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A produção científica de enfermagem acerca da clínica: uma revisão integrativa

La producción científica de enfermería acerca de la clínica: una revisión integradora

Resumos

O estudo objetivou conhecer a produção de conhecimento da Enfermagem brasileira atrelada à temática da clínica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada por meio de uma revisão integrativa. Os dados foram coletados na base de dados SciELO através das palavras-chave enfermagem e clínica, presentes no resumo dos artigos. Verificou-se que a clínica é concebida como um instrumento atuante na construção de nexos entre a pesquisa e o cuidado em enfermagem, exercendo um constante movimento de construção e desconstrução de saberes e práticas. Os resultados do estudo podem contribuir para a produção de pesquisas e conhecimentos em Enfermagem, proporcionando subsídios para a melhoria dos cuidados de enfermagem, nos quais as práticas e os saberes biológicos e não biológicos interagem.

Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Pesquisa em enfermagem clínica; Competência clínica


El estudio objetivó conocer la producción de conocimiento de la Enfermería brasileña vinculado a la temática clínica. Investigación cualitativa operada a través de revisión integradora. Los datos fueron recolectados en la base SciELO, usando las palabras-clave enfermería y clínica, presentes en el resumen de los artículos. Se verificó que la clínica es concebida como un instrumento que actúa en la construcción de nexos entre la investigación y el cuidado de enfermería, ejerciendo un constante movimiento de construcción y desconstrucción de conocimientos y prácticas. Los resultados del estudio pueden contribuir en generar investigaciones y conocimientos en Enfermería, proporcionando ayudas para la mejora de los cuidados de enfermería, en los cuales las prácticas y los saberes biológicos interactúan.

Enfermería; Atención de enfermería; Investigación en enfermería clínica; Competencia clínica


The objective of this study was to learn about the production of nursing knowledge in Brazil associated with the clinic theme. This is a qualitative study performed by means of an integrative review. Data collection was performed on the SciELO database using the keywords nursing and clinic, present in the abstracts of articles. It was found that the clinic is seen as an instrument used to establish connections between research and nursing care, having a constant movement of constructing and deconstructing knowledge and practices. The study results may contribute with the production of research and knowledge in nursing, providing elements to subsidize improvements in nursing care, in which there is an interaction between practice and biological and non-biological knowledge.

Nursing; Nursing care; Clinical nursing research; Clinical competence


ARTIGO ORIGINAL

A produção científica de enfermagem acerca da clínica: uma revisão integrativa

La producción científica de enfermería acerca de la clínica: una revisión integradora

Lenice Dutra de SousaI; Wilson Danilo Lunardi FilhoII; Valéria Lerch LunardiIII; Silvana Sidney Costa SantosIV; Cristiano Pinto dos SantosV

IEnfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. lenicesousa@furg.br

IIEnfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. lunardifilho@pq.cnpq.br

IIIEnfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. valeria.lunardi@pesquisador.cnpq.br

IVEnfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil. silvanasidney@pesquisador.cnpq.br

VEnfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista CAPES. Rio Grande, RS, Brasil. enfcristiano.ps@hotmail.com

Correspondência Correspondência: Lenice Dutra de Sousa Av. Itália, 2111 - Bloco 18A - Apto. 103 - Bairro Trevo CEP 96203-000 - Rio Grande, RS, Brasil

RESUMO

O estudo objetivou conhecer a produção de conhecimento da Enfermagem brasileira atrelada à temática da clínica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa operacionalizada por meio de uma revisão integrativa. Os dados foram coletados na base de dados SciELO através das palavras-chave enfermagem e clínica, presentes no resumo dos artigos. Verificou-se que a clínica é concebida como um instrumento atuante na construção de nexos entre a pesquisa e o cuidado em enfermagem, exercendo um constante movimento de construção e desconstrução de saberes e práticas. Os resultados do estudo podem contribuir para a produção de pesquisas e conhecimentos em Enfermagem, proporcionando subsídios para a melhoria dos cuidados de enfermagem, nos quais as práticas e os saberes biológicos e não biológicos interagem.

