Acessibilidade / Reportar erro

Editorial - 2003: começar de novo

EDITORIAL

2003: Começar de novo

Felizmente! Começar de novo, ano novo com visual fashion.

O Conselho de Editores da REEUSP cuidou para tornar a leitura mais agradável e prazerosa, contando com a parceria e a colaboração da Escola de Comunicações e Artes - ECA - da nossa Universidade. Tentamos aumentar a abrangência da Revista, alterando os tipos de colaboração aceitos, incluindo novas categorias. Sabemos que é função dos periódicos, além de informar os pesquisadores e profissionais sobre os avanços da ciência, ser memória da profissão e ajudar na formação de critérios para a execução e avaliação dos processos de trabalho. Esperamos que essas novas categorias criadas na REEUSP colaborem para que isso aconteça.

A produção científica não está completa enquanto não estiver publicada, lida e citada. Consideramos, porém, que a leitura, quanto mais agradável, mais proveitosa e de fácil assimilação para o leitor, auxilia no processo de fixação do aprendizado, tendo mais chances de ser "utilizada" e incorporada no cotidiano.

Este primeiro número de 2003 traz artigos em que a enfermeira se preocupa com a família dos nossos clientes, mostrando que são fundamentais como suporte para a mãe adolescente e no cuidar da criança hospitalizada.

Na área de atendimento em Médico-Cirúrgica, este número traz um artigo que descreve a impotência no pós-operatório de cirurgia cardíaca, comparando esse diagnóstico de enfermagem no pós-operatório de cirurgias de válvula e coronarianas; outro, com uma revisão histórica e crítica dos significados dos rituais na enfermagem médico-cirúrgica; outro ainda com uma revisão de literatura sobre o curativo do paciente queimado, descrevendo os agentes tópicos e tipos de cobertura que têm sido recomendados, discutindo as implicações do uso desses produtos.

A Unidade de Terapia Intensiva aparece neste número em artigos que analisam a ocorrência do toque instrumental e/ou afetivo e o seu significado entre profissionais de Enfermagem e pacientes de uma UTI e Unidade Semi-Intensiva Cirúrgica. Quanto ao cuidado nos domicílios surge no artigo que caracteriza o perfil glicêmico domiciliar como estratégia para os ajustes insulinoterápicos em pacientes com diabetes mellitus do tipo 1.

Os instrumentos/estratégias que temos utilizado, para qualificar nosso atendimento, são representados pelo artigo que avalia a confiabilidade interavaliadores do instrumento para classificação de pacientes-coeficientes Kappa, indicando boa concordância; pelo artigo que identifica a incidência de infecção do sítio cirúrgico e os fatores de risco de pacientes submetidos a cirurgias eletivas, na especialidade de Gastroenterologia; e, pela avaliação ''in vitro'' da atividade antimicrobiana das pastilhas de paraformaldeído, segundo a metodologia da Association of Official Analytical Chemists, reproduzindo as condições de uso nas instituições de saúde do Brasil.

A revista mostra a atuação, com estratégias bastante subjetivas, de nossos colegas de equipe, os auxiliares de enfermagem, como acompanhantes terapêuticos de um Centro de Atenção Psicossocial.

Os artigos estão assentados nas pesquisas realizadas com a seriedade que nos é peculiar, e respondem às indagações e necessidades brasileiras, ou seja, são produtos de nossas atividades intelectuais e acadêmicas para fazer sentido à Enfermagem e à Saúde na era da concretização do SUS.

É nosso compromisso, e também dever de ofício, divulgar em território nacional, em primeiro lugar, pois a nossa sociedade-carente de inovações em enfermagem e em saúde - é que está financiando a maior parte dos pesquisadores e pesquisas, sem falar da própria Revista.

Somos favoráveis à divulgação de nossas pesquisas no exterior, mas colocar nossas idéias além de nossas fronteiras deve ter bons motivos, tais como, a exemplo deste número, nossos achados fazem sentido em outros territórios, pois a ciência da Enfermagem no Brasil tem se desenvolvido nas últimas décadas e por isso temos muito a dizer para outros, como vem atestando os convites de publicação nas revistas estrangeiras às pesquisadoras após a realização do nosso II Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, em outubro de 2002.

Caros leitores, por esses bons motivos, convidamos à leitura e à reflexão de nossos artigos genuinamente brasileiros na produção e internacionais na contribuição ao desenvolvimento da Enfermagem!

Continuamos contando com a sua colaboração - agora, com mais categorias de publicação de trabalhos originais. Esperamos que gostem.

Boa leitura!

Profa. Dra. Maria Júlia Paes da Silva

Presidente do Conselho de Editores

Profa. Dra. Emiko Yoshikawa Egry

Editora

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Dez 2008
  • Data do Fascículo
    Mar 2003
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br