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Efeitos da prece nos parâmetros vitais de pacientes com insuficiência renal crônica: ensaio clínico randomizado* * Extraído do trabalho de iniciação científica “Contribuições da prece sobre a hipertensão arterial, frequência cardíaca, respiratória e ansiedade de pessoas com IRC em tratamento de hemodiálise”, Universidade Federal de Alfenas, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Avaliar o efeito da prece sobre a pressão arterial, a frequência cardíaca e respiratória em paciente com insuficiência renal crônica e conhecer sua percepção a respeito da intervenção.

MÉTODO

Ensaio clínico controlado, randomizado, duplo cego com uma amostra de voluntários, randomizados em grupo intervenção (n=42) e grupo controle (n=37). Foram aplicados, por meio de entrevista, um questionário de características sociodemográficas, clínicas e espirituais e o Índice de Religiosidade da Universidade de Duke, além da mensuração da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória. A prece foi ministrada em três momentos diferentes, durantes semanas alternadas. Os dados qualitativos foram organizados e analisados por meio da Análise Temática.

RESULTADOS

A amostra totalizou 95 voluntários randomizados.Na análiseintragruposfoi observada uma redução estatisticamente significativa (P<0001) dos valores de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória em todas as análises das pessoas que receberam a prece. Aanálise qualitativa resultou nos temasA Prece em um “Lugar de Sofrimento” e Avaliação Positiva e nos subtemas Alívio do Sofrimento, Esperança de Superação, Enfrentamento do Tratamento Hemodialítico.

CONCLUSÃO

A prece reduziu os valores da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória de pacientes com insuficiência renal crônica e a avaliação dos voluntários em relação à intervenção foi positiva. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-2zv39y.

Descritores
Arterial; Insuficiência Renal; Espiritualidade; Cura pela Fé; Enfermagem Holística

Abstract

OBJECTIVE

To assess the effect of prayer on blood pressure, heart rate and respiratory rate in patients with chronic kidney disease and learn their perception of the intervention.

METHOD

A randomized controlledtrial, double blind with a sample of volunteers, randomized into an intervention group (n=42) and a control group (n=37). Questionnaires addressing socio-demographic, clinical and spiritual characteristics and the Duke University Religious Index were applied. Blood pressure, heart rate and respiratory rate were measured. The prayer was conducted at three different moments on alternating weeks. The qualitative data were organized and analyzed through Thematic Analysis.

RESULTS

The sample consisted of 95 randomized volunteers. In the intra-group analysis, a statistically significant reduction (P<0001) of blood pressure, heart rate and respiratory rate was observed in all evaluations of the people who were prayed for. The qualitative analysis resulted in the themes Prayer in a "Place of Suffering" and Positive Evaluation and in the sub-themes Relief from Suffering, Hope for Improvement, and Coping with Hemodialysis. CONCLUSIONPrayer reduced blood pressure, heart rate and respiratory rate in patients who suffer from chronic kidney disease, and the volunteers’ evaluation of the intervention was positive.BrazilianClinicalTrials Registry: RBR-2zv39y.

Descriptors
Arterial Pressure; Renal Insufficiency; Spirituality; Faith Healing; Holistic Nursing

Resumen

OBJETIVO

Evaluar el efecto de la plegaria sobre la presión arterial, la frecuencia cardiaca y respiratoria en paciente con insuficiencia renal crónica y conocer su percepción respecto de la intervención.

MÉTODO

Ensayo clínico controlado, randomizado, doble ciego con una muestra de voluntarios aleatorizados en grupo de intervención (n=42) y grupo control (n=37). Fueron aplicados, por medio de encuesta, un cuestionario de rasgos sociodemográficos, clínicos y espirituales y el Índice de Religiosidad de la Universidad de Duke, además de la medición de la presión arterial, frecuencia cardiaca y respiratoria. La plegaria fue impartida en tres momentos distintos, durante semanas alternadas. Los datos cualitativos fueron organizados y analizados mediante el Análisis Temático.

RESULTADOS

La muestra totalizó 95 voluntarios randomizados. En el análisis intragrupos se observó una reducción estadísticamente significativa (P<0001) de los valores de presión arterial, frecuencia cardiaca y respiratoria en todos los análisis de las personas que recibieron la plegaria. El análisis cualitativo resultó los temas La Plegaria en un “Lugar de Sufrimiento” y Evaluación Positiva y los subtemas Alivio del Sufrimiento, Esperanza de Superación, Enfrentamiento del Tratamiento Hemodialítico.

CONCLUSIÓN

La plegaria redujo los valores de la presión arterial, frecuencia cardiaca y respiratoria de paciente con insuficiencia renal crónica, y la evaluación de los voluntarios con relación a la intervención fue positiva. Registro Brasileño de Ensayos Clínicos: RBR-2zv39y.

