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Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Rev. esc. enferm. USP vol.38 no.2 São Paulo June 2004

https://doi.org/10.1590/S0080-62342004000200014 

O desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas avaliado pelo Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD II)*

 

 

Priscila da Silva CostaI; Patrícia Braga PontesII; Magda Andrade RezendeIII

IAluna de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Bolsista de iniciação científica FAPESP (2003-4), Membro do grupo de pesquisas "Saúde em creches e saúde da criança" registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq versão 5.0
IIAluna de graduação em enfermagem da EEUSP. Bolsista de iniciação científica FAPESP (2003-4), Membro do grupo de pesquisas "Saúde em creches e saúde da criança" registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq versão 5.0
IIIOrientadora da pesquisa. Docente da área de saúde da criança da EEUSP. Coordenadora do grupo de pesquisas "Saúde em creches e saúde da criança" registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq versão 5.0

 

 

NOTA PRÉVIA

Justificativa: crianças precisam de condições adequadas de cuidado e educação para se desenvolverem plenamente. Assim, creches e pré-escolas (que atendem a crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 respectivamente) devem supervisionar e promover o desenvolvimento infantil. Havia no Brasil, em 2003, 6.397.601 crianças freqüentando 116.152 destas instituições. Objetivo: avaliar anualmente, durante 4 anos o desenvolvimento de 60 crianças que freqüentam quatro creches/pré-escolas públicas do município de São Paulo e relacioná-lo às condições das creches/pré-escolas e sócio-econômicas das famílias. Metodologia: (a) avaliar o desenvolvimento de cada criança anualmente usando o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD II), (b) avaliar as condições sócio-econômicas da família da criança usando instrumento para verificação do nível de pobreza de populações urbanas carentes, e (c) avaliar as condições estruturais das creches/pré-escolas do estudo pelo número de crianças em cada classe, pela proporção de adultos/crianças, e se as crianças são cuidadas por educadoras fixas. Análise dos dados: a análise dos dados será realizada por métodos não-paramétricos. Cuidados éticos: o projeto já foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética da EEUSP. Cronograma: a previsão do término é agosto de 2007.

 

 

Recebido: 14/10/2003

 

 

* Este projeto faz parte de um mais amplo no qual vem se pesquisando o desenvolvimento infantil em creches e pré-escolas e que está em curso desde fevereiro de 2001.

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