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Doutorado Interinstitucional Internacional em Enfermagem: experiência exitosa entre Brasil e Chile

A colaboração entre Universidades é estratégia fundamental para a formação e aperfeiçoamento de pesquisadores e desenvolvimento da ciência, que requer ousadia e atmosfera de confiança e suporte mútuos.

A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP, alinhada a essa compreensão, propôs-se a atender à solicitação da Escola de Enfermagem da Pontifícia Universidad Católica de Chile - EEPUC e responsabilizar-se pela formação, no âmbito do doutorado, de enfermeiras chilenas. Dessa iniciativa resultou a proposta do Programa de Doutorado Interinstitucional - DINTER Internacional EEUSP/PUC-Chile.

A proposta pioneira no Brasil e na USP induziu a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) a propor o Edital 013/2011 sobre o DINTER Internacional. O DINTER Internacional EEUSP/EEPUC-Chile foi iniciado na EEUSP, no ano de 2012, com objetivos de construir conhecimento em diferentes níveis de atenção à saúde a partir de estudos sistemáticos e investigações cientificas, formar recursos humanos capazes de detectar problemas e proporcionar soluções cientificamente embasadas, formar massa crítica de profissionais criativos e inovadores e criar ambiente de internacionalização que favoreça a investigação multicêntrica, colaborativa e em rede.

O DINTER Internacional EEUSP/EEPUC-Chile foi coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da USP (PROESA) e contou com a participação de três programas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento de Enfermagem (PPGEn). A proposta envolveu a cooperação de docentes e disciplinas da saúde do adulto, saúde da mulher, saúde coletiva e do gerenciamento em enfermagem.

Os desafios para o desenvolvimento de um DINTER Internacional foram diversos. Mas a cooperação e confiança mútuas permitiram a superação das dificuldades próprias de uma iniciativa pioneira.

A comunicação, pela diferença de idioma, cultura e distância exigiu organização, versatilidade, tolerância e persistência nas ações por parte de docentes, discentes e funcionários administrativos. As alunas submeteram-se a testes de proficiência em português e inglês. As atividades acadêmicas realizaram-se no Brasil e no Chile, e as teses foram redigidas em espanhol. O Programa seguiu todas a normas da Pós-Graduação da USP, visando manter a qualidade da formação.

O DINTER Internacional não contou com apoio financeiro da CAPES, e os custos do projeto foram de responsabilidade exclusiva da Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira e das alunas. Docentes, orientadores e funcionários da USP e da EEPUC não foram remunerados especificamente para essa atividade. No entanto, a USP ofereceu toda a infraestrutura física e material e o recurso humano necessário para as atividades no Brasil.

Os desafios foram vencidos e os benefícios gerados, de grande importância. Foram tituladas nove doutoras em Ciências, cujo conhecimento produzido a partir das teses foi disseminado por meio de artigos científicos e trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais fundamentais. O DINTER propiciará à enfermagem chilena o alcance de um dos objetivos da EEPUC, que é organizar programa de doutorado independente e aumentar a produção de estudos cientificamente significativos para a saúde e enfermagem. Tais produtos, certamente, contribuirão para fortalecer a pesquisa de enfermagem no Chile e na América Latina.

As teses do DINTER Internacional envolveram temáticas desafiadoras para a assistência em saúde, como os limites e as potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, o abandono precoce do aleitamento por adolescentes, a promoção do contato precoce pai-filho no nascimento e a experiência do homem na primeira paternidade11. Martínez-Santana DC. Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2018.)- (44. Márquez-Doren FA. Significados y participación social del hombre chileno al transformarse en padre por primera vez [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2016..

Demandas urgentes sobre competências interpessoais dos profissionais em saúde foram analisadas em estudo que construiu uma escala para medir a percepção de pacientes sobre comportamentos profissionais que expressam calor humano e em pesquisa sobre os intercâmbios sociais e suas relações com liderança, clima e satisfação dos profissionais de equipes interprofissionais no contexto hospitalar54. Quiroz-Espinoza PA. Satisfacción en equipos interprofesionales: relaciones interpersonales, liderazgo transformacional y clima de equipos en un hospital de Santiago, Chile: un estudio de métodos mixtos [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2016.)- (77. Lagos-Sánchez, Z. Escala Calidez de Enfermagem (ECAE): construção e validação [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017..