Descriptores
Presión Arterial; Insuficiencia Renal; Espiritualidad; Enfermería; Curación por la Fé; Enfermería Holistica.

Introdução

A insuficiência renal crônica (IRC) é apontada, nos dias atuais, como um problema global de saúde pública e tem conquistado a atenção dos pesquisadores da área de saúde, visto que o aumento de sua prevalência tem sido relatado na literatura.A prevalência estimada é de 8% a 16% em todo o mundo, e a prevalência é elevada em países desenvolvidos e em desenvolvimento11. Meuwesen WP, du Plessis JM, Burger JR, Lubbe MS, Cockeran M. Prescribing patterns of non-steroidal anti-inflammatory drugs in chronic kidney disease patients in the South African private sector.Int J ClinPharm.2016;38(4):863-9.. É descrita como um dano no tecido renal e/ou pela perda gradativa da taxa de filtração glomerular (TFG) determinando que esta seja menor que 60 mL/min/1,73 m² em um espaço de tempo igual ou superior a 3meses22. Moreira DS, Vieira MR. Crianças em tratamento dialítico: a assistência pelo enfermeiro. Arq Ciênc Saúde.2010;17(1):27-34..

Uma das causas que podem levar ao desenvolvimento da IRC é a Hipertensão Arterial. Essas duas condições estão estreitamente relacionadas, uma vez que a doença renal pode ocasionar a hipertensão, e esta, por sua vez, pode causar a patologia renal33. Bortolotto LA. Hipertensão arterial e insuficiência renal crônica. Rev Bras Hipertens. 2008;15(3):152-5.. Quando a função renal se agrava surgem manifestações laboratoriais como desequilíbrios hidroeletrolíticos, metabólicos e hormonais e manifestações clínicas tais como anemia, anorexia e deficit de crescimento pondero-estatural22. Moreira DS, Vieira MR. Crianças em tratamento dialítico: a assistência pelo enfermeiro. Arq Ciênc Saúde.2010;17(1):27-34..

No estágio avançado da IRC, a principal forma de tratamento é a hemodiálise, cuja função é substituir ou auxiliar a função renal por meio de mecanismo extracorpóreo, que reproduz a filtração glomerular e se propõe a remover substâncias tóxicas e o excesso de líquido44. Karkar A. Modalities of hemodialysis: quality improvement.Saudi J Kidney Dis Transpl.2012;23(6):1145-61.. A hemodiálise objetiva a reversão dos sintomas urêmicos, bem como a redução das complicações que são inerentes ao próprio procedimento, comoa hipertensão, que por sua vez é caracterizada pela resistência vascular frente ao produto do débito cardíaco, comum aos pacientes que realizam a hemodiálise por um período de 4 horas55. Gabriel D, Martin L, Ramos D, Batistao S, Tomaz I, Calixto R, et al. Role of hypervolemia in hypertension of patients with chronic renal failure in hemodialysis. J Hypertens.2004;22:S159..

Muito embora o tratamento hemodiálitico aumente a expectativa de vida do paciente, na maioria das vezes, também acarreta prejuízos de ordem física, emocional, social e espiritual, uma vez que leva alimitações de locomoção, recreação, autonomia, entre outras. Portanto, é importante que a pessoa com IRC identifique sistemas de coping para que possa lidar não só com a doença e seu tratamento, mas também com suas consequências. Neste contexto, a espiritualidade desponta-se como um recurso interno que auxilia na aceitação da doença, impulsiona o contato social e incide até mesmo no processo de reabilitação, especialmente em situações críticas, como a IRC66. Lin CC,Han CY, Pan IJ. A qualitative approach of psychosocial adaptation process in patients undergoing long-term hemodialysis. Asian Nurs Res.2016;9(1):39-41.-77. Ramirez SP, Macêdo DS, Sales PM, Figueiredo SM, Daher EF, Araújo SM, et al. The relationship between religious coping, psychological distress and quality of life in hemodialysis patients. J. Psychosom Res.2012;72(2):129-35..

Ademais, a espiritualidade pode conduzir a perspectivas otimistas, capazes de, frequentemente, favorecer atitudes positivas que podem, por sua vez, serem percebidascomo um suporte terapêutico e um elemento importante no cuidado à pessoa88. Chaves ECL, Carvalho TP, Carvalho CC, Grasselli CSM, Lima RS, Terra FS, et al. Associação entre bem-estar espiritual e autoestima em pessoas com insuficiência renal crônica em hemodiálise. Psicol Reflex Crít.2015;28(4):737-43..

