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Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico* * Extraído da tese: “Julgamento clínico e autoeficácia de enfermeiros para o manejo da sepse: uso da simulação clínica”, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, 2018.

Construcción y validación de un escenario de simulación sobre la sepsis: estudio metodológico

RESUMO

Objetivo

Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse.

Método

Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes.

Resultados

O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes.

Conclusão

Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.

Simulação; Treinamento por Simulação; Simulação de Paciente; Sepse; Educação em Enfermagem; Modelos Educacionais

RESUMEN

Objetivo

Construir, validar y probar un escenario de simulación clínica de alta fidelidad para el manejo de la sepsis.

Método

Estudio metodológico desarrollado en tres fases: construcción del escenario de simulación utilizando el framework del Modelo de Simulación de Enseñanza de Enfermería y los protocolos instituidos por el Instituto Latinoamericano de Sepsis; validación del contenido por nueve jueces; y prueba del escenario por dos enfermeras de una institución hospitalaria. Los datos fueron analizados por el Índice de Validez de Contenido, considerando un valor > 0,90 entre los jueces.

Resultados

El escenario de la simulación fue apropiado, obteniendo un valor global > 0,90. Sin embargo, se hicieron algunos ajustes en el escenario y la prueba en cuanto a la claridad de la redacción, la funcionalidad y la pertinencia de los protocolos, como sugirieron los jueces.

Conclusión

Se espera que el escenario de simulación validado sea una herramienta facilitadora para los profesores y profesionales de los centros de educación permanente/continuada de las instituciones de educación y salud.

Simulación; Entrenamiento Simulado; Simulación de Paciente; Sepsis; Educación em Enfermería; Modelos Educacionales

ABSTRACT

Objective

To build, validate and test a high-fidelity clinical simulation scenario for sepsis management.

Method

Methodological study developed in three phases: construction of a simulation scenario using the framework Model of Nursing Training Simulation and protocols established by the Latin-American Sepsis Institute, content validation by nine judges, and scenario testing by two nurses from a hospital institution. Data analysis was carried out through Content Validity Index, with values > 0.90 among the judges being considered satisfactory.

Results

The simulation scenario was observed to be appropriate and obtained an overall value > 0.90. However, some adjustments to the scenario and the test were performed concerning textual clarity, functionality, and the protocol’s pertinence, following the judges’ suggestions.

Conclusion

The validated simulation scenario is expected to be a facilitator instrument for educators and professionals in the permanent/continued education nuclei of teaching and health institutions.

Simulation; Simulation Training; Patient Simulation; Sepsis; Education, Nursing; Models, Educational

INTRODUÇÃO

A sepse é uma síndrome complexa e com alto índice de mortalidade. No Brasil, estudos demonstraram que a letalidade de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva se aproximou dos 55%(11. Machado FR, Cavalcanti AB, Bozza FA, Ferreira EM, Angotti Carrara FS, Sousa JL, et al. The epidemiology of sepsis in Brazilian intensive care units (the Sepsis PREvalence Assessment Database, SPREAD): an observational study. Lancet Infect Dis. 2017;17(11):1180-9. DOI: http://doi.org/10.1016/S1473-3099(17)30322-5
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). Além disso, 62,4% dos pacientes que tiveram alta hospitalar após diagnóstico de sepse morreram ou foram gravemente incapacitados devido às sequelas deixadas pela sepse no sistema imunológico(22. Al Khalaf MS, Ehnidi FH, Al-Dorzi HM, Tamim HM, Abd-Aziz N, Tangiisuran B, et al. Determinants of functional status among survivors of severe sepsis and septic shock: one-year follow-up. Ann Thorac Med. 2015;10(2):132-6. DOI: 10.4103/1817-1737.150731
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).