Descritores: Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Pesquisa em enfermagem clínica; Competência clínica.

RESUMEN

El estudio objetivó conocer la producción de conocimiento de la Enfermería brasileña vinculado a la temática clínica. Investigación cualitativa operada a través de revisión integradora. Los datos fueron recolectados en la base SciELO, usando las palabras-clave enfermería y clínica, presentes en el resumen de los artículos. Se verificó que la clínica es concebida como un instrumento que actúa en la construcción de nexos entre la investigación y el cuidado de enfermería, ejerciendo un constante movimiento de construcción y desconstrucción de conocimientos y prácticas. Los resultados del estudio pueden contribuir en generar investigaciones y conocimientos en Enfermería, proporcionando ayudas para la mejora de los cuidados de enfermería, en los cuales las prácticas y los saberes biológicos interactúan.

Descriptores: Enfermería; Atención de enfermería ; Investigación en enfermería clínica; Competencia clínica.

INTRODUÇÃO

Ao modelo clínico tem sido atribuído um enfoque essencialmente biologicista e, devido a isso, surgem diversas críticas à forma como ele vem sendo implementado e desenvolvido nos serviços de saúde. Nesse sentido, a Enfermagem, disciplina direcionada à produção de um cuidado integral ao ser humano durante a sua trajetória histórica, fomentou o seu distanciamento do modelo clínico, no intuito de abarcar todos os aspectos que envolvem vida, saúde, viver e ser saudável.

No entanto, o modelo clínico apresenta em seu cerne conhecimentos que necessitam ser reconhecidos e valorizados, devido a sua importância para as práticas de saúde. Assim, a clínica em si não é fragmentadora nem tampouco deve ser percebida apenas como parte do visível(1). Ao contrário, ela é um campo, no qual as práticas e saberes biopsicossociais interagem de maneira circular, refletindo sobre os profissionais e seus objetos de cuidado um modo de promover novas sínteses e modos de atuar em saúde(2).

Portanto, entende-se que a clínica constitui-se em um arcabouço de conhecimentos que produz sustentação ao trabalho da Enfermagem. No entanto, parece estar sendo pouco explorada, tanto no ensino quanto no fazer da prática assistencial e na pesquisa em Enfermagem. Desse modo, o presente estudo suscitou da inquietação em valorar tais saberes, que fazem parte dos processos de produção de saúde e constituem-se em importantes instrumentos de trabalho.

OBJETIVO

O objetivo da realização deste estudo foi o de conhecer a produção de conhecimento da Enfermagem brasileira atrelada à temática da clínica, por meio de uma revisão integrativa.

REVISÃO DE LITERATURA

Inicialmente, o campo de conhecimento clínico não foi definido como aquele que tratava apenas do visível, pois se referia à investigação da economia animal, desde a estrutura biológica elementar até os fenômenos complexos do organismo e da vida e ao esforço de mostrar em que relações os corpos vivos interagiam com todos aqueles de que a natureza se compõe(1). Assim, percebe-se que, em sua essência, a clínica busca a articulação entre a exterioridade/interioridade do corpo e os aspectos psicossociais que, indissociavelmente, interferem nos processos de saúde-doença.

O processo de viver contempla diversas dimensões do conhecimento e, do mesmo modo, os aspectos que dizem respeito à saúde humana encontram-se nos múltiplos espaços das disciplinas, negando constituições lineares. O entendimento do cuidado como resultado de múltiplas interações humanas está associado não só a macrorresultados sociais, econômicos e políticos, mas também às demandas dos microespaços relacionados ao cotidiano hospitalar(3).

A assistência de enfermagem no ambiente hospitalar pode e deve ser compreendida como produto e serviço nas suas múltiplas dimensões/relações/espaços, isto é, como um sistema de produção de serviços personificado e diferenciado capaz de fornecer um cuidado adequado(3). Nesse sentido, a clínica, ao agregar aspectos psicobiológicos, pode ser pertinente para a identificação e compreensão das multifatorialidades características dos processos de saúde e produção de cuidado em Enfermagem.