Uma importante experiência espiritual é a oração ou prece, neste estudo assumidas como sinônimos. Prece é originada do latim, prex, precis, e exprime pedidos, súplicas ou anseios99. Cabral JP. A prece revisitada: comemorando a obra inacabada de Marcel Mauss. Relig Soc.2009;29(2):13-28.. É uma atividade espiritual comumente utilizada pelos pacientes, que pode contribuir para o processo de transição de saúde-doença e suscita o bem-estar. A prece vai além de um mero recurso para proporcionar o coping religioso/espiritual, também promove a esperança, permitindo uma ligação com o sagrado e o transcendente1010. Esperandio MRG, Ladd KL. I heard the voice. I felt the presence”: prayer, health and implications for clinical practice. Religions.2015;6:670-85. DOI: 10.3390/rel6020670
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,além de contribuir para que as pessoas que a utilizam sintam-se mais fortes e seguras para enfrentar a enfermidade, a terapêutica e o âmbito em que se encontram1111. Carvalho CC, Chaves ECL, Iunes DH, Simão TP, Grasselli CSM, Braga CG. The effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients. Rev Esc Enferm USP.2014;48(4):684-90. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400016
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. Em um estudo1111. Carvalho CC, Chaves ECL, Iunes DH, Simão TP, Grasselli CSM, Braga CG. The effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients. Rev Esc Enferm USP.2014;48(4):684-90. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400016
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, ao aplicar a prece em pacientes em condições críticas de saúde, identificou-se que se trata de uma estratégia espiritual eficiente para reduzir a ansiedade durante o tratamento.

Desse modo, a realização de ações de dimensão espiritual, como a prece, pelos profissionais envolvidos na assistência à saúde, devem ser incentivada no processo de enfrentamento do adoecimento1212. Lepherd L. Spirituality: everyone has it, but what is it?Int J Nurs Pract. 2015;21(5):566-74., tendo em vista que o cuidado aos pacientes de forma a atender a todas suas necessidades, ou seja, o cuidado holístico, é muitas vezes estabelecido nos códigos de ética profissional e nas políticas de saúde1313. Simão TP, Caldeira S, Carvalho EC.The effect of prayer on patients’ health: systematic literature review. Religions.2016;7(1):11..No contexto da profissão enfermagem, a prece é vislumbrada como uma intervenção e um meio de suprir as carências espirituais da pessoa1414. McCloskey JC, Bulechek GM. Classificação das intervenções de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2013.. À vista disso, essa intervenção deve ser considerada nas diversas atividades realizadas pelos profissionais de saúde, especialmente o enfermeiro, durante a execução de suas práticas habituais, com a finalidade de propiciar vantagens ao tratamento convencional, além de prover a pessoa em sua espiritualidade1313. Simão TP, Caldeira S, Carvalho EC.The effect of prayer on patients’ health: systematic literature review. Religions.2016;7(1):11..

Conforme os resultados de estudo realizado1313. Simão TP, Caldeira S, Carvalho EC.The effect of prayer on patients’ health: systematic literature review. Religions.2016;7(1):11., o uso da oração no exercício clínico pode propiciar múltiplos efeitos benéficos, tais como diminuição da mortalidade em pacientes com infecções da corrente sanguínea, redução da ansiedade e depressão e melhor funcionamento físico.

Do cenário delineado, tendo em vista sua relevância para assistência à saúde e em face de seu caráter singular, este estudo teve o objetivo de avaliar o efeito da prece sobre a pressão arterial e sobre os parâmetros de frequência cardíaca e respiratória nos pacientes com IRC durante o tratamento hemodialítico. Adicionalmente, pretendeu-se conhecer as percepções dos pacientes em receber a prece como intervenção complementar durante a sessão de hemodiálise.

Método

O presente estudo consistiu em duas fases. A primeira corresponde a um ensaio clínico controlado, randomizado, duplo cego, e a segunda fase, a um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e transversal. Foi realizado em uma unidade de hemodiálise, anexa a um hospital filantrópico localizado no sul de Minas Gerais. Obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFAL-MG, sob o número de parecer 845.002 (CAAE nº 31109714.3.0000.5142) e obteve registro na Plataforma de Registro para Ensaios Clínicos - Rebec (RBR-2zv39y). Obteve-se a anuência dos voluntários por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para preservação do anonimato, foi atribuído como código de identificação a letra E seguida de numeração arábica.

Participantes da pesquisa

Os voluntários foram pessoas com IRC em tratamento de hemodiálise (HD), uma população de 160 pacientes. Os critérios de inclusão foram: presença de hipertensão arterial (HA) acima do valor de referência (≥140/90mmHg)1515. Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica [Internet]. Brasília; 2013 [citado 2015 abr. 17]. Disponível em: Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_doenca_cronica.pdf
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, idade igual ou superior a 18 anos, estar orientado no tempo, espaço e pessoa, além de possuir capacidade para se expressar verbalmente e desejar receber a prece. Os critérios de exclusão foram: pacientes que apresentavam surdez e/ou presença de limitações que comprometiam a fala.