Estudos têm evidenciado uma lacuna no conhecimento sobre a sepse por parte dos alunos de enfermagem e enfermeiros(33. Silva TTSC, Rodrigues JLN, Amaral GP, Peixoto Júnior AA. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre sepse: estudo em um hospital universitário de Fortaleza/Ceará. Rev Med UFC. 2017;57(3):24-9. DOI: https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n3p24-29
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-44. Melech CS, Paganini MC. Avaliação do conhecimento de médicos e equipe de enfermagem nas ocorrências de sepse. Rev Med UFPR. 2016;3(3):127-32. DOI: 10.5380/rmu.v3i3.47544
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). Os profissionais envolvidos precisam estar alertas, pois a sobrevida do paciente depende da detecção precoce, uma vez que a primeira dose do antibiótico dentro da primeira hora da sepse pode reduzir em até 80% os riscos de morte quando comparada à administração do antibiótico dentro das primeiras seis horas, para a qual a sobrevida foi de 40%(55. Kumar A, Roberts D, Wood KE, Light B, Parrillo JE, Sharma S, et al. Duration of hipotension before initiation of effective antimocrobial. Crit Care Med. 2006;34(6):1589-96. DOI: 10.1097/01.CCM.0000217961.75225.E9
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). Nesse contexto, a formação e capacitação em saúde devem visar o preparo dos profissionais para uma assistência livre de riscos e a segurança do paciente.

A formação em enfermagem tem passado por diversas mudanças(66. Vargas, MAO. Simulação na formação e na qualificação do profissional de enfermagem. Enferm Foco. 2014;5(½):3. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2014.v5.n1/2.594
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) e a simulação clínica surge como uma estratégia promissora no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de tecnologias que replicam cenários que se assemelham à prática envolve a participação ativa de estudantes e profissionais em ambientes controlados e realísticos(77. Costa RRO, Medeiros SMM, Vitor AF, Lira ALBC, Martins JCA, Araújo MS. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev Baiana Enferm. 2016;30(3):1-11. DOI: 10.18471/rbe.v3013.16589
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).

A simulação clínica permite o uso de recursos que proporcionam treinos de habilidades psicomotoras, cognitivas e afetivas, estimulando o raciocínio crítico-reflexivo, o julgamento clínico e a capacidade de tomada de decisão sem a exposição de um paciente real(77. Costa RRO, Medeiros SMM, Vitor AF, Lira ALBC, Martins JCA, Araújo MS. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev Baiana Enferm. 2016;30(3):1-11. DOI: 10.18471/rbe.v3013.16589
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8. Mazzo A, Miranda FBG, Meska MHG, Bianchini A, Bernardes RM, Pereira Junior GA. Ensino de prevenção e tratamento de lesão por pressão utilizando simulação. Esc Anna Nery. 2018;22(1):e20170182. DOI: 10.1590/2177-9496-EAN-2017-0182
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-99. Jerônimo IRL, Campos JF, Peixoto MAP, Brandão MAG. Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem. Esc Anna Nery. 2018;22(3):e20170442. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0442
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), além de melhorar o conhecimento, autoconfiança e satisfação na aprendizagem(1010. Ferreira RPN, Guedes HM, Oliveira DWD, Miranda JL. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Rev Enferm Centro Oeste Min. 2018;8:e2508. http://dx.doi.og/10.19175/recom.v7i0.2508
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).

Na enfermagem, o julgamento clínico é uma função privativa do enfermeiro e refere-se à interpretação das necessidades de saúde do paciente, identificação do diagnóstico prioritário, tomada de decisão, melhor intervenção e reflexão sobre as ações(66. Vargas, MAO. Simulação na formação e na qualificação do profissional de enfermagem. Enferm Foco. 2014;5(½):3. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2014.v5.n1/2.594
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,1111. Tanner CA. Thinking like a nurse: a research-based Model of Clinical Judgment in Nursing. J Nurs Educ. 2006;45(6):204-11. DOI: 10.3928/01484834-20060601-04
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). Sendo assim, a partir de uma revisão da literatura, foi desenvolvido um modelo de julgamento clínico que envolve quatro aspectos: observar, interpretar, responder e refletir(1111. Tanner CA. Thinking like a nurse: a research-based Model of Clinical Judgment in Nursing. J Nurs Educ. 2006;45(6):204-11. DOI: 10.3928/01484834-20060601-04
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).

