SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Smoking: knowledge, attitudes, habits and degree of dependence of young adults in Salvador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Rev. esc. enferm. USP vol.40 no.4 São Paulo Dec. 2006

https://doi.org/10.1590/S0080-62342006000400001 

EDITORIAL

 

Quarenta anos de tradição e fidelidade à Enfermagem

 

 

Em 2004, foi publicado o artigo "Revista da Escola de Enfermagem da USP - 36 anos colaboração aceitos, as indexações conquistadas e a sua classificação na CAPES. Fizemos um panorama referente aos artigos que foram encaminhados à Revista da Escola de Enfermagem da USP(REEUSP), no período de 2000 a 2003, com tipos de artigos por área temática, número de autores que publicaram nos últzelando pela qualidade do trabalho na Enfermagem" (a) escrito pelo nosso Conselho. Neste artigo foi traçada a trajetória da Revista e os diferentes tipos de imos cinco anos de acordo com a instituição de origem, distribuição dos autores nacionais que encaminharam artigos, segundo a procedência por regiões do Brasil e as dificuldades encontradas para manter uma publicação com a qualidade desejada pela nossa Instituição.

Neste ano de 2006, a REEUSP completa quarenta anos de existência ininterrupta. Aproveitamos o momento para fazer uma retrospectiva e pontuar as novas conquistas. Hoje a Revista está indexada em 12 bases de dados e sua regularidade continua sem interrupção, sem atrasos. A média de número de artigos por volume é de 50 e o percentual de artigos de pesquisa por volume é de 60%. O percentual de autores da própria Instituição passou a ser de 25% a 30%. O perfil do Conselho Editorial em percentuais hoje é: 13,3% (institucional), 60,0% (nacional) e 26,7% (internacional). Em relação ao perfil dos autores temos: 59,79% (enfermeiros doutores), 25,77% (outros profissionais) e 14,44% (alunos de pós-graduação). Com o propósito de aperfeiçoar, dar visibilidade, acessibilidade e continuar contribuindo para a difusão da produção representativa da pesquisa em Enfermagem, a Revista passou a ser disponibilizada no portal - http://www.ee.usp.br/reeusp, Portal de Periódicos da CAPES (http://www.periodicos.capes. gov.br/portugues/index.jsp) e no SIBInet (http://www.usp.br/sibi), permitindo ao pesquisador o acesso gratuito e imediato a artigos na íntegra.

Em novembro do corrente ano, a REEUSP conquista a classificação "Internacional B" pelo programa Qualis/CAPES e, no 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, ocorrido no período de 5 a 9/11/2006, Salvador/BA, foi inserida no portal de revistas de Enfermagem, a Biblioteca Virtual em Saúde - Enfermagem (http://enfermagem.bvs.br), onde as principais revistas brasileiras de Enfermagem estão disponibilizadas em texto completo, utilizando a metodologia SciELO.

Foi com o apoio da diretoria da Escola de Enfermagem, com a inestimável participação do Conselho de Editores e com a colaboração impagável dos consultores "ad hoc" que conseguimos chegar aonde chegamos: 40 anos de luta e de contribuição à Enfermagem Nacional e Internacional. Obrigada a todos os leitores, por continuar nos prestigiando. Agradecemos aos autores que acreditaram na REEUSP e, como membro do Conselho, sabemos que a missão maior é: qualificar o cuidado ao ser humano por meio de reflexões e pesquisas constantes sobre a nossa prática.

"(...) Depende de nós, se esse mundo ainda tem jeito
apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá (...)"

(Ivan Lins/Vitor Martins)

Feliz 2007 a todos nós!
Muita paz, saúde, harmonia e realizações.

 

Profª Drª Maria Júlia Paes da Silva
Professora Titular do Departamento
de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP
Arlete de Oliveira Batista
Bibliotecária - Especialista de
Laboratório em Revista

 

 

(a) Silva MJP, Ângelo M, Castilho V, Egry EY, Rocha SMM, Trezeniak P. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - 36 anos zelando pela qualidade do trabalho na Enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2004;38(1):109-13.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License