MÉTODO

Para dar conta do objetivo proposto, esta pesquisa teve como percurso metodológico uma revisão integrativa, operacionalizada pelas etapas de formulação do problema, coleta de dados, avaliação dos dados, análise e interpretação dos dados coletados e apresentação dos resultados(4). Na revisão integrativa, permite-se a inclusão simultânea de pesquisa experimental e semiexperimental, proporcionando uma compreensão mais completa do foco de interesse. Permite-se, ainda, o direcionamento para a definição de conceitos, revisão de teorias, análise metodológica. Além disso, fornece dados importantes, que poderão ser interligados diretamente à prática profissional ou à prática clínica.

A revisão integrativa, além do já apontado, possibilita a divulgação do conhecimento, pois um único estudo disponibiliza ao leitor os resultados de várias pesquisas(5). Isso posto, a questão norteadora da realização deste estudo foi a seguinte: como a Enfermagem brasileira vem abordando a temática da clínica na produção de conhecimento?

A coleta de dados ocorreu em julho de 2009. Foram acessados artigos publicados no período de 2005 a 2009, indexados na base de dados Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), por meio das seguintes palavras-chave contidas nos resumos: enfermagem e clínica, separadas pelo operador boleano and. A opção pela referida base de dados deu-se por se tratar de uma biblioteca eletrônica apoiada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e por abranger vasta coleção de periódicos brasileiros disponibilizados em textos completos e on-line. Apesar do presente estudo tratar-se de uma pesquisa, este não apresentou a necessidade de aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que manipula com dados de livre-acesso, não se tratando, portanto, de documentos que requeiram sigilo ético.

Obteve-se como resultado 65 (sessenta e cinco) publicações disponiblizadas nos idiomas português e inglês. A partir do enfoque da clínica na produção de conhecimento em Enfermagem, foi realizada a leitura dos resumos desses artigos, na busca por aproximações com a temática da prática clínica. Posteriormente à leitura, foi estabelecido como critério de inclusão a presença da palavra-chave prática clínica no resumo dos artigos, resultando em 16 (dezesseis) publicações para análise.

A localização dos artigos, corpus do estudo, foi realizada por dois autores, de forma independente, como estratégia de garantir a legitimidade do conteúdo de análise(6). Para a coleta de dados, foi elaborado um instrumento, contemplando os seguintes itens: título da publicação, periódico, ano de publicação, tipo de artigo, autor(es), objetivo do estudo e enfoque da prática clínica no artigo selecionado.

O processo de análise dos dados ocorreu através da análise textual, a qual se trata de um modo de aprofundamento e mergulho em processos discursivos, visando alcançar saberes sob a forma de compreensões reconstruídas dos discursos. Esse método de análise permite identificar e isolar enunciados dos conteúdos a ele submetidos, categorizar tais enunciados e produzir textos, de maneira a integrar descrição e interpretação. A análise textual utiliza como fundamento de sua construção o sistema de categorias, o corpus – conjunto de textos submetidos à apreciação, que representa a multiplicidade de visões de mundo dos sujeitos acerca do fenômeno investigado(7).

RESULTADOS

Os resultados serão apresentados em três etapas. Inicialmente, por meio do Quadro 1, que mostra as variáveis envolvidas nos artigos localizados. Depois, através do Quadro 2, quando se expõe, por meio dos artigos localizados, os enfoques dados na prática clínica. Por fim, deu-se ênfase ao enfoque da prática clínica nos artigos selecionados, por meio da categorização em dois eixos, que nortearam a produção de conhecimento da Enfermagem nas publicações nacionais localizadas sobre a temática clínica.