Da população, 42 pacientes não atendiam ao critério de inclusão e 23 se recusaram a participar do estudo, portanto a amostra totalizou 95 voluntários randomizados em grupo intervenção (GI) (n=50) e grupo controle (GC) (n=45). Houve perda de seguimento de oito voluntários para cada grupo. Desse modo, o GI foi composto por 42 voluntários que receberam a intervenção prece e o GC por 37 voluntários (Figura 1).

Figura 1
Fluxograma adaptado do Consort1616. Schulz KF, Altman DG, Moher D; CONSORT Group. CONSORT 2010 statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. Obstet Gynecol. 2010;115(5):1063-70. - Alfenas, MG, Brasil 2016.

Instrumentos de coleta dados

Foi aplicado, por meio de entrevista, um questionário para avaliação das características sociodemográficas, religiosas e clínicas (tempo de tratamento e presença de comorbidade) e a escala Duke Religious Index (DUREL)para mensurar a religiosidade.

O DUREL é uma escala validada no cenário brasileiro1717. Lucchetti G, Granero Lucchetti AL, Peres MF, Leão FC, Moreira-Almeida A, Koenig HG. Validation of the Duke Religion Index: DUREL (Portuguese Version).J Relig Health.2012;51(2):579-86., que mensura três dimensões da religiosidade1818. Koenig H, Patterson G, Meador K. Religion Index for psychiatric research: a 5-item measure for use in health outcomes studies. Am J Psychiatry. 1997;154(1)885-6.:Organizacional (RO), Não Organizacional (RNO) e a Religiosidade Intrínseca (RI). As pontuações nas três dimensões devem ser analisadas separadamente1818. Koenig H, Patterson G, Meador K. Religion Index for psychiatric research: a 5-item measure for use in health outcomes studies. Am J Psychiatry. 1997;154(1)885-6.. Desse modo, para RO e RNO, escore menor que três caracteriza alta religiosidade; maior que três caracteriza baixa religiosidade. RI escore menor que 7,5 configura alta religiosidade e maior que 7,5 baixa religiosidade.

Aplicação da intervenção

Os participantes do GI receberam a intervenção, que consistiu na escuta da prece, oferecida conforme protocolo sugerido1111. Carvalho CC, Chaves ECL, Iunes DH, Simão TP, Grasselli CSM, Braga CG. The effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients. Rev Esc Enferm USP.2014;48(4):684-90. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400016
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: leitura de oração cristã de súplica, sem invocação de santos ou santidades, baseada no salmo 138,que fala da onisciência divina. A prece teve duração de 11 minutos e foi gravada em áudio, na voz de um músico com boa dicção e aplicada mediante um fone de ouvido com um protetor plástico.O paciente foi convidado a adotar uma posição confortável, com os olhos fechados, de forma a promover um momento de concentração. A prece foi oferecida três vezes para cada paciente, durantes semanas alternadas, no decorrer das sessões de HD e na presença do mesmo intervencionista em cada intervenção, que permaneceu ao lado do paciente.

Para os participantes do GC, que não receberam a prece, o intervencionista realizou apenas visita informal durante o mesmo tempo de duração da intervenção, uma conversa sobre o que o paciente desejasse falar.

Procedimento de avaliação

Para a avaliação clínica, procedeu-se à mensuração depressão arterial (PA), frequência cardíaca (FC) e frequência respiratória (FR). A aferição da PA e da FC seguiram as recomendações do Ministério da Saúde1515. Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica [Internet]. Brasília; 2013 [citado 2015 abr. 17]. Disponível em: Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_doenca_cronica.pdf
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,foram mensuradas por meio do esfigmomanômetro digital Omron (HEM 7200) devidamente validado1919. Belghazi J, Feghali RNEL, Moussalem T, Rejdych M, Asmar RG. Validation of four automatic devices for self-measurement of blood pressure according to the International Protocol of the European Society of Hypertension. Vasc Health Risk Manag. 2007;3(4):389-400., conforme recomenda a British Hypertension Society (BHS)2020. British Hypertension Society. Clinical Research Updates [Internet]. 2012 [cited 2016 Mar 07]. Available from: Available from: www.bhsoc.org/research/
www.bhsoc.org/research/...
. Foram assegurados no mínimo 20 minutos de repouso após o início da sessão de HD, o paciente permaneceu sentando, as costas apoiadas na poltrona em posição reclinada, os pés apoiados no descanso anatômico. A aferição foi realizada no membro livre da fístula arteriovenosa (FAV), que foi mantido no apoio de braço e permaneceu na altura da região cardíaca, com a palma da mão direcionada para cima e o cotovelo levemente fletido.

