Acessibilidade / Reportar erro

Formação e avaliação da competência profissional em enfermagem pediátrica: perspectiva de docentes universitários* * Extraído da dissertação: “Formação e avaliação de competência profissional em enfermagem pediátrica: perspectivas de docentes universitários”, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a formação e a avaliação de competência profissional para atuar na área de enfermagem pediátrica, a partir das concepções e experiências de docentes universitários.

Método:

Estudo de cunho qualitativo, realizado com docentes de enfermagem pediátrica de seis cursos de graduação públicos do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados pelo método de Análise de Conteúdo.

Resultados:

Participaram 16 docentes. Emergiram cinco principais temas: definição de competência, atributos para atuar com crianças, avanços na formação de competência profissional, desafios para viabilizar a formação de competência pediátrica e métodos e instrumentos para a avaliação da aquisição de competência para atuar na área de enfermagem pediátrica.

Conclusão:

Os achados deste estudo apontam a importância da abordagem equilibrada das dimensões cognitivas, psicomotoras e afetivas na formação e avaliação da competência profissional em enfermagem pediátrica, como também a ampliação da valorização curricular desta área de conhecimento e prática.

DESCRITORES:
Enfermagem Pediátrica; Educação em Enfermagem; Educação Baseada em Competências; Avaliação Educacional

ABSTRACT

Objective:

To analyze the training and evaluation of professional competency to work in the area of pediatric nursing based on the conceptions and experiences of university professors.

Method:

A qualitative study conducted with pediatric nursing professors from six public undergraduate courses in the state of São Paulo, Brazil. The data were collected by semi-structured interview and analyzed by the Content Analysis method.

Results:

Sixteen professors participated. Five main themes emerged: competency definition, attributes to act with children, advances in the training of professional competency, challenges to enable training pediatric competency, and methods and instruments for evaluating competency acquisition to work in the area of pediatric nursing.

Conclusion:

The findings of this study point to the importance of a balanced approach in the cognitive, psychomotor and affective dimensions in training and evaluating professional competency in pediatric nursing, as well as extending the curricular valorization of this area of knowledge and practice.

DESCRIPTORS:
Pediatric Nursing; Education, Nursing; Competency-Based Education; Educational Measurement

RESUMEN

Objetivo:

Analizar la formación y evaluación de la competencia profesional para actuar en el área de enfermería pediátrica, desde las concepciones y experiencias de docentes universitarios.

Método:

Estudio de cuño cualitativo, realizado con docentes de enfermería pediátrica de seis carreras universitarias públicas del Estado de São Paulo, Brasil. Se recogieron los datos mediante entrevista semiestructurada y estos fueron analizados por el método de Análisis de Contenido.

Resultados:

Participaron 16 docentes. Surgieron cinco temas principales: definición de competencia, atributos para actuar con niños, avances en la formación de competencia profesional, retos para viabilizar la formación de competencia pediátrica y métodos e instrumentos para la evaluación de la adquisición de competencia para actuar en el área de enfermería pediátrica.

Conclusión:

Los hallazgos de este estudio señalan la importancia del abordaje equilibrado de las dimensiones cognitivas, psicomotoras y afectivas en la formación y evaluación de la competencia profesional en enfermería pediátrica, así como la ampliación de la valorización curricular de esta área de conocimiento y práctica.

DESCRIPTORES:
Enfermería Pediátrica; Educación en Enfermería; Educación Basada en Competencias; Evaluación Educacional

INTRODUÇÃO

Na atualidade, caracterizada por uma sociedade cada vez mais complexa, necessita-se, no âmbito da enfermagem, de profissionais capazes de adquirir e processar informações, resolver problemas, tomar decisões, por meio da formação de competências que favoreçam essa perspectiva11. Itatani T, Nagata K, Yanagihara K, Tabuchi N. Content analysis of student essays after attending a problem-based learning course: facilitating the development of critical thinking and communication skills in japanese nursing students. Healthcare (Basel). 2017;5(3): E47. DOI: 10.3390/healthcare5030047
https://doi.org/10.3390/healthcare503004...
.

Entende-se que, no processo de ensino e aprendizagem que possibilita a formação desse perfil de competência profissional, o docente de enfermagem deva ampliar seu envolvimento no âmbito educacional e, em postura crítica sobre o ensinar, considerar e relacionar as diversas mudanças que ocorrem tanto na prática docente quanto na enfermagem, bem como respeitar os estudantes na sua autonomia como agentes da própria aprendizagem22. Oliveira SNO, Bernardi MC, Prado MLP, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-96.