Os dezesseis artigos selecionados estavam distribuídos entre os seguintes periódicos: Revista Latino-Americana de Enfermagem (quatro artigos), Acta Paulista de Enfermagem (quatro artigos), Revista da Escola de Enfermagem da USP (três artigos), Texto & Contexto Enfermagem (dois artigos), Revista Brasileira de Enfermagem (dois artigos) e Revista Brasileira de Saúde Materno-Infantil (um artigo). Quanto ao tipo de publicação, verificou-se que sete tratavam-se de artigos de revisão; cinco, de artigos de pesquisa; dois, de artigos de reflexão; um artigo de relato de experiência e um artigo de atualização.

O número de autores por artigo variou entre um e cinco, totalizando 38 (trinta e oito) articulistas, dos quais somente dois estavam presentes em mais de uma publicação. Assim, observou-se que Galvão CM fazia parte da autoria de três artigos investigados, enquanto Sawada NO era autor de dois artigos.

Quanto aos objetivos propostos pelas publicações, identificou-se que a maioria abordava conceitos, métodos, diagnósticos de Enfermagem, tratamento, intervenções de Enfermagem e a relação entre conhecimento e prática na Enfermagem. Contudo, constatou-se acentuada diversidade entre os objetivos identificados, propostos pelos estudos analisados. A seguir, o Quadro1 contempla algumas das variáveis do estudo e os resultados até aqui apresentados, com a finalidade de melhor clarificá-los.

Nos resultados da pesquisa, fundamentalmente, foram ainda identificados alguns enfoques da prática clínica inseridos nas temáticas abordadas pelos diferentes autores dos artigos analisados, conforme apresentado no Quadro 2.

Assim, foram localizados 11 (onze) artigos que apresentavam enfoque na vinculação entre conhecimento científico e prática clínica; 03 (três) artigos atrelados à valorização da investigação associada à prática clínica como ferramenta para o cuidado de Enfermagem e 03 (três) artigos vinculados à prática clínica e diagnósticos de Enfermagem. Ainda foram identificados 02 (dois) artigos associados à prática clínica, abarcando aspectos psicossociais e educacionais, 02 (dois) artigos conectados à dificuldade em incorporar conhecimentos científicos à prática clínica, um artigo com enfoque no conhecimento atrelado à clínica como mecanismo de tomadas de decisão e um artigo vinculado à prática clínica como fonte para a investigação em Enfermagem.

A clínica, na concepção de campo de conhecimentos para a produção de saúde e cuidado, não foi abordada como temática central em nenhum dos artigos analisados, apresentando-se aparentemente como objeto secundário na produção das publicações nacionais de Enfermagem. Contudo, os resultados do estudo indicam que, apesar da diversidade das temáticas encontradas nas publicações brasileiras, existe a predominância de uma concepção que associa o conhecimento científico à prática clínica, apontando de maneira intrínseca a valorização da clínica para o trabalho do enfermeiro.

A análise dos dados permitiu a identificação de dois eixos que nortearam a produção de conhecimento da Enfermagem nas publicações nacionais sobre a temática clínica. Desse modo, suscitaram do estudo duas categorias que tratam da clínica como um instrumento atuante na construção de nexos entre a pesquisa e o cuidado em enfermagem. Essas categorias são apresentadas a seguir.

DISCUSSÃO

A pesquisa clínica proporcionando subsídios para o cuidado de Enfermagemo

A Prática Baseada em Evidências (PBE), referida nos artigos I, VI, VIII e IX, demonstra ser valorizada na construção de subsídios para o cuidado de Enfermagem. A PBE é um processo de descoberta, avaliação e aplicação de evidências científicas para o tratamento e gerenciamento da saúde(8). Assim, os estudos que adotam o método de pesquisa integrativa agregam conhecimentos previamente construídos e podem colaborar para consolidar saberes e oferecer elementos para a elaboração de intervenções de Enfermagem. Além disso, podem favorecer a incorporação e a aplicabilidade de práticas ainda pouco empreendidas na produção do cuidado.

