se preocupado com a maneira pela qual é aplicada uma nova tecnologia, sobretudo com seu processo e avaliação periódica(9)

A tecnologia educacional na área de saúde tem incluído tanto a aplicação quanto o desenvolvimento de softwares. Mais do que a simples digitação de textos, a informática tem auxiliado no processo ensino-aprendizagem, oferecendo poderosas ferramentas que unem a interatividade proporcionada pelo computador à participação efetiva do aluno neste processo. Também preocupados com a qualidade dos produtos gerados com o avanço tecnológico, alguns estudiosos têm desenvolvidoestudos que analisam e validam a aplicação dainformática no ensino, onde podemos citar os trabalhos de Cassiani et al; Lopes e Araujo; Dal Sasso e Barbosa; Lopes, Araujo e Silva; e Paiva(10-15).

Sabe-se que as instruções assistidas por computador, podem auxiliar no preparo deenfermeiras, por meios convenientes, de fácilmanuseio, com baixo custo e por uma tecnologia acessível. E preciso enfatizar que esta tecnologia já está sendo utilizada por algumas organizações americanas através de instruções interativas com vídeodiscos, as quais complementam as orientações nos programas de educação continuada(2,16).

Apesar das várias vantagens apontadas pelos diversos órgãos nacionais e internacionais e do reconhecimento pela American Nursing Association (ANA) da informática como uma disciplina que presta auxílio no manuseio das informações que os profissionais de enfermagem usam no trabalho diário, os pesquisadores acreditam que os enfermeiros brasileiros ainda não têm explorado esta tecnologia de forma satisfatória e quando comparados, estão muito aquém da enfermagem norte-americana(1).

De fato, podemos perceber um crescente interesse no campo da pesquisa pela temática a que estamos nos referindo, porém as mesmas têm se limitado a investigar a opinião de alunos acerca de disciplinas de informática, ou a testagem de recursos de informática em comparação com recursos tradicionais, ou ainda, a uma breve descrição da utilização da informática na enfermagem. Neste caso, Rodrigues alerta que há necessidade de caracterização do território de ação, bem como da definição explícita das funções e metodologias a serem empregadas, quando trabalhamos com aspectos da informática na área de saúde(17).

Apesar do objetivo da introdução da informática na área de saúde ser de melhorar a qualidade da informação de que dispõem os profissionais de saúde, antes de se usufruir as vantagens, algumas iniciativas precisam ser tomadas e incluem: definição de uma política sobre a informática para a saúde, capacitação e reciclagem periódica dos profissionais, fornecimento de equipamentos e formação de grupos interdisci-plinares que permitam o adequado gerenciamento dos sistemas implantados(18).

O Ministério da Ciência e Tecnologia defende que a razão de muitas agências financiadoras incentivarem pesquisas na área de informática emsaúde, demonstra que as pesquisas sobre esta temática ainda são escassas(3). Apesar disto, acreditamos que mais recentemente houve um aumento no interessedos pesquisadores de diversas especialidades emestudar tal assunto.

Procurando entender a forma pela qual aspesquisas têm evoluído nesta área, desenvolvemos um estudo com o objetivo de descrever os principais temasabordados em artigos científicos disponíveis paraanálise em duas bases de dados, e que foram publicados no período de 1978 a 1998.

METODOLOGIA

O estudo é de caráter descritivo, baseado no levantamento bibliográfico de periódicos indexados nos sistemas MEDLINE e LILACS com data de publicação entre os anos de 1978 a 1998. Estas duas bases de dados foram escolhidas por serem as mais comumente utilizadas pelos profissionais de saúde para levantamento bibliográfico. Para tanto foram utilizados os seguintes descritores: Informática em saúde, Tecnologia, Multimídia, Informatização, Instrução Assistida por Computador, Enfermagem, Administração e Cuidado. Visando identificar os trabalhos que tivessem associação com a utilização da informática na área de saúde, foram efetuadas buscas bibliográficas diversas juntoàBIREME, via Internet.