Em contrapartida, o que se tem observado é que docentes de enfermagem adotam em suas práticas de ensino a forma como vivenciaram a sua própria formação, como reflexo de um processo tradicional de educação vertical e acrítica, apoiada na transmissão de conhecimentos previamente estabelecidos, desconsiderando as diferentes dimensões da competência profissional a ser formada33. Lopes RE, Silva AC, Nóbrega-Therrien SM. Formação reflexiva no ensino da enfermagem: discussão à luz de Schön. Cad Pes. 2015;22(1):47-58. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v22...
e, ainda, valorizam sistemas avaliativos voltados apenas à quantificação desses conhecimentos retidos pelo estudante44. Cardoso D, Santos E, Cardoso ML, Oliveira CR, Rodrigues MA, Apóstolo J. Instruments for measuring undergraduate nursing students' knowledge, attitudes and skills in evidence-based practice: a systematic review protocol. JBI Database System Rev Implement Rep. 2017;15(8):1979-1986. DOI: 10.11124/JBISRIR-2016-003218
https://doi.org/10.11124/JBISRIR-2016-00...
.

Como alternativa para superar os modelos tradicionais de formação profissional em saúde, propõe-se a orientada por competência dialógica, que, por meio de abordagem integradora e ativa do processo ensino-aprendizagem, busca promover a aprendizagem significativa dos estudantes, ponderando tanto os padrões científicos de conhecimentos e habilidades quanto as singularidades das situações de trabalho e dos sujeitos envolvidos na ação educativa, ressignificando valores e atitudes, como: flexibilidade, criatividade, trabalho em equipe, envolvimento, ética e responsabilidade social55. Chirelli MQ, Pio DAM, Soares MOM. Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didactica [Internet]. 2016 [citado 2018 mar. 14];8(3):109-23. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4380/3956
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/artic...
.

A inquietação ocasionada pela dicotomia daquilo que se almeja para a formação e avaliação de competência profissional na enfermagem e o que de fato se vivencia66. Rangel RF, Backes DS, Ilha S, Siqueira HCH, Martins FDP, Zamberlan C. Comprehensive care: meanings for teachers and nursing students. Rev Rene [Internet]. 2017 [citado 2018 mar. 14];18(1):43-50. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/18866/29599
http://www.periodicos.ufc.br/rene/articl...
pode se estender para o universo do ensino em enfermagem pediátrica, especialmente, quando o que se almeja é desenvolver a competência necessária para a integralidade do cuidado infantil77. Cursino EG, Fujimori E, Gaíva MA. Comprehensiveness in child healthcare teaching in undergraduate nursing: perspective of teachers. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):110-7. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100014
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400...
.

Pressupõe-se que, apesar dos avanços das políticas e práticas educacionais e do conhecimento científico existente na área da enfermagem pediátrica, a formação e a avaliação da aquisição da competência para nela atuar ainda se mantêm fundamentadas no modelo tradicional, não atentando para a abordagem das diferentes dimensões da competência a ser formada.

Justifica-se, assim, a importância desta investigação, objetivando analisar a formação e a avaliação de competência profissional para atuar na área de enfermagem pediátrica, a partir das concepções e experiências de docentes universitários, com vistas a obter subsídios para contribuir para a necessária formação crítica, coerente e transformadora da realidade da infância brasileira.

MÉTODO

TIPO DE ESTUDO

Trata-se de estudo de abordagem qualitativa88. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014.

CENÁRIO

Os participantes foram 16 docentes, de seis instituições públicas com cursos de graduação em enfermagem, atuando na formação do estudante em enfermagem junto a crianças. Atualmente, existem 13 cursos públicos de graduação em enfermagem no estado de São Paulo, Brasil, porém não se pôde contar com a participação de docentes de sete deles, ou por não concordarem em participar, ou por falta de condições de suas instituições de origem para viabilizar a pesquisa. Registra-se ainda que o número de participantes deste estudo foi delimitado, em última instância, quando se detectou a suficiência do material coletado para atingir o objetivo estabelecido. Assim, optou-se por constituir amostra intencional daqueles que pudessem contribuir, em quantidade e intensidade, com informações pertinentes às variadas dimensões do fenômeno em estudo, buscando contemplar convergências e divergências sobre as concepções e experiências a serem estudadas99. Minayo MCS. Sampling and saturation in qualitative research: consensuses and controversies. Rev Pesq Qualit [Internet] 2017[cited 2018 Mar 15];5(7):1-12. Available from: http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php...
.

COLETA DE DADOS

Os dados foram apreendidos por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas, realizadas no período de maio a dezembro de 2016, seguindo roteiro previamente estipulado, com questões norteadoras88. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014, voltadas à caracterização dos participantes e para atender aos objetivos visados, a partir da seguinte proposição: discorra sobre o processo de ensino para o desenvolvimento de competência profissional para atuar na enfermagem pediátrica.