A FR foi mensurada por meio da palpação do tórax e da contagem dos movimentos respiratórios torácicos, sem que o paciente percebesse a intenção do examinador, durante o período de um minuto, utilizando-se de um relógio analógico2121. Wilkinson JM, Leuven KV. Fundamentos de enfermagem:teoria, conceitos e aplicações. São Paulo: Roca; 2010..

Foram realizadas duas sessões de avaliação para cada intervenção administrada. A primeira, aqui denominada de avaliação pré-intervenção, ocorreu no início da sessão de HD e foi precedida da aplicação da prece. Após 30 minutos da intervenção, os mesmos dados vitais foram reavaliados, o que constituiu a segunda sessão de avaliação, ou pós-avaliação.

Ressalta-se que tanto os pacientes do GI como os do GC receberam todas as avaliações, que mantiveram o mesmo rigor na técnica e na sequência da mensuração e o mesmo examinador. Ainda, o mascaramento do estudo foi mantido, uma vez que nem o estatístico nem o examinador conheciam a alocação dos pacientes nos grupos (GI e GC), dado conhecido somente pelo intervencionista que aplicou a prece.

A coleta de dados foi realizada no período de novembro de 2014 a fevereiro de 2015 e ao final os voluntários alocados no grupo GI, que receberam a prece, foram convidados a responder a uma entrevista, gravada em áudio por um gravador digital, norteada por um roteiro composto pelas seguintes questões: O que você pensa sobre a oração realizada durante a sessão de hemodiálise? Por quê?Com relação à oração que recebeu durante seu tratamento você tem algo a dizer? Dos 42 integrantes do grupo intervenção, 35 aceitaram gravar a entrevista, sete recusaram-se a participar desta etapa do estudo alegando cansaço pela sessão de hemodiálise.

Análise dos Resultados

Os resultados obtidos pela aplicação dos instrumentos e pela avaliação dos dados vitais foram tabulados em uma planilha eletrônica, com dupla digitação e validação. Para comparação entre os grupos GI e GC, os dados foram analisados por meio do SPSS software,versão 22.0. Foram utilizados os testes Qui-quadrado e de Mann-Whitney para duas amostras independentes, o Teste Exato de Fisher para confirmação da homogeneidade da amostra e o Teste de Wilcoxon emparelhado para comparação entre os resultados da pressão arterial, das frequências cardíaca e respiratória nos momentos pré e pós-intervenção. Considerou-se a significância de 5%. Foi adotado como referência um poder estatístico acima de 80%2222. Coutinho ESF, Cunha GM. Basic concepts in epidemiology and statistics for reading controlled clinical trials.Rev Bras Psiquiatr.2005;27(2):146-51.. Destaca-se que a variável pressão arterial diastólica(PAD) do presente estudo apontou um poder estatístico de 97%, o que indica a adequação da amostra para o delineamento empregado.

Os áudios obtidos por meio das entrevistas foram transcritos na íntegra, organizados e analisados por meio da Análise Temática (AT)2323. Braum V, Clarke V. Using thematic analysis in Psychology. Qual Res Psychol. 2006; 3(2):77-101..

AT é definida como um método para identificar, analisar e reportar padrões dentro dos dados, o que envolve o papel ativo do pesquisador na identificação e seleção dos padrões relevantes à questão de pesquisa. Esses padrões de resposta no conjunto de dados, que possuem relação como o objetivo da pesquisa, são assumidos como temas. Para a operacionalização da AT,propõe-se o desenvolvimento de seis fases: familiarizando com os dados; gerando os códigos iniciais; buscando temas; revisando os temas; definindo e nomeando os temas e produzindo o relatório da pesquisa. No presente estudo, foram seguidas todas as fases propostas por Braum e Clarke (2006) descritas anteriormente.

Resultados

A Tabela 1 mostra a distribuição dos indivíduos que compõem a amostra deste estudo segundo as características sociodemográficas, em que é possível constatar a homogeneidade dos grupos GI e GC nas variáveis sexo, idade, estado civil e ocupação. A média ± desvio padrão das idades dos participantes do GI variou entre 20 e78 anos (53,24 ± 14,42), e do GC variou entre 23 e 90 anos (60,70 ± 15,18).

Tabela 1
Caracterização da amostra, distribuída em GI (Grupo Intervenção) e GC (Grupo Controle), quanto ao perfil sociodemográfico - Alfenas, MG, Brasil, 2016.