Em princípio, foram pesquisados descritores isolados, porém, como a quantidade de trabalhosrecuperados apresentou-se muito grande, tornou-senecessário realizar uma pesquisa mais delimitada tendo em vista uma filtragem destes artigos. Noprimeiro momento, o número de artigos encontradosfoi de 1675. Deste total foram selecionados apenas aqueles que apresentavam um resumo que nospermitisse definir com mais clareza a associação com o tema que pesquisávamos. Após esta etapa, o total foi reduzido para 756, sendo solicitados 150 à BIREME para serem enviados pelo correio, o que perfazia cerca de 20% dos artigos de interesse para o estudo. Partedos artigos solicitados não foram recebidos porque, embora estivessem indexados nas bases de dadospesquisadas, não havia cópias dos mesmos nasbibliotecas ligadas à BIREME, o que reduziu a amostra deste estudo a um total de 54 trabalhos.

Os artigos foram submetidos a uma técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin(19), mais especificamente a análise temática constituída das seguintes fases:

Pré-Análise — na qual realizamos uma leitura flutuante do material recebido e elaboramos osindicadores que orientaram a interpretação final dotrabalho. Posteriormente, efetuamos leiturasexaustivas visando a familiarização com o material ea organização do mesmo, estabelecendo algumas normas de validade como: representatividade,homogeneidade e pertinência.

• Exploração do material — consistiu na elaboração das unidades de codificação, agregação e escolha das categorias teóricas. A partir dos temasencontrados procedeu-se à delimitação das categorias, que foram sub-divididas em temas visando uma análise mais específica dos artigos trabalhados.

• Interpretação do resultados — Foram determinadas as freqüências absolutas e a partir delas efetuou-se as análises associadas à forma como o tema "Informática em Saúde" era tratado.

Os dados estão apresentados em quatro tabelas e um quadro com indicação de freqüências absolutas. As tabelas foram construídas respeitando os temas e categorias estabelecidos, e a análise é de cunho quantitativo baseada nas mesmas e na forma de abordagem dos artigos estudados. Apenas o Quadro 1 expressa um quantitativo de trabalhos associados aos conteúdos encontrados por ano.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após a exploração do material, que incluiu a leitura exaustiva dos artigos, foram estabelecidas três categorias gerais que tratavam do uso da informática na área de saúde (Tabela 1). Estes englobavam a tecnologia do cuidado à saúde, a política tecnológica e a tecnologia educacional. Cada uma destas categorias aborda a informática sob um ponto de vista diferente.

Na categoriatecnologia do cuidado à saúde, emergiram as idéias e aplicações na prática diária dos profissionais de saúde considerando suas características, vantagens e necessidades de uso na atualidade. Na categoria política tecnológica foram inseridas as discussões que tratam dos aspectos éticos, ideológicos e humanitários associados com a utilização da tecnologia da informação. E na tecnologia educacional foram abordadas as aplicações, testagens e validações de recursos de ensino baseado no uso de computadores por docentes e discentes.

No conjunto de artigos analisados, foi predominante a análise voltada para tecnologias educacionais, o que talvez possa ser justificado pelo fato das universidades representarem o sítio de análise e difusão de novos conhecimentos, tendo em vista responder às necessidades sociais de melhoria da qualidade de vida.

A categoria tecnologia do cuidado à saúde foi estabelecida a partir de unidades de codificação, ou seja, a freqüência com que determinadas palavras-chave surgiram, sendo que as mais comuns foram: prescrição de enfermagem, administração hospitalar, assistência, prática de enfermagem e banco de dados.

Com base na ocorrência destes códigos, foi estabelecido que esta categoria associava o uso da informática ao cuidado direto e/ou indireto de clientes com problemas de saúde. Devido a abrangência que apresentava, a mesma teve que ser dividida em dois temas intitulados: reflexões teóricas acerca do uso da informática no cuidado à saúde e aplicação da informática na prática diária (Tabela 2).

O primeiro tema incluiu artigos que abordavam possíveis contribuições da informática na administração hospitalar ou estudos que discutiam a necessidade de preparação dos profissionais de saúde (sobretudo enfermeiros) para uso desta tecnologia. E o caso dos artigos de Oliveira; Santos; Scochi, Santos e Évora; Évora, Scochi & Santos; Dal Sasso; e Nagelkerk, Ritola e Vandort. Estes estudos, de maneira geral, não fazem testagens ou validações de instrumentos informatizados, limitando-se a estabelecer pontos de vista sobre as necessidades de aplicação adequada da informática no trabalho diário(1,2,8,20-22)