Depois dos devidos esclarecimentos sobre a pesquisa aos participantes, as entrevistas foram agendadas previamente, realizadas via Skype, por comunicação falada e visual, em tempo real, gravadas pelo Free Video Call Recorder for Skype, de acordo com a disponibilidade de cada participante, sem interferir no andamento institucional. Optou-se por essa estratégia de coleta de dados pela distância física entre os municípios de residência da pesquisadora e das instituições dos entrevistados. O tempo das entrevistas foi de, aproximadamente, 40 minutos. Destaca-se que a entrevistadora foi uma das autoras, enfermeira, com mestrado em saúde da criança, doutorado em enfermagem em andamento na época, docente em curso de graduação em enfermagem e que já possuía experiência consistente nesse tipo de coleta de dados. Ao final de cada entrevista, a pesquisadora repassou a gravação para os participantes, para que estas pudessem comentá-las ou corrigi-las, validando assim seus depoimentos.

ANÁLISE E TRATAMENTO DOS DADOS

A análise do material obtido foi baseada em princípios da proposta de interpretação qualitativa de dados, denominada Análise de Conteúdo e, entre as vertentes de Análise de Conteúdo, realizou-se a Análise Temática88. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014. Foram seguidas as três etapas para a operacionalização dos dados qualitativos, com a contribuição de três das autoras: após transcrição dos depoimentos na íntegra, na primeira etapa - Pré-análise -, foi realizada a sua leitura flutuante, tanto no sentido vertical (cada depoimento) quanto horizontal (entre os depoimentos), buscando levantar hipóteses sobre o objeto em estudo; na segunda etapa - Exploração do Material -, houve a definição das categorias temáticas e a identificação das unidades de registro (unidades de significação correspondentes aos recortes de conteúdo dos depoimentos, tidas como unidades-base, visando à categorização) e das unidades de contexto nos documentos (núcleos de sentido para codificar as unidades de registro, a fim de compreender as significações exatas) (Quadro 1).

Quadro 1
Relação das categorias temáticas, unidades de contexto e unidades de registro obtidas da análise dos depoimentos.

Na terceira etapa - Tratamento dos Dados e Interpretação, por meio de intuição, análise reflexiva e crítica -, realizou-se a interpretação inferencial, especialmente buscando o conteúdo latente nos depoimentos88. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014, analisando-os com base nos pressupostos da formação de competência profissional, segundo Philippe Perrenoud22. Oliveira SNO, Bernardi MC, Prado MLP, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-96

3. Lopes RE, Silva AC, Nóbrega-Therrien SM. Formação reflexiva no ensino da enfermagem: discussão à luz de Schön. Cad Pes. 2015;22(1):47-58. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58
http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v22...

4. Cardoso D, Santos E, Cardoso ML, Oliveira CR, Rodrigues MA, Apóstolo J. Instruments for measuring undergraduate nursing students' knowledge, attitudes and skills in evidence-based practice: a systematic review protocol. JBI Database System Rev Implement Rep. 2017;15(8):1979-1986. DOI: 10.11124/JBISRIR-2016-003218
https://doi.org/10.11124/JBISRIR-2016-00...
-55. Chirelli MQ, Pio DAM, Soares MOM. Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didactica [Internet]. 2016 [citado 2018 mar. 14];8(3):109-23. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4380/3956
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/artic...
) e a integralidade do cuidado infantil66. Rangel RF, Backes DS, Ilha S, Siqueira HCH, Martins FDP, Zamberlan C. Comprehensive care: meanings for teachers and nursing students. Rev Rene [Internet]. 2017 [citado 2018 mar. 14];18(1):43-50. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/18866/29599
http://www.periodicos.ufc.br/rene/articl...
.

ASPECTOS ÉTICOS

Este estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa local, cumprindo as exigências da Resolução n. 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta as normas para a realização de pesquisas que envolvem seres humanos, Parecer n. 1.526.327. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi endereçado às participantes pelo correio e assinado em duas vias, sendo uma delas devolvida à pesquisadora também pelo correio. Os depoimentos dos participantes, quando apresentados, foram caracterizados pela letra D, acrescida pelo número da entrevista realizada (D1 a D16) e pelas letras de A a F, correspondentes à escola de vinculação.

RESULTADOS

Do total de 42 docentes da área de enfermagem pediátrica, dos seis cursos de graduação públicos selecionados, participaram 16 docentes. Todos os participantes eram do sexo feminino, com idade variando de 34 a 53 anos. O menor tempo transcorrido em docência na graduação foi de 15 anos e o maior, de 37 anos. Quanto à realização de cursos de pós-graduação, a maior parte possuía o título de doutor. O tempo de trabalho na instituição atual variou de dois a 28 anos, e o tempo de atuação na área pediátrica variou de dois a 28 anos.

A análise dos depoimentos coletados junto às docentes permitiu a sistematização de cinco categorias temáticas, com suas respectivas unidades de contexto (núcleos de sentido), conforme apresentadas no Quadro 1, com exemplos de unidades de registro (recortes dos depoimentos).

DISCUSSÃO

Como objetivado, a realização desta pesquisa permitiu, a partir da perspectiva de docentes diretamente envolvidos, analisar a formação e a avaliação da competência profissional em enfermagem pediátrica.