Fatores protetores e agravantes de vida e complicação durante transporte de vítimas de pacientes para unidades intensivas e qualidade de vida foram explorados no contexto de mulheres com prolapso de órgão pélvico e no exercício docente88. Carrillo-Berrera MJ. Deterioração fisiopatológico e mortalidade de pacientes críticos adultos submetidos a traslado inter hospitalar por unidades móveis do Serviço de Atenção Médica de Urgência da área metropolitana, Santiago de Chile [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.)- (99. Flores Espinoza CC. Qualidade de vida das mulheres com prolapso de órgão pélvico após de tratamento cirúrgico [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017..

Essa experiência exitosa serviu de modelo para a CAPES criar o Programa de DINTER Internacional e de modelo e inspiração para a criação de diversos DINTER no Brasil com diferentes países da América Latina, inclusive em outras áreas de conhecimento. Tal investida poderá, ainda, servir de modelo para a elaboração de projetos de unificação na formação de profissionais para a pesquisa na América Latina, que apresenta desigualdades significativas nos requisitos e produtos para a obtenção de título de doutor em ciências. O fortalecimento da pesquisa em enfermagem regional contribuirá para melhorar o cuidado à saúde da população do América do Sul.

O DINTER EEUSP/PUC-Chile contou com a parceria entre duas universidades de excelência e adensamento em cooperação internacional. A PUC-Chile tem se mantido como primeira ou segunda melhor universidade da América Latina, e a parceria formal e prolongada com essa IES permitiu aos docentes, alunas e IES envolvidas fortalecer a experiência de trabalho em grupos internacionais, intercambiar experiências pedagógicas, de métodos e referenciais de investigação, além de exercitar a sensibilidade cultural, valor que vem sendo perseguido pelas sociedades modernas.

Como produtos, a proposta previu a formação de rede de investigação entre as IES, com possibilidade de expansão para outras Instituições de Ensino Superior do Brasil e da América Latina, e doutorado conjunto com a PUC-Chile a ser implementado no futuro. Como primeiro grande desdobramento da experiência DINTER Internacional para a EEUSP, foi aprovada em 2017 a cooperação entre a EEUSP e a Escola de Enfermagem da Universidad de Los Andes - Chile para a formação de doutores, seguindo o mesmo modelo e objetivos adotados no DINTER EEUSP/EEPUC-Chile, confirmando o êxito dessa experiência.

REFERENCES

  • 1
    Martínez-Santana DC. Limites e potencialidades da formação profissional para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2018.
  • 2
    Núñez-Hernández MI. Abandono do aleitamento materno exclusivo em mães adolescentes: estudo de coorte [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.
  • 3
    Uribe-Torres C. Pesquisa-ação: intervenção educativa para a promoção do contato precoce pai-filho no contexto do nascimento [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.
  • 4
    Márquez-Doren FA. Significados y participación social del hombre chileno al transformarse en padre por primera vez [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2016.
  • 4
    Quiroz-Espinoza PA. Satisfacción en equipos interprofesionales: relaciones interpersonales, liderazgo transformacional y clima de equipos en un hospital de Santiago, Chile: un estudio de métodos mixtos [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2016.
  • 6
    Giordano-Parra DR. Qualidade de vida: percepção de enfermeiros docentes [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.
  • 7
    Lagos-Sánchez, Z. Escala Calidez de Enfermagem (ECAE): construção e validação [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.
  • 8
    Carrillo-Berrera MJ. Deterioração fisiopatológico e mortalidade de pacientes críticos adultos submetidos a traslado inter hospitalar por unidades móveis do Serviço de Atenção Médica de Urgência da área metropolitana, Santiago de Chile [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.
  • 9
    Flores Espinoza CC. Qualidade de vida das mulheres com prolapso de órgão pélvico após de tratamento cirúrgico [tese doutorado]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2017.
  • Agradecemos a todos que participaram, deram suporte e autorizaram essa iniciativa: alunas, docentes, funcionários administrativos, coordenadores dos Programas, a EEUSP, a EEPUC-Chile, a Agência de Cooperação Internacional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e a CAPES.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Jul 2019
  • Data do Fascículo
    2019
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