O segundo tema apresentou um total de oito artigos sobre a análise de aplicações práticas da informática no setor de saúde. A maior parte dos artigos tratava da construção de bancos de dados para controle cadastral de clientes e registro de prescrições de enfermagem. Nesta classe foram alotados os estudos de Rocha; Yoshioca et al.; Cologna et ai.; Lunardi Filho, Lunardi e Paulistisch; Leite et al.; e Lunardi Filho(23.28)

Dois estudos que apresentaram um perfil um pouco diferenciado destes foram os de Galvão e Sawada e o de Halker et al. No primeiro relatam-se as vantagens e desvantagens do uso da informática em hospitais da cidade de Ribeirão Preto, considerando os discursos de administradores e técnicos de informática dos mesmos. No segundo, procurou-se demonstrar a importância da utilização da informática na execução e análise de relatórios de enfermeiros que trabalhavam no setor de epidemiologia(29,30)

A segunda categoria reuniu artigos que abordaram os aspectos éticos e políticos associados à política tecnológica (Tabela 3). A mesma emergiu da ocorrência das seguintes unidades de codificação: tecnologia apropriada, humanismo, processo de desenvolvimento e ideologia. Estes códigos permitiram a divisão dos artigos em três temas: Recomendações para uso da tecnologia, Tecnologia apropriada e Aspectos ideológicos do uso da tecnologia.

O primeiro tema aborda reflexões de autores sobre a forma como a tecnologia se apresenta para a sociedade. Isto envolve as questões das vantagens, desvantagens e possibilidades que se abrem com a aquisição de novas tecnologias. Fizeram parte desta categoria os artigos de Cardona; Cordeiro e Tavares; Bloch e Testa; e o da OPAS(31-34)

O segundo tema trata de um aspecto maisespecífico, o da tecnologia apropriada. Aquipredominam discussões acerca da produção de tecnologia de acordo com as possibilidades econômicas e sociais de cada comunidade. No caso, o uso da informática estaria condicionado às limitações que cada local apresentasse não podendo, assim, ser encarada como uma panacéia para os problemas de saúde existentes em qualquer lugar do mundo. De maneira geral, os artigos tratam do tema de forma semelhante defendendo uma avaliação das relações estruturais, financeiras e sociais para a utilização de determinadas tecnologias. Neste espectro temos os trabalhos de Fajardo-Ortiz; Diez e Burgos; Pereira; Cordeiro e Tavares; Paim; Gonçalves; e Faúndes e Pinotti(35-41).

O último tema trata dos aspectos ideológicos envolvidos no uso da tecnologia. Discute-se, sobretudo, a necessidade de domínio das novas tecnologias, principalmente da informática, para responder às exigências do mercado de trabalho. E também levantada a questão da impessoalidade das relações humanas, quando mediada pelo uso de máquinas. Os debates colocados pelos autores são relevantes pela necessidade de delimitação e conhecimento aprofundado das vantagens e desvantagens oriundas de novos projetos. Fazem parte desta última categoria os trabalhos de Martinez; Ortuzar; Agasso, Gómez e Suárez; Borini; e Luis, Scochi e Atzingen(42-46).

A terceira categoria abordada é referente à tecnologia educacional. Nela foram incluídos trabalhos que tratavam do uso específico da informática no ensino de estudantes, na reciclagem de profissionais e na facilitação da educação de pessoas com dificuldades na aprendizagem. Assim, como as outras duas categorias, esta foi dividida em temas, as quais perfizeram um total de quatro: recomendações para uso da tecnologia educacional, experiências com alunos, validação de software e tecnologia para deficientes (Tabela 4).

O primeiro tema foi o que apresentou maiornúmero de artigos com um total de onze. Nele, discute-se a importância da tecnologia na formação de recursos humanos, as possíveis contribuições datecnologia ao ensino de graduação e protocolos para elaboração de materiais educativos informatizados. As unidades de codificação consideradas para classificação destes artigos foram: formação de recursos humanos, tecnologia educacional, formação médica e estratégiasdidáticas. Nestes artigos é percebida a importânciadada as possíveis formas de educação mediada pela informática, e enfatiza-se a necessidade de atualização de educadores e sua importância no gerenciamento de novos recursos(17, 47-56)

O segundo tema, apesar de apresentar um número pequeno de trabalhos, delimita um aspecto muito particular do uso da informática na educação, a experiência com alunos. Dos três trabalhos encontrados, os artigos de Santos et al. e de Malavassi et al. procuraram fazer uma avaliação do uso da informática como recurso pedagógico, tendo com base a percepção do aluno acerca desta ferramenta(16,57). Já o estudo de Luis et al. procurou fazer a avaliação de uma disciplina de informática a partir da opinião dos estudantes(58).