Os achados do presente estudo apontam a aproximação da definição de competência profissional apresentada pelas docentes com a de Phillipe Perrenoud. Para esse autor, competência se caracteriza pela capacidade de agir com sucesso diante das situações que se apresentam, necessitando para tal do apoio de um conjunto de conhecimentos, mas não restrito a ele. Na aplicação dos conhecimentos à prática, torna-se imprescindível que se acesse também habilidades e atitudes que, ao se integrarem, possibilitam ao profissional fazer, refletir e avaliar22. Oliveira SNO, Bernardi MC, Prado MLP, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-96.

Apesar dessa aproximação, os atributos pertinentes ao enfermeiro para atuar com crianças, apresentados pelas docentes, se relacionaram basicamente aos conhecimentos e habilidades, com pouca ou nenhuma alusão aos atitudinais, distanciando-se da definição de competência dialógica55. Chirelli MQ, Pio DAM, Soares MOM. Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didactica [Internet]. 2016 [citado 2018 mar. 14];8(3):109-23. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4380/3956
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/artic...
.

Conhecer as peculiaridades das diferentes fases do desenvolvimento infantil foi essencial para a composição da competência em enfermagem pediátrica, delimitando a infância como uma fase de potencialidades e vulnerabilidades que requer tal conhecimento1010. Silva DI, Chiesa AM, Veríssimo MLOR, Mazza VA. Vulnerability of children in adverse situations to their development: proposed analytical matrix. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(6):1397-1402. DOI: 10.1590/S0080-623420130000600021
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201300...
.

Nessa mesma perspectiva, o conhecimento sobre as vulnerabilidades a doenças e agravos de cada fase e as formas de evitá-las e de tratá-las quando presentes configura-se como um dos grandes pilares da atuação em enfermagem pediátrica, e há grande produção de conhecimento teórico e prático, inerente à própria enfermagem e a outras áreas da saúde, para subsidiar o cuidado à criança em tais situações. Contudo, destaca-se na produção científica atual da enfermagem pediátrica a importância de conceber o ensino do cuidado de uma forma ampliada, levando em conta as possibilidades de cuidado integral, que inclui também a promoção da saúde77. Cursino EG, Fujimori E, Gaíva MA. Comprehensiveness in child healthcare teaching in undergraduate nursing: perspective of teachers. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):110-7. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100014
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400...
),(1010. Silva DI, Chiesa AM, Veríssimo MLOR, Mazza VA. Vulnerability of children in adverse situations to their development: proposed analytical matrix. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(6):1397-1402. DOI: 10.1590/S0080-623420130000600021
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201300...
.

Em coerência com a aprendizagem do cuidado integral, as docentes destacaram a importância da abordagem do cuidado centrado na criança e em sua família. Compreende-se que o ensino do cuidado infantil, anteriormente baseado na patologia, com o passar do tempo incluiu a criança e também sua família, como o melhor e ideal modelo de cuidado, o que justifica a necessidade de trabalhar este atributo para tornar o estudante em enfermagem capaz de oferecer um cuidado apropriado1111. Onishi JYT, Ribeiro CA, Silva MCFCRD, Borba RIH. Technical nursing students interacting with family members of hospitalized children. Rev Bras Enferm. 2017;70(6):1137-44. DOI: 10.1590/0034-7167-2016-0374
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0...
.

A sistematização da assistência de enfermagem também foi apontada como atributo essencial para formação da competência para o cuidado infantil. Na atualidade, é notória a falta de consenso acerca dos dados que devem ser coletados pelo enfermeiro para gerar informação e subsidiar a tomada de decisão clínica, fator de preocupação quando se reconhece que a implementação efetiva da sistematização da assistência de enfermagem conduz à melhoria da qualidade dos cuidados e auxilia na elaboração de protocolos que sejam efetivos à prática da enfermagem pediátrica1212. Lima AP, Chianca TC, Tannure MC. Assessment of nursing care using indicators generated by software. Rev Latino Am Enfermagem 2015;23(2):234-41. DOI: 10.1590/0104-1169.0177.2547
https://doi.org/10.1590/0104-1169.0177.2...
.

A aderência à sistematização da assistência de enfermagem como atributo alinha-se com a necessidade de obtenção de conhecimento para acolher e se comunicar efetivamente com criança e família, aspecto que tem sido um desafio para o cuidado cotidiano, manifestando explicitamente conflitos entre familiares e equipe de enfermagem1313. Hill C, Knafl KA, Santacroce SJ. Family-centered care from the perspective of parents of children cared for in a pediatric intensive care unit: an integrative review. J Pediatr Nurs. 2017;pii:S0882-5963(17)30531-6. DOI: 10.1016/j.pedn.2017.11.007
https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.11.0...
. Desse modo, almeja-se que o ensino priorize o desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal e acolhimento, desenvolvendo a empatia necessária e a responsabilização do profissional enfermeiro nesse aspecto1414. Khajeh M, Dehghan Nayeri N, Bahramnezhad F, Sadat Hoseini AS. Family centered care of hospitalized children: a hybrid concept analysis in Iran. Health Promot Perspect. 2017;7(4):210-5. DOI: 10.15171/hpp.2017.3
https://doi.org/10.15171/hpp.2017.3...
)-(1515. Hashimoto H. Effects of a support program on nurses' communication with hospitalized children's families. Compr Child Adolesc Nurs. 2017;40(3):173-87. DOI: 10.1080/24694193.2017.1307473
https://doi.org/10.1080/24694193.2017.13...
.