A Enfermagem baseada em evidências enfatiza o uso de pesquisas para guiar as tomadas de decisão clínica e pode, desse modo, ser definida como o uso consciente, explícito e criterioso de informações derivadas de pesquisas(9). Contudo, os artigos X e XII mencionam a dificuldade de realizar tal incorporação aos cuidados de Enfermagem na prática cotidiana do enfermeiro.

Os estudantes de Enfermagem apresentam dificuldades em articular conteúdos teóricos com a aplicabilidade nas aulas práticas que, por consequência, podem trazer prejuízos futuros para a prática clínica(10). O vazio existente entre os conhecimentos produzidos pela ciência e sua aplicação na prática clínica da Enfermagem pode ser favorecido por uma série de fatores, como o insuficiente reconhecimento da importância de saberes decorrentes de pesquisas qualitativas(11).

De maneira semelhante, os artigos IV e VIII referiram a existência de dificuldades em conectar efetivamente determinados diagnósticos de Enfermagem à prática clínica. Assim, observa-se que, mesmo para aqueles conhecimentos reconhecidamente já consolidados e estabelecidos na produção de cuidados em Enfermagem, ainda existem fragilidades que indicam a necessidade de mais investigações para a consolidação de tecnologias de cuidado em Enfermagem.

A subjetividade, atrelada aos diversos aspectos que se constituem em fontes para o estabelecimento dos diagnósticos de Enfermagem, pode ser a principal origem das dificuldades encontradas pelos enfermeiros. Desse modo, as características definidoras podem ser confundidas e associadas a diagnósticos equivocados, visto que, geralmente, são poucas ou ausentes as evidências que apresentam uma maior concretude para a elaboração de um instrumento de coleta de dados (histórico de Enfermagem) consistente.

Entretanto, em virtude da sua identificação com as Ciências Sociais, a Enfermagem encontra na Hermenêutica – disciplina que lida com o significado profundo necessariamente escondido do sujeito, mas acessível à interpretação(12) – um valioso artifício para a compreensão dos processos subjetivantes. Do mesmo modo, a pesquisa qualitativa está relacionada aos significados que as pessoas atribuem às suas experiências do mundo social e à maneira como compreendem o mundo(13). Logo, a Enfermagem pode responder questões sobre condições distintas de saúde, doença e experiências de vida, por meio de diferentes desenhos qualitativos existentes(14).

Sob esse ponto de vista, a revisão integrativa é uma abordagem que favorece o conhecimento e a sistematização do conhecimento produzido, por meio do desenvolvimento de pesquisas ou aplicação na prática profissional(9). Dessa maneira, um estudo qualitativo que adote o método de pesquisa em questão pode colaborar para a aproximação entre teoria e prática de Enfermagem, pois poderá minimizar discrepâncias conceituais, além de contribuir para a condensação de saberes acerca de diferentes fenômenos biopsicossociais. Portanto, a revisão integrativa pode ser um caminho para a efetivação da prática baseada em evidências, na disciplina enfermagem.

O cuidado de Enfermagem oferecendo elementos para a pesquisa clínica

Através dos resultados do estudo, verificou-se que o artigo III aponta a dinamicidade do conhecimento em Enfermagem e, assim como o artigo V, considera a prática clínica como um instrumento de avaliação que subsidia tanto o cuidado quanto a pesquisa. Desse modo, compreende-se que as características peculiares relacionadas à integralidade e à contextualização do cuidado contribuem com importantes inquietações a serem respondidas pela pesquisa clínica em Enfermagem.

Os artigos V e XIV salientam a multidimensionalidade humana nas práticas clínicas, evidenciando a importância da conexão com os aspectos psicossociais que contemplam o processo de viver. Portanto, o cuidado de Enfermagem adquire uma competência política, social e cultural, contribuindo para que a pesquisa clínica em Enfermagem busque, na compreensão dos processos de adoecimento, identificações contextualizadas e aplicações de condutas mais resolutivas(2).