O terceiro tema inclui os estudos que visavam validar programas informatizados para utilização junto a alunos de graduação. As unidades de codificação utilizadas para classificação nesta categoria foram: validação, simulação, métodos computacionais e avaliação de programas. As formas de validação variaram de acordo com cada autor e incluíram a avaliação da aprendizagem, do material propriamente dito e das atitudes de docentes e discentes. Os artigos que abordaram validações de programas informatizados para ensino na área de saúde foram: Olivares et al.; Oliveira et al.; Martinez et al.; Trigo, Parra e Buendía; Guiraldes et ai.; Bravo e Inzunza; e Struchiner, Gomes e Bordoni (59-65)

Por fim, o último tema aborda a aplicação da tecnologia educacional para pessoas deficientes. Dos três artigos aqui alocados, dois tratavam dos recursos tecnológicos, sobretudo da informática na educação de pessoas surdas(66,67)O outro trabalho faz considerações acerca da tecnologia utilizada para estudantes com problemas de aprendizagem(68).

O quadro 1 visa mostrar a evolução da pesquisa de informática em saúde nos artigos estudados. Através do referido quadro observamos que, atémeados da década de 80 os trabalhos concentraram sua análise em recomendações políticas e educacionais,tecnologia apropriada e aspectos ideológicos. Isto éum fato histórico compreensível, na medida em quefoi justamente nesta época que novas tecnologias começaram a emergir e adentrar às instituições desaúde sob a forma de recursos capazes de melhorar o atendimento e aumentar a eficácia dos tratamentos,exigindo para tanto, a discussão ampla sobre suavalidade e adequação às diversas realidades sociais.

No final da década de 80 e início de 90, estãoagrupados os trabalhos de investigação que estudarame testaram experiências efetuadas com o uso da informática por profissionais de saúde de diversos ramos. Visualizamos uma transição dos estudos de recomendações para as experimentações dos novosrecursos.

Nos últimos cinco anos, os artigos analisados pareceram evidenciar o interesse pelas aplicações no ambiente de ensino. Os estudos se dedicaram a testar e a validar instrumentos de ensino assistido porcomputadores para serem aplicados junto a estudantes universitários e a pessoas com deficiências físicas. Deuma maneira geral, percebemos que, nos artigos analisados, a informática em saúde seguiu umaevolução, que partiu de reflexões teóricas até a busca de aplicações cada vez mais específicas, tornando-seum instrumento de trabalho utilizado para finsdiversos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A informática em saúde, enquanto disciplinaaplicada e necessária ao bom desempenho das diversas profissões da área de saúde, vem sendo estudada desdeo início da década de 80 e representa uma área de pesquisa que necessita investimentos financeiros eintelectuais. A necessidade de recursos financeiros éevidente em qualquer área do saber e sendo ainformática uma disciplina que congregaconhecimentos derivados de diversas ciências, talnecessidade é justificada pela crescente exigência de melhoria das condições de atenção à saúde tanto no setor público como no privado.

A necessidade intelectual a que nos referimos é um indicativo de que as pesquisas, apesar denumerosas, ainda são insuficientes para acompanhar a evolução da tecnologia. Acapacitação deprofissionais para lidar com a informática, em suaprática diária, é defendida pelos autores das diversas profissões que compõem a área de saúde. Os artigosque foram submetidos à análise neste estudo, representam uma amostra reduzida do total que éproduzido anualmente, entretanto, este número indica aqueles que, de fato, estão acessíveis aos profissionais brasileiros para consulta e pesquisa. Novos estudos que avaliem as aplicações da informática no setor de saúde são necessários, principalmente levando-se em conta a aplicação da tecnologia não só para o ensino e atualização dos profissionais, mas para a educação da clientela usuária do sistema de saúde.

Artigo recebido em 27/03/01

Artigo aprovado em 26/07/02

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    Trabalho desenvolvido no Projeto Integrado "Auto-ajuda nas alterações da pressão arterial" CNPq No. 520445/97
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Dez 2008
    • Data do Fascículo
      Mar 2002

    Histórico

    • Aceito
      26 Jul 2002
    • Recebido
      27 Mar 2001
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