Outro atributo atrelado à competência em enfermagem pediátrica apontado pelas docentes foi a realização de técnicas e procedimentos específicos a essa faixa etária. Esse atributo historicamente vem sendo associado ao trabalho do enfermeiro pediatra, contudo há o reconhecimento atual de que, para além da competência técnica e científica necessária à sua realização, deve-se considerar a abordagem humanizada e segura que amenize os possíveis traumas decorrentes de tais técnicas e procedimentos1616. Malmström B, Nohlert E, Ewald U, Widarsson M. Simulation-based team training improved the self-assessed ability of physicians, nurses and midwives to perform neonatal resuscitation. Acta Paediatr. 2017;106(8):1273-9. DOI: 10.1111/apa.13861
https://doi.org/10.1111/apa.13861...
.

No âmbito do cuidado de enfermagem voltado ao coletivo, as docentes valorizaram a integralidade ao ressaltarem o conhecimento das políticas públicas pelo enfermeiro como um atributo pertinente para atuar com crianças. O século XX marcou avanços significativos no que tange à criança, na perspectiva de concebê-la em sua integralidade, como sujeito em desenvolvimento e com necessidades e direitos a serem respeitados, somando formulações, projetos, programas e políticas a favor da infância brasileira. Essas mudanças culminaram com a publicação, em 2015, da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, que contempla a síntese desses documentos oficiais1717. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 1.130/MS, de 5 agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasília; 2015 [citado 2018 mar. 14]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis...
.

Corroborando as propostas inseridas nas políticas públicas voltadas à infância, ressaltou-se como atributo a importância do cuidado em todos os níveis de saúde, cerceando o pensamento puramente hospitalocêntrico, que somente valoriza a doença e não o indivíduo1818. Pina JC, Moraes SA, Furtado MC, Mello DF. Presence and extent of the primary health care attributes among children hospitalized for pneumonia. Rev Latino Am Enfermagem. 2015;23(3):512-9. DOI: 10.1590/0104-1169.0502.2582
https://doi.org/10.1590/0104-1169.0502.2...

De acordo com as afirmações acima, concebe-se que o ensino pautado somente no modelo hospitalocêntrico deixa a desejar quanto à necessidade de formação para a prática de promoção e prevenção à saúde das crianças, enquanto a integração entre teoria e prática para o desenvolvimento da competência profissional nos diferentes cenários de prática favorece a formação profissional generalista, que contempla além da referida prática, a capacitação para intervenções nas mais diferentes situações do processo saúde/doença.

Quanto aos avanços na formação da competência profissional em enfermagem pediátrica, a parceria existente entre os campos de prática e de ensino remete à ideia de priorizar experiências práticas para a formação, incluindo o que é ideal para o trabalho, não no sentido de algo distante, mas como algo que se cria em um projeto conjunto entre os parceiros. Revela-se, assim, a importância de o estudante conhecer a realidade, contextualizar o campo prático, propor planos de intervenção e ir ao encontro das demandas individuais e sociais do cotidiano, construção somente possível por meio da parceria efetiva entre instituições de ensino e de prática em saúde77. Cursino EG, Fujimori E, Gaíva MA. Comprehensiveness in child healthcare teaching in undergraduate nursing: perspective of teachers. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):110-7. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100014
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400...
),(1919. Romaniuk D, Chu S, D'Annunzio D, Garvey G. A health care-academic partnership: developing pediatric nursing education. J Contin Educ Nurs. 2017;48(12):557-62. DOI: 10.3928/00220124-20171115-07
https://doi.org/10.3928/00220124-2017111...
.

A organização do currículo de forma gradativa, da atenção primária à hospitalar, para viabilizar a formação da competência, emergiu como avanço neste estudo, possibilitando a abordagem da integralidade das ações de promoção, prevenção e recuperação em saúde, como anteriormente discutido. Tais ações devem ser desenvolvidas para que o acadêmico consiga intervir nos problemas de saúde nos diferentes níveis, nas condições de vida e nos riscos e danos à saúde2020. Viegas SM, Penna CM. Integrality: life principle and right to health. Invest Educ Enferm. 2015;33(2):237-47. DOI: 10.1590/S0120-53072015000200006
https://doi.org/10.1590/S0120-5307201500...
. Outra importante conquista para a formação de competência profissional na área pediátrica, indicada pelas docentes, foi a abertura institucional para a discussão curricular com elaboração conjunta de metodologias que propiciem pensamento crítico. Pensar com criticidade é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de profissionais de saúde, possui o mesmo valor atribuído às aptidões técnicas55. Chirelli MQ, Pio DAM, Soares MOM. Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didactica [Internet]. 2016 [citado 2018 mar. 14];8(3):109-23. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4380/3956
http://revistas.ua.pt/index.php/ID/artic...
.

