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O desenvolvimento infantil das habilidades de linguagem e pessoal-social em creches/pré-escolas: um estudo de coorte

NOTA PRÉVIA

O desenvolvimento infantil das habilidades de linguagem e pessoal-social em creches/pré-escolas: um estudo de coorte* * Este projeto é continuação de outro foi realizado de fevereiro de 2001 a janeiro de 2001 com financiamento da FAPESP (bolsa de iniciação científica número 00/11890-7).

Vivian César BeteliI; Magda Andrade RezendeII

IAluna de graduação em enfermagem da EEUSE Bolsista PIBIC/CNPq/USP (2002-3). Membro do grupo de pesquisas "Saúde em creches e saúde da criança" registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq versão 5.0

IIOrientadora da pesquisa. Docente da área de saúde da criança da EEUSE Coordenadora do grupo de pesquisas "Saúde em creches e saúde da criança" registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq versão 5.0

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA: a criança precisa ter boas condições de cuidado e educação para que seu desenvolvimento seja adequado. Isto significa que instituições de educação infantil (creches e pré-escolas) também devem estar envolvidas na supervisão e promoção ao desenvolvimento. A situação de crianças cuidadas em creches/pré-escolas é especialmente importante, pois nelas permanecem grande parte de sua primeira infância: 12.500 h em um período de 5 anos, a partir de estimativa de 50 semanas de 50 horas cada.

OBJETIVO: avaliar anualmente o desenvolvimento das áreas de linguagem e pessoal-social de crianças que frequentam creches com boa qualidade de atendimento.

METODOLOGIA: estudo de coorte a ser realizado em três creches localizadas na cidade de São Paulo, nas quais já havia sido feita a mesma avaliação no ano de 2001. O grupo tinha sido formado por 33 crianças de O a 36 meses que preenchiam os requisitos gerais de: ter idade gestacional conhecida, não ter malformações congênitas e não serem estrangeiras (devido à avaliação de linguagem). Para a avaliação das crianças foi e continuará sendo usado o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver-II (TTDD-II). Este instrumento vem sendo considerado adequado para a identificação de até mesmo discretos problemas de desenvolvimento. A análise dos dados será realizada por métodos não-paramétricos. CUIDADOS ÉTICOS: o projeto já foi analisado e aprovado pelo Comité de Ética da EEUSP e já foi obtido o consentimento por escrito das creches nas quais se dará a pesquisa.

CRONOGRAMA: a previsão de término é junho de 2003.

DESCRITORES: Creches. Educação infantil. Desenvolvimento infantil. Enfermagem pediátrica

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    Este projeto é continuação de outro foi realizado de fevereiro de 2001 a janeiro de 2001 com financiamento da FAPESP (bolsa de iniciação científica número 00/11890-7).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      12 Dez 2008
    • Data do Fascículo
      Jun 2002
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