A média ± desvio padrão do tempo de tratamento do GI variou entre 3meses e 16 anos (4,33 ± 4,53) e do GC variou entre 1 e 23 anos (6,16 ± 5,68). A Tabela 2 apresenta as características clínicas dos sujeitos de pesquisa, demonstrando homogeneidade em relação à presença de outra comorbidade associada ao IRC, com destaque para a presença de diabetes e hipertensão nos dois grupos. Em relação ao tempo de tratamento, o GI possuiu um maior número de sujeitos que começaram o tratamento há menos de 5anos.

Na Tabela 2 também são apresentadas as características religiosas e espirituais dos participantes do estudo, em que também é possível observar homogeneidade entre os grupos. Apesar de um paciente ter se declarado ateu e dois deles sem religião específica, aceitaram participar do estudo após serem esclarecidos sobre o tipo de intervenção que receberiam e foram incluídos na análise final dos resultados, uma vez que a variável “religião” não apresentou diferença estatisticamente significativa (p=0,0946) entre os grupos (Tabela 2).

Tabela 2
Perfil da amostra, distribuída em GI (Grupo Intervenção) e GC (Grupo Controle), quanto às características religiosas e espirituais - Alfenas, MG, Brasil, 2016.

No GI, dois (4,8%) participantes afirmaram não fazer nenhum tipo de oração e 40 (94,2%) a fazem, destes, 30 (71,4%) rezam diariamente, oito (19,0%) rezam mais de uma vez ao dia e dois (4,8%) rezam às vezes. No GC, dois (5,4%) não fazem nenhum tipo de oração e 35 (94,6%) fazem, dentre estes, 25 (71,4%) rezam diariamente, sete (20,0%) mais de uma vez ao dia e três (8,6%) às vezes. Apenas um indivíduo (2,4%) do GI afirmou participar de grupos de apoio espiritual. Em relação ao GC, quatro (10,8%) afirmaram participar de grupos de apoio e realizar algum tipo de tratamento espiritual.

Com relação à análise da religiosidade dos participantes, pela escala DUREL, pode-se constatar que a amostra foi homogênea (P>0,005) e apresentou elevado índice de religiosidade para as três dimensões (Religiosidade Organizacional, Religiosidade Não Organizacional e Religiosidade Intrínseca). No GI, o escore para RO foi de 2,78, para a RNO, de 2,1 e para a RI, 3,74. Para o GC, RO apresentou-se com valor de 3,19, RNO, de 2,3 e RI, de 4,78. Sendo assim, ambos os grupos apresentaram uma alta religiosidade, principalmente no que se refere ao aspecto de religiosidade intrínseca, relativo à busca de internalização e vivência plena da religiosidade: sentir a presença de Deus e se esforçar para viver a crença religiosa. O GC apresentou baixa religiosidade no que se refere à RO (escore > 3).

A partir dos resultados obtidos nas análisesintra e intergrupos (GI e GC),verificou-se que todos os sinais vitais avaliados no GI tiveram seus valores reduzidos após os três momentos de intervenção, o que foi estatisticamente significativo (P<0,001), indicando a eficácia da prece para redução da hipertensão (Tabela 3). Em relação ao GC, houve aumento dos valores dos sinais vitais avaliados no pós-intervenção, constatou-se que houve significância estatística na pressão arterial sistólica (PAS) e na FR (P<0,001) e houve similaridade na PAD e na FC. Entretanto, em referência à comparação dos sinais vitais entre os grupos, foi encontrada significância estatística nas variáveis FC e FR (Tabela 3).

Tabela 3
Comparação intra e intergrupos (GI e GC) das médias de pressão arterial diastólica (PAD), pressão arterial sistólica (PAS) frequência cardíaca (FC) e frequência respiratória (FR) - Alfenas, MG, Brasil, 2016

A organização e a análise dos depoimentos dos integrantes do GI sobre a prece como intervenção complementar resultou em dois grandes temas: A prece em um “lugar de sofrimento” e Avaliação Positiva, e em três subtemas: Alívio do Sofrimento, Esperança de Superação e Enfrentamento do Tratamento Hemodialítico.

Os temas, os subtemas e os fragmentos que os representam estão compilados no Quadro 1.

Quadro 1
Temas, subtemas e depoimentos dos voluntários de pesquisa do Grupo Intervenção (GI) sobre a prece como intervenção complementar- Alfenas, MG, Brasil, 2016.