Na contramão dos avanços na formação da competência profissional na área em estudo, foram explicitados pelas docentes os desafios para desenvolvê-la, entre eles, a carga horária teórica e prática disponibilizada ao ensino voltado à criança e ao seu cuidado, relatada como insuficiente. Isso denota a valorização que os cursos de enfermagem têm dado às demais faixas etárias do desenvolvimento humano, em detrimento da pediátrica, destacando que, embora os currículos de enfermagem venham incorporando transformações e avanços na área infantil, desde sua implantação como disciplina obrigatória nos currículos da enfermagem brasileira até a atualidade, constata-se que existe, ainda, a necessidade do fortalecimento e otimização da distribuição de sua abordagem durante o transcorrer da formação, para mobilizar a busca e a integração de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, garantindo um desempenho profissional competente77. Cursino EG, Fujimori E, Gaíva MA. Comprehensiveness in child healthcare teaching in undergraduate nursing: perspective of teachers. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):110-7. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100014
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400...
.

A lacuna curricular quanto à carga horária dispensada para a abordagem da enfermagem pediátrica confirma o desafio para a inserção tardia do estudante no contato com a criança durante a graduação, mesmo diante da necessidade da sua aproximação na realidade profissional o mais precocemente possível, o que proporcionaria as condições geradoras de um aprendizado significativo e consistente quanto ao desenvolvimento da competência nessa área22. Oliveira SNO, Bernardi MC, Prado MLP, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-96.

A desarticulação entre as disciplinas no curso de graduação em enfermagem, também lembrada pelas docentes como um desafio a ser superado, reforça a ideia de que, além da distribuição mais equânime e gradativa da carga horária em prol do ensino de enfermagem pediátrica, é necessário modificar a maneira fragmentada de ensinar, que prioriza pouca articulação entre os saberes, separando as disciplinas entre blocos teóricos e práticos, o que compromete a apreensão da perspectiva integral do cuidado na formação dos enfermeiros22. Oliveira SNO, Bernardi MC, Prado MLP, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-96),(77. Cursino EG, Fujimori E, Gaíva MA. Comprehensiveness in child healthcare teaching in undergraduate nursing: perspective of teachers. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):110-7. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100014
https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400...
.

Outro desafio a ser superado, apontado pelas docentes, é a dificuldade de adaptação de estudantes de enfermagem aos métodos ativos de ensino para a formação da competência profissional no âmbito da pediatria, no sentido de superar a educação tradicional, que induz o estudante desde a mais tenra idade a receber passivamente o conteúdo a ser aprendido, por meio da transmissão professor-estudante2121. Sayyah M, Shirbandi K, Saki-Malehi A, Rahim F. Use of a problem-based learning teaching model for undergraduate medical and nursing education: a systematic review and meta-analysis. Adv Med Educ Pract. 2017;8:691-700. DOI: 10.2147/AMEP.S143694
https://doi.org/10.2147/AMEP.S143694...
.

Nesse processo, recomenda-se a reflexão docente, enquanto educadores, diante da negação e resistência dos estudantes à educação transformadora, crítica e reflexiva, que adota metodologias ativas de ensino-aprendizagem, repensando de que forma o método ativo deve ser abordado e aplicado para a busca de novos resultados e aderência a esse ensino inovador2222. Gal B, Rubio M, Iglesias E, González P. Evaluation of participatory teaching methods in undergraduate medical students' learning along the first academic courses. PLoS One. 2018;13(1):e0190173. DOI: 10.1371/journal.pone.0190173.
https://doi.org/10.1371/journal.pone.019...
.

Entendendo que a formação dos docentes é geralmente centrada em métodos convencionais de ensino, ressalta-se a necessidade de sua capacitação, associada a políticas governamentais indutoras, para ampliar a prática dessa metodologia ativa2323. Christofoletti G, Fernandes JM, Martins AS, Oliveira Junior SA, Carregaro RL, Toledo AM. Grau de satisfação discente frente à utilização de métodos ativos de aprendizagem em uma disciplina de ética em saúde. Rev Educ [Internet]. 2014 [citado 2018 mar. 14];8(2):188-97. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/823/334
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/r...
.

Em consonância com a necessidade da inclusão da metodologia ativa de ensino, os participantes apontaram quais estratégias viabilizam a formação e, atrelada a elas, estava a avaliação da aquisição de competência em enfermagem pediátrica, a ser adotada.