Posteriormente ao desenvolvimento do Modelo do Julgamento Clínico, criou-se um instrumento para medir o julgamento clínico denominado de Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR)(1212. Lasater K. Clinical judgment development: using simulation to create an assessment rubric. J Nurs Educ. 2007;46(11):496-503. DOI: 10.3298/01484834-20071101-04
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). Esse instrumento foi validado com alunos de enfermagem com base nos quatro aspectos do julgamento clínico proposto no Modelo do Julgamento Clínico(1111. Tanner CA. Thinking like a nurse: a research-based Model of Clinical Judgment in Nursing. J Nurs Educ. 2006;45(6):204-11. DOI: 10.3928/01484834-20060601-04
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). Tal instrumento oferece a oportunidade de avaliar 11 comportamentos do julgamento clínico: observação focada, reconhecimento de desvios dos padrões esperados, busca por informações, priorização dos dados, compreensão dos dados, atuação calma e confiante, comunicação clara, intervenção bem planejada, habilidade técnica, avaliação/autoanálise e comprometimento com o aperfeiçoamento. Os escores dos 11 comportamentos do julgamento clínico reportam-se a quatro possíveis níveis de desenvolvimento do participante: iniciante, em desenvolvimento, proficiente ou exemplar.

No Brasil, o instrumento LCJR passou por processo de adaptação transcultural(1313. Nunes JGP, Lasater K, Oliveira-Kumakura ARS, Garbuio DC, Braga FTMM, Carvalho EC. Adaptação para cultura brasileira do instrumento Lasater Clinical Judgment Rubric. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(6):4828-36. DOI: 10.5205/relou.8200-71830-3-SM.1006sup201615
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) e, posteriormente, por avaliação de sua confiabilidade e validade(1414. Morais SCRV, Nunes JGP, Lasater K, Barros ALBL, Carvalho EC. Confiabilidade e validade da Lasater Clinical Judgment Rubric: Brazilian version. Acta Paul Enferm. 2018;31(3):265-71. DOI://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201800038
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). Após as análises, o instrumento Lasater Clinical Judgment Rubric – Brazilian Version foi considerado satisfatório. Essas contribuições foram de extrema importância, pois permitiram ao facilitador a possibilidade de um instrumento confiável que medisse o julgamento clínico do enfermeiro.

Estudos apontam que o julgamento clínico se inicia na graduação e se desenvolve com a experiência profissional e a prática diária(66. Vargas, MAO. Simulação na formação e na qualificação do profissional de enfermagem. Enferm Foco. 2014;5(½):3. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2014.v5.n1/2.594
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,1515. Seidi J, Alhani F, Salsali M. Nurses’ clinical judgment development: a qualitative research in Iran. Iran Red Crescent Med J. 2015;17(9):e20596. DOI: 10.5812/ircmj.20596
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). Outros apontam que as habilidades inerentes ao enfermeiro começam a se desenvolver a partir de um a dois anos de prática profissional(1616. Aued GK, Bernardino E, Peres AM, Lacerda MR, Dallaire C, Ribas EN. Competências clínicas do enfermeiro assistencial: uma estratégia para gestão de pessoas. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):142-9. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690119i
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). Além disso, há também quem sugira que os treinamentos com possiblidades de reflexão possam contribuir para o aprimoramento do julgamento clínico(1515. Seidi J, Alhani F, Salsali M. Nurses’ clinical judgment development: a qualitative research in Iran. Iran Red Crescent Med J. 2015;17(9):e20596. DOI: 10.5812/ircmj.20596
https://doi.org/10.5812/ircmj.20596...
).

A partir dessa lógica, a simulação torna-se uma estratégia eficiente para o desenvolvimento do julgamento clínico. No entanto, é necessário que os cenários permitam ao enfermeiro vivenciar situações com realismo em ambiente seguro para, posteriormente, refletir sobre suas ações sem colocar em risco a vida de um paciente real.