Discussão

Para a pessoa com doença renal crônica, a hemodiálise pode ser uma árdua experiência, percebida e manifestada de forma intensa e que resulta em alterações hemodinâmicas decorrentes de todo o processo de circulação extracorpórea,portanto, requer do profissional de enfermagem uma monitorização e avaliação rigorosa dos parâmetros de sinais vitais antes, durante e após o tratamento2424. Santana SS, Fontenelle T, Magalhães LM. Assistência de enfermagem prestada aos pacientes em tratamento hemodialítico nas unidades de nefrologia. RevCient ITPAC [Internet]. 2013 [citado 2016 jun. 13];6(3). Disponível em: Disponível em: http://www.itpac.br/arquivos/Revista/63/5.pdf
http://www.itpac.br/arquivos/Revista/63/...
.

Nessa perspectiva, é estabelecido um difícil processo de adaptação e torna-se necessário que o indivíduo mobilize recursos para lidar com o problema renal e com todas as modificações que acompanham o tratamento2525. Gerogianni S, Babatsikou F, Gerogianni G, Grapsa E, Vasilopoulos G, Zyga S, et al. ‘Concerns of patients on dialysis: a research study’. Health Sci J. 2014;8(4):423-37.. Diante desse contexto, a prece destaca-se como um recurso capaz de suscitar o coping religioso/espiritual, promover a esperança, além de contribuir para que as pessoas que a utilizam sintam-se mais fortes e seguras para enfrentar a enfermidade, a terapêutica e o âmbito em que se encontram. Ademais pode ser considerada como uma prática complementar ao tratamento1010. Esperandio MRG, Ladd KL. I heard the voice. I felt the presence”: prayer, health and implications for clinical practice. Religions.2015;6:670-85. DOI: 10.3390/rel6020670
https://doi.org/10.3390/rel6020670...
-1111. Carvalho CC, Chaves ECL, Iunes DH, Simão TP, Grasselli CSM, Braga CG. The effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients. Rev Esc Enferm USP.2014;48(4):684-90. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400016
http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342014...
.

Neste estudo, a análise intergrupos demonstrou uma redução estatisticamente significativa apenas nos valor da frequência cardíaca (p=0,027) e respiratória (P<0,001) no grupo intervenção depois de receber a prece.Contudo, na análise intragrupos, foi possível observar que, na comparação das avaliações pré e pós-intervenção, os pacientes que receberam a prece tiveram uma redução estatisticamente significativa (P<0,001) de todos os parâmetros de sinais vitais avaliados, enquanto aqueles que não a receberam tiveram um aumento, com destaque para a pressão arterial sistólica e frequência respiratória, cujo aumento foi estatisticamente significativo (P<0,001). Esse resultado corrobora estudo1111. Carvalho CC, Chaves ECL, Iunes DH, Simão TP, Grasselli CSM, Braga CG. The effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients. Rev Esc Enferm USP.2014;48(4):684-90. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400016
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, cujo objetivo era avaliar o efeito da prece sobre a ansiedade de pacientes com câncer em quimioterapia, em que também foi observada uma redução significativa na frequência respiratória e na pressão arterial dos pacientes que receberam a prece. Outro trabalho2626. Lindberg DA. Integrative review of research related to meditation, spirituality, and the elderly. Geriatr Nurs. 2005;26(6):372-7., ao realizar uma revisão integrativa da literatura, o autor descreveu que pacientes que se dedicam à religiosidade possuem uma diminuição dos valores da frequência cardíaca e respiratória e da pressão arterial. Logo, é possível inferir que, ao auxiliar na redução dos sinais vitais analisados, a prece pode ser considerada uma prática complementar ao tratamento convencional, visto que atua na redução de catecolaminas, que causam a elevação dos índices pressóricos2626. Lindberg DA. Integrative review of research related to meditation, spirituality, and the elderly. Geriatr Nurs. 2005;26(6):372-7..

Assim, acredita-se que a prece pode ser considerada uma relevante prática para estabilizar os sinais vitais em casos de doenças e em pessoas saudáveis, como foi constatado em estudo que, ao aplicar a oração da Ave-Maria em uma amostra de 23 adultos saudáveis, observou melhora dos padrões da função cardíaca e redução do ritmo respiratório2727. Bernardi L, Sleight P, Bandinelli G, Cencetti S, Fattorini L, Wdowczyc-Szulc J, et al. Effect of rosary prayer and yoga mantras on autonomic cardiovascular rhythms: comparative study. BMJ.2001;323(7327):1446-9..

Os achados resultantes da fase experimental deste estudo são corroborados pelos depoimentos dos voluntários. Em face da doença, os participantes caracterizam a hemodiálise como obstáculo no curso de sua vida e se posicionam no contexto de um tratamento complexo que gera sofrimento. Ao analisar as expressões produzidas, as frases significativas, as lágrimas e o tom de voz dos entrevistados, foi possível perceber que a visão em relação ao local da hemodiálise transcende a concepção física, sendo um “lugar” que proporciona sentimentos de solidão, isolamento e melancolia.