Houve destaque à verificação da capacidade de o estudante identificar e resolver problemas da criança por meio da problematização. Esta vem sendo considerada uma metodologia ativa de ensino, que possibilita avaliar a aprendizagem teórica e prática dos estudantes. Esse método consiste em proporcionar aos graduandos atividades de ação-reflexão-ação sobre aspectos fundamentais da prática profissional e distancia formas exclusivamente tradicionais de avaliação que não abrangem todos os aspectos necessários para a formação de competência2424. Cadorin L, Bressan V, Palese. A. Instruments evaluating the self-directed learning abilities among nursing students and nurses: a systematic review of psychometric properties. BMC Med Educ. 2017;17(1):229. DOI: 10.1186/s12909-017-1072-3
https://doi.org/10.1186/s12909-017-1072-...
.

O emprego de diferentes estratégias que permite o acompanhamento da evolução dos estudantes na aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes também foi destacado. As avaliações teóricas e autoavaliação, simulações clínicas em laboratório, apresentação de estudo de caso, seminários e portfólio, ao serem empregados em conjunto, possibilitam a avaliação das referidas dimensões da competência profissional pelos estudantes e a sua participação ativa e corresponsável, tanto no processo avaliativo quanto na formação da competência para o cuidado pediátrico.

Pondera-se por fim, que os achados desta investigação, a despeito da sua abrangência regional, reúnem importantes subsídios para apoiar reflexões sobre processos ensino-aprendizagem desenvolvidos na área em foco, para cursos de graduação em enfermagem nacionais e internacionais que estejam comprometidos com a formação de profissionais que irão fazer a diferença na produção e defesa da saúde infantil.

CONCLUSÃO

A análise da perspectiva dos participantes quanto às definições sobre competência profissional e aos atributos pertinentes ao enfermeiro para atuar com crianças apresenta importantes aspectos a serem considerados na formação da competência profissional nesta área, contudo demonstra a priorização das dimensões cognitivas e procedimentais, desvalorizando a dimensão atitudinal, ou seja, o desenvolvimento de aspectos afetivos, diante dos desafios e nuances específicos envoltos nesta assistência, que não devem ser preteridos.

Os avanços destacados corroboram a inserção de processos reflexivos nas instituições de ensino para propiciar ações transformadoras que assegurem a valorização curricular para o ensino da enfermagem pediátrica - com a ampliação da carga horária e abordagem gradativa e integrada aos outros componentes curriculares afins, aliada à adoção de estratégias de ensino e avaliação que incluam o estudante como participante ativo e corresponsável por sua competência profissional.

Sugere-se a realização de novas pesquisas que tomem por objeto a verificação dos atributos aqui apontados, verificando o impacto dos processos ensino-aprendizagem no contexto do exercício profissional.