Entende-se que os diversos aspectos psicossociais que contextualizam os processos biológicos não devem ser ignorados, mas visualizados em uma estrutura horizontal, evitando que a relevância da materialidade do corpo seja minimizada. Assim, é necessária a compreensão das implicações entre a ciência e a técnica, o pensar e o fazer para que os mesmos, progressivamente, interpenetrem-se e mostrem-se capazes de solucionar problemas de qualquer natureza(15).

Contudo, o distanciamento da Enfermagem do modelo clínico pode ter fragilizado o campo teórico dos enfermeiros acerca da clínica como instrumental para a realização do processo trabalho da Enfermagem e, portanto, consistir em um aspecto que inibe a identificação de diversos elementos para a pesquisa clínica. Nesse sentido, pode ser necessário percorrer um caminho de construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades para que os enfermeiros sejam capazes de atuar com parâmetros de evidências consistentes e confiáveis. Assim, a qualidade da formação universitária, na graduação e na pós-graduação, e as oportunidades científicas da vida profissional podem ser determinantes(16).

Com base nas premissas elencadas, o artigo XIII aponta que o enfermeiro necessita apresentar e desenvolver competências para a identificação de evidências clínicas presentes em sua prática profissional. De maneira semelhante, o artigo VII reconhece que o conhecimento da clínica é importante para a instrumentalização dos profissionais nas tomadas de decisão em Enfermagem, colaborando na produção de saúde/cuidado. Para tanto, é fundamental o fortalecimento do conhecimento pautado na clínica para a realização de um cuidado efetivo e a identificação de elementos que norteiem as investigações em Enfermagem.

O desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil tem sido avaliado, principalmente, através de pesquisas clínicas, biomédicas e de saúde pública(17). Desse modo, a valorização da pesquisa clínica e a incorporação dos conhecimentos produzidos, no fazer do enfermeiro, podem contribuir nas inter-relações com a equipe multidisciplinar, minimizando disparidades atitudinais, e nas relações de poder no ambiente de trabalho.

Historicamente, o saber clínico propiciou uma reorganização do domínio hospitalar, na qual ocorreu uma tomada de poder pelo médico, impondo uma hierarquização injustificável(1). No entanto, ainda existem resquícios dessa herança de dominação e, então, as investigações em Enfermagem no campo da clínica podem contribuir para desmistificar uma manutenção de irreversibilidades de poder na equipe multidisciplinar. Assim, o conhecimento da clínica produzido e consumido pelas pesquisas em Enfermagem pode atuar como instrumento de valorização social.

CONCLUSÃO

Os objetivos propostos foram atingidos, uma vez que foi possível conhecer a produção de conhecimento da Enfermagem brasileira atrelada à temática da clínica, refletindo acerca das principais variáveis envolvidas no estudo e identificando dois eixos que nortearam as publicações nacionais: a pesquisa clínica, proporcionando subsídios para o cuidado de Enfermagem; e o cuidado de Enfermagem, oferecendo elementos para a pesquisa clínica. Tais informações demonstram que a clínica é concebida como um instrumento que atua na construção de nexos entre a pesquisa e o cuidado em Enfermagem, exercendo um constante movimento de construção e desconstrução de saberes e práticas.

A utilização da revisão integrativa como metodologia foi pertinente para o alcance do objetivo e a identificação de lacunas que apontam a necessidade de investigações com delineamentos que desenvolvam evidências referentes à temática pesquisada. Dessa forma, os estudos podem contribuir para a produção de pesquisas e conhecimentos em Enfermagem, proporcionando subsídios para a melhoria dos cuidados de Enfermagem, nos quais as práticas e saberes biológicos e não biológicos interagem.

Recebido: 16/03/2010

Aprovado: 14/08/2010

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  • Correspondência:
    Lenice Dutra de Sousa
    Av. Itália, 2111 - Bloco 18A - Apto. 103 - Bairro Trevo
    CEP 96203-000 - Rio Grande, RS, Brasil
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2011
    • Data do Fascículo
      Abr 2011

    Histórico

    • Recebido
      16 Mar 2010
    • Aceito
      14 Ago 2010
    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
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