Associada à esperança, a espiritualidade é um recurso capaz decontribuir para o enfrentamento de doenças que causam diversas alterações e sofrimento ao ser humano e deve ser encorajada pelos profissionais na assistência ao paciente em tratamento hemodialítico2828. Ottaviani AC, Souza EN, Drago NC, Mendiondo MSZ, Pavarini SCI, Orlandi FS. Hope and spirituality among patients with chronic kidney disease undergoing hemodialysis: a correlational study. Rev Latino Am Enfermagem. 2014;22(2):248-54.. Durante as entrevistas, muitos alegaram que a intervenção proporcionou momentos de reflexão sobre a sua vida, o futuro e as possibilidades do restabelecimento do seu estado de saúde.

A hemodiálise estabelece lacunas na dinâmica de vida dos indivíduos e determina adequações a novas rotinas e comportamentos, o que demanda sacrifícios e abdicações, e pode levar a transtornos, exaustão e estresse77. Ramirez SP, Macêdo DS, Sales PM, Figueiredo SM, Daher EF, Araújo SM, et al. The relationship between religious coping, psychological distress and quality of life in hemodialysis patients. J. Psychosom Res.2012;72(2):129-35.. Talvez por isso muitos indivíduos descrevem a espiritualidade como uma força que impulsiona suas vidas e fomenta a esperança para superação das situações difíceis derivadas da IRC e do tratamento hemodialítico.

Dessa forma, a inclusão de práticas espiritualizadas na assistência à saúde pode amplificar os recursos disponíveis ao conforto do indivíduo, favorecendo-o com os benefícios da interação entre o corpo e o espírito. À vista disso, a prece pode ser considerada uma possibilidade de cuidado espiritual, capaz de proporcionar efeitos positivos ao tratamento das pessoas comIRC88. Chaves ECL, Carvalho TP, Carvalho CC, Grasselli CSM, Lima RS, Terra FS, et al. Associação entre bem-estar espiritual e autoestima em pessoas com insuficiência renal crônica em hemodiálise. Psicol Reflex Crít.2015;28(4):737-43.

9. Cabral JP. A prece revisitada: comemorando a obra inacabada de Marcel Mauss. Relig Soc.2009;29(2):13-28.

10. Esperandio MRG, Ladd KL. I heard the voice. I felt the presence”: prayer, health and implications for clinical practice. Religions.2015;6:670-85. DOI: 10.3390/rel6020670
https://doi.org/10.3390/rel6020670...
-1111. Carvalho CC, Chaves ECL, Iunes DH, Simão TP, Grasselli CSM, Braga CG. The effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients. Rev Esc Enferm USP.2014;48(4):684-90. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000400016
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Por fim, é possível inferir que os resultados deste estudo apresentam relevância para a prática clínica, uma vez que apresentam evidências científicas acerca da prece e possibilidade de aplicabilidade pelo enfermeiro no cuidado ao paciente em hemodiálise, levando em conta os anseios e a dimensão espiritual deste.

Possivelmente, o elevado índice de religiosidade da amostra serviu de limitação para o estudo. Além disso, algumas particularidades do GI, tais como maior escolaridade, melhor renda familiar e menor tempo de tratamento podem também ser consideradas vieses.Portanto, sugerem-se novas investigações, em pessoas com diferentes aspectos religiosos/espirituais.

Conclusão

Os resultados das três avaliações antes e depois da intervenção permitem afirmar que a prece apresentou efeito satisfatório nos pacientes em tratamento de hemodiálise. Observou-se que a prece foi eficaz na redução nos valores da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória no grupo de pacientes estudado.

Ademais, foi possível compreender que as pessoas com IRC em tratamento hemodialítico percebem a prece como intervenção complementar de aspecto positivo, capaz de proporcionar alívio do sofrimento a que estão sujeitos pelo processo de adoecimento.

A equipe de enfermagem pode aplicar a prece como uma ferramenta, um método para oferecer apoio espiritual ao paciente, de forma a satisfazer às necessidades voltadas à espiritualidade, inclusive para auxiliar o paciente no enfrentamento da doença, no tratamento, na ansiedade e na mudança de estilo de vida provocada pela hemodiálise.

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    Extraído do trabalho de iniciação científica “Contribuições da prece sobre a hipertensão arterial, frequência cardíaca, respiratória e ansiedade de pessoas com IRC em tratamento de hemodiálise”, Universidade Federal de Alfenas, 2016.
  • Apoio financeiro

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Educação, Programa de Educação Tutorial (MEC/PET).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017

Histórico

  • Recebido
    07 Jul 2016
  • Aceito
    21 Mar 2017
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