REFERENCES

  • 1
    Itatani T, Nagata K, Yanagihara K, Tabuchi N. Content analysis of student essays after attending a problem-based learning course: facilitating the development of critical thinking and communication skills in japanese nursing students. Healthcare (Basel). 2017;5(3): E47. DOI: 10.3390/healthcare5030047
    » https://doi.org/10.3390/healthcare5030047
  • 2
    Oliveira SNO, Bernardi MC, Prado MLP, Lazzari DD, Lino MM, Vicensi MC. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Rev Enferm UFSM. 2015;5(3):589-96
  • 3
    Lopes RE, Silva AC, Nóbrega-Therrien SM. Formação reflexiva no ensino da enfermagem: discussão à luz de Schön. Cad Pes. 2015;22(1):47-58. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58
    » http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58
  • 4
    Cardoso D, Santos E, Cardoso ML, Oliveira CR, Rodrigues MA, Apóstolo J. Instruments for measuring undergraduate nursing students' knowledge, attitudes and skills in evidence-based practice: a systematic review protocol. JBI Database System Rev Implement Rep. 2017;15(8):1979-1986. DOI: 10.11124/JBISRIR-2016-003218
    » https://doi.org/10.11124/JBISRIR-2016-003218
  • 5
    Chirelli MQ, Pio DAM, Soares MOM. Competência dialógica: avaliação do desempenho no currículo integrado. Indagatio Didactica [Internet]. 2016 [citado 2018 mar. 14];8(3):109-23. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4380/3956
    » http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/4380/3956
  • 6
    Rangel RF, Backes DS, Ilha S, Siqueira HCH, Martins FDP, Zamberlan C. Comprehensive care: meanings for teachers and nursing students. Rev Rene [Internet]. 2017 [citado 2018 mar. 14];18(1):43-50. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/18866/29599
    » http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/18866/29599
  • 7
    Cursino EG, Fujimori E, Gaíva MA. Comprehensiveness in child healthcare teaching in undergraduate nursing: perspective of teachers. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(1):110-7. DOI: 10.1590/S0080-623420140000100014
    » https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100014
  • 8
    Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014
  • 9
    Minayo MCS. Sampling and saturation in qualitative research: consensuses and controversies. Rev Pesq Qualit [Internet] 2017[cited 2018 Mar 15];5(7):1-12. Available from: http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
    » http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59
  • 10
    Silva DI, Chiesa AM, Veríssimo MLOR, Mazza VA. Vulnerability of children in adverse situations to their development: proposed analytical matrix. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(6):1397-1402. DOI: 10.1590/S0080-623420130000600021
    » https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000600021
  • 11
    Onishi JYT, Ribeiro CA, Silva MCFCRD, Borba RIH. Technical nursing students interacting with family members of hospitalized children. Rev Bras Enferm. 2017;70(6):1137-44. DOI: 10.1590/0034-7167-2016-0374
    » https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0374
  • 12
    Lima AP, Chianca TC, Tannure MC. Assessment of nursing care using indicators generated by software. Rev Latino Am Enfermagem 2015;23(2):234-41. DOI: 10.1590/0104-1169.0177.2547
    » https://doi.org/10.1590/0104-1169.0177.2547
  • 13
    Hill C, Knafl KA, Santacroce SJ. Family-centered care from the perspective of parents of children cared for in a pediatric intensive care unit: an integrative review. J Pediatr Nurs. 2017;pii:S0882-5963(17)30531-6. DOI: 10.1016/j.pedn.2017.11.007
    » https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.11.007
  • 14
    Khajeh M, Dehghan Nayeri N, Bahramnezhad F, Sadat Hoseini AS. Family centered care of hospitalized children: a hybrid concept analysis in Iran. Health Promot Perspect. 2017;7(4):210-5. DOI: 10.15171/hpp.2017.3
    » https://doi.org/10.15171/hpp.2017.3
  • 15
    Hashimoto H. Effects of a support program on nurses' communication with hospitalized children's families. Compr Child Adolesc Nurs. 2017;40(3):173-87. DOI: 10.1080/24694193.2017.1307473
    » https://doi.org/10.1080/24694193.2017.1307473
  • 16
    Malmström B, Nohlert E, Ewald U, Widarsson M. Simulation-based team training improved the self-assessed ability of physicians, nurses and midwives to perform neonatal resuscitation. Acta Paediatr. 2017;106(8):1273-9. DOI: 10.1111/apa.13861
    » https://doi.org/10.1111/apa.13861
  • 17
    Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n. 1.130/MS, de 5 agosto de 2015. Institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasília; 2015 [citado 2018 mar. 14]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
    » http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2015/prt1130_05_08_2015.html
  • 18
    Pina JC, Moraes SA, Furtado MC, Mello DF. Presence and extent of the primary health care attributes among children hospitalized for pneumonia. Rev Latino Am Enfermagem. 2015;23(3):512-9. DOI: 10.1590/0104-1169.0502.2582
    » https://doi.org/10.1590/0104-1169.0502.2582
  • 19
    Romaniuk D, Chu S, D'Annunzio D, Garvey G. A health care-academic partnership: developing pediatric nursing education. J Contin Educ Nurs. 2017;48(12):557-62. DOI: 10.3928/00220124-20171115-07
    » https://doi.org/10.3928/00220124-20171115-07
  • 20
    Viegas SM, Penna CM. Integrality: life principle and right to health. Invest Educ Enferm. 2015;33(2):237-47. DOI: 10.1590/S0120-53072015000200006
    » https://doi.org/10.1590/S0120-53072015000200006
  • 21
    Sayyah M, Shirbandi K, Saki-Malehi A, Rahim F. Use of a problem-based learning teaching model for undergraduate medical and nursing education: a systematic review and meta-analysis. Adv Med Educ Pract. 2017;8:691-700. DOI: 10.2147/AMEP.S143694
    » https://doi.org/10.2147/AMEP.S143694
  • 22
    Gal B, Rubio M, Iglesias E, González P. Evaluation of participatory teaching methods in undergraduate medical students' learning along the first academic courses. PLoS One. 2018;13(1):e0190173. DOI: 10.1371/journal.pone.0190173.
    » https://doi.org/10.1371/journal.pone.0190173
  • 23
    Christofoletti G, Fernandes JM, Martins AS, Oliveira Junior SA, Carregaro RL, Toledo AM. Grau de satisfação discente frente à utilização de métodos ativos de aprendizagem em uma disciplina de ética em saúde. Rev Educ [Internet]. 2014 [citado 2018 mar. 14];8(2):188-97. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/823/334
    » http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/823/334
  • 24
    Cadorin L, Bressan V, Palese. A. Instruments evaluating the self-directed learning abilities among nursing students and nurses: a systematic review of psychometric properties. BMC Med Educ. 2017;17(1):229. DOI: 10.1186/s12909-017-1072-3
    » https://doi.org/10.1186/s12909-017-1072-3
  • *
    Extraído da dissertação: “Formação e avaliação de competência profissional em enfermagem pediátrica: perspectivas de docentes universitários”, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2018.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Mar 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    15 Mar 2018
  • Aceito
    02 Out 2018
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br