Nesse sentido, a construção do cenário é uma das etapas extremamente importantes da simulação e seu realismo dependerá do objetivo da simulação(1717. Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. DOI: http://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
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), da estrutura do laboratório, dos recursos disponíveis(77. Costa RRO, Medeiros SMM, Vitor AF, Lira ALBC, Martins JCA, Araújo MS. Tipos e finalidades da simulação no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev Baiana Enferm. 2016;30(3):1-11. DOI: 10.18471/rbe.v3013.16589
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), da complexidade das ações(99. Jerônimo IRL, Campos JF, Peixoto MAP, Brandão MAG. Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem. Esc Anna Nery. 2018;22(3):e20170442. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0442
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) e do nível de fidelidade(1717. Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. DOI: http://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
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-1818. Fabri RP, Mazzo A, Martins JCA, Fonseca AS, Pedersoli CE, Miranda FBG, et al. Development of a theoretical-practical script for clinical simulation. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03218. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2016016403218
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). Seu desenvolvimento requer tempo e habilidades; logo, a disponibilização de cenários validados pode contribuir para a qualidade e experiência da prática simulada(1717. Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. DOI: http://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
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,1919. Garbuio DC, Oliveira ARS, Kameo SY, Melo ES, Dalri MCB, Carvalho EC. Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. DOI: 10.5205/relou.9373-82134-1-RV1008201645
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).

O interesse pelo uso da simulação tem crescido em todo o mundo. Contudo, para que as contribuições sejam efetivas, é necessário que os facilitadores tenham capacidades de conduzir e planejar cenários de acordo com o nível de conhecimento dos participantes e os objetivos que desejam alcançar(2020. Bortolato-Major C, Arhur JP, Silva ATM, Mantovani MF, Vinícius J, Felix JVC, Boostel R. Contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFPE Online. 2018;12(6):1751-62. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230633p1751-1762-2018
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).

Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo construir, validar e testar um cenário clínico de simulação de alta fidelidade para o manejo da sepse para enfermeiros com possibilidade de aplicação para alunos de enfermagem.

MÉTODO

TIPO DE ESTUDO

Tratou-se de uma pesquisa metodológica que descreveu as seguintes fases: elaboração do cenário de simulação clínica e do teste de conhecimento sobre sepse, validação do conteúdo por juízes e o teste do cenário com enfermeiros de uma instituição hospitalar.

CENÁRIO

A construção do cenário de simulação se deu a partir da pesquisa na literatura sobre sepse, baseada em melhores níveis de evidências propostos pelo Instituto Latino-americano de Sepse – ILAS e pela Surviving Sepsis Campaign – SSC(2121. Rhodes A, Evans LE, Alhazzani W, Levy MM, Antonelli M, Ferrer R, et al. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of sepsis and septic shock: 2016. Intensive Care Med. 2017;43(3):304-77. DOI: https://doi.org/10.1007/s00134-017-4683-6
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).

Determinou-se a suspeita de sepse como os sinais da Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica – SIRS, que incluem hipertermia > 37,8°C ou hipotermia < 35°C; leucocitose > 12.000, leucopenia < 4.000 ou desvio esquerdo > 10%; taquicardia > 90 batimento por minuto; taquipneia > 20 respirações por minuto e disfunção orgânica(2222. Machado FR, Assunção MSC, Cavalcanti1 AB, Japiassú AM, Azevedo LCP, Oliveira MC. Chegando a um consenso: vantagens e desvantagens do Sepsis 3 considerando países de recursos limitados. Rev Bras Ter Intensiva. 2016;28(4):361-5. DOI: 10.5935/0103-507x.20160068
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).

Como tomada de decisão pelo enfermeiro, consideraram-se as ações propostas pelo ILAS e SSC denominadas Bundle da 1ª hora: coleta de exames de sangue, culturas, ressuscitação volêmica e antibioticoterapia(2222. Machado FR, Assunção MSC, Cavalcanti1 AB, Japiassú AM, Azevedo LCP, Oliveira MC. Chegando a um consenso: vantagens e desvantagens do Sepsis 3 considerando países de recursos limitados. Rev Bras Ter Intensiva. 2016;28(4):361-5. DOI: 10.5935/0103-507x.20160068
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-2323. Levy MM, Evans LE, Rhodes A. The surviving sepsis campaign bundle: 2018 Update. Crit Care Med. 2018;46(6):997-1000. DOI: 10.1097/CCM
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).

Para a construção do cenário de simulação clínica, foi utilizado o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem/NLN constituído por sete elementos, os quais são descritos a seguir(2424. Jeffries PR, Rodgers B, Adamson K. NLN Jeffries Simulation Theory: brief narrative description. Nurs Educ Perspect. 2015;36(5):292-3. DOI: 10.5480/1536-5026-36.5.292
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):

Context: esse elemento é o ponto de partida da simulação, ou seja, quem será o público alvo, local da simulação, recursos disponíveis, finalidade da simulação e conhecimento prévio dos participantes;

Background: nesse momento, devem ser definidos os objetivos gerais e específicos da simulação, seu tempo previsto e o referencial pedagógico a ser utilizado;

Design: esse elemento refere-se, propriamente, ao desenvolvimento do cenário e deve ser baseado nos objetivos e nas competências/habilidades a serem desenvolvidas. Inclui o cenário, a sua fidelidade, a complexidade de resolução do problema, o papel de cada integrante da equipe e dos atores e as pistas que proporcionem o objetivo esperado, o briefing e debriefing;

Simulation experience: esse momento faz referência à experiência da simulação e é caracterizado por um ambiente experiencial, interativo, colaborativo e centrado na aprendizagem;

Facilitator and educational strategies: nesse ponto, a simulação deve promover uma interação dinâmica entre o facilitador e o participante. Espera-se que o facilitador demonstre ter habilidades, técnicas educacionais e preparação;

Participant: o facilitador deve especificar o papel de cada um na prática simulada a fim de evitar a competitividade e fortalecer a motivação;

Outcomes: essa etapa refere-se aos resultados esperados pela prática simulada, podendo ser centrada no participante, nos resultados que remetem à instituição ou na qualidade dos cuidados prestados ao paciente.

COLETA DE DADOS

O instrumento de coleta de dados foi construído no programa Microsoft Office Word® e composto por duas partes. A primeira, para a caracterização dos juízes, incluía formação, titulação, tempo de formação e a experiência com simulação ou sepse. A segunda parte foi elaborada para a avaliação do conteúdo distribuído em dezoito itens relacionados a: título, material de estudo, disponibilização do material de estudo, tipo de simulador, objetivos, tempo de cada etapa da simulação, história do paciente, pistas, fidelidade, equipamentos e materiais, ações esperadas no cenário de simulação baseada nas etapas do julgamento clínico e debriefing. Também foram disponibilizados espaços para possíveis comentários e sugestões.

A amostra foi obtida por conveniência, realizada pela Plataforma Lattes para o Brasil, disponível no portal Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Inicialmente, onze juízes foram convidados a participar da pesquisa, uma vez que para uma taxa de concordância aceitável, ou seja, igual ou superior a 90%, autores sugerem seis ou mais juízes(2525. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.).

Os juízes selecionados foram contatados por meio de endereço eletrônico e convidados a participar da pesquisa como avaliadores do cenário de simulação clínica. Os juízes especialistas em sepse e em simulação que aceitaram participar da pesquisa receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pela pesquisadora e o instrumento do cenário de simulação.

Os juízes foram orientados a assinar e escanear o TCLE, enquanto o instrumento do cenário de simulação foi avaliado no próprio impresso. Ao término da validação, os instrumentos e o TCLE foram devolvidos por endereço eletrônico para a pesquisadora.

Os juízes avaliaram o conteúdo do instrumento, atribuindo-lhe valores de 1 (irrelevante) a 4 (extremamente relevante). Essa etapa ocorreu em julho de 2018.

Nove juízes responderam e entregaram no prazo de 30 dias os instrumentos avaliados. Relativamente à titulação, os juízes incluíam uma mestranda e oito doutores. Seis possuíam experiência em simulação, dois em sepse e um em simulação e sepse. A avaliação de conteúdo teve como objeto os critérios de organização, a clareza da redação, a abrangência e a pertinência dos elementos propostos no cenário.

TESTE DO CENÁRIO DE SIMULAÇÃO CLÍNICA

O cenário de simulação clínica sobre sepse foi testado por duas enfermeiras, por fazerem parte do público-alvo, de forma aleatória, sendo uma responsável pelo setor de qualidade da instituição e a outra pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH. Tais enfermeiras não participaram do desenvolvimento da simulação. O convite foi feito pessoalmente pela pesquisadora e, após aceitarem participar, as enfermeiras foram orientadas sobre a proposta do teste, agendando-se a data de sua participação. O material para estudo sobre sepse foi enviado por e-mail.

O objetivo dessa etapa foi o de avaliar a clareza da descrição do cenário, os componentes da simulação no que tange aos ajustes de funcionalidades e tempo, bem como à estruturação do debriefing. As alterações e as sugestões das participantes foram adaptadas no instrumento pela pesquisadora. Essa etapa ocorreu em agosto de 2018.

ANÁLISE E TRATAMENTO DOS DADOS

Os dados provenientes dos juízes foram lançados numa planilha do programa Microsoft Office Excel®. Para a análise de validação de conteúdo do teste de conhecimento e do cenário de simulação, foi utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC). Os itens foram representados por uma escala do tipo Likert com pontuação de 1 a 4, correspondendo a irrelevante e extremamente relevante, respectivamente. O escore foi calculado pela soma de concordância dos itens que foram marcados com “3” ou “4” pelos especialistas (IVC = concordância com pontuação “3” ou “4” / número de questões x 100). Os itens que receberam pontuação “1” ou “2” foram revisados(2525. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.).

Para considerar o instrumento válido, as avaliações de todos os juízes foram compiladas e utilizou-se a média das proporções dos itens considerados relevantes por eles (IVC = número de concordâncias / número total de questões x 100). O valor igual ou superior a 0,90 foi considerado um índice de concordância aceitável para o instrumento(2525. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2011.).

Os ajustes necessários referentes ao teste do cenário pelos enfermeiros foram realizados no próprio impresso do cenário de simulação e, posteriormente, alterados na versão original.

ASPECTOS ÉTICOS

Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, sob o Parecer n. 2.729.429, de 21 de junho de 2018, de acordo com a Resolução n.466/12, do Conselho Nacional de Saúde.

RESULTADOS

O instrumento de coleta de dados do cenário de simulação está demonstrado na Tabela 1. Os juízes avaliaram cada item em relação a sua organização, clareza, pertinência e abrangência, atribuindo-lhes uma pontuação de 1 (irrelevante) a 4 (extremamente relevante). Os itens que receberam pontuação 1 ou 2 foram alterados conforme sugestão dos juízes.

Tabela 1
– Avaliação dos juízes em relação à organização, clareza, aparência e pertinência do cenário de simulação e o IVC de cada item – São Carlos, SP, Brasil, 2018.

A avaliação individual dos juízes está demonstrada na Tabela 2. Os itens que receberam sugestões ou avaliação menor que 90% foram revisados.

Tabela 2
– Avaliação individual dos juízes em relação à organização, clareza, aparência e pertinência do cenário de simulação – São Carlos, SP, Brasil, 2018.

Na Figura 1, encontra-se a compilação dos resultados da avaliação de todos os juízes em relação a cada critério, ou seja, organização, clareza, pertinência e abrangência. Logo, o instrumento foi considerado adequado para a aplicação.

Figura 1
– Avaliação do instrumento de cenário de simulação – São Carlos, SP, Brasil, 2018.

Os resultados da avaliação dos juízes foram significativos para modificar o cenário de simulação. As revisões na redação e as modificações de alguns itens resultaram na versão final do cenário de simulação, conforme demonstrado no Quadro 1.

Quadro 1
– Elementos do cenário de simulação sobre sepse – São Carlos, SP, Brasil, 2018.

Considerou-se como limitação deste estudo a dificuldade dos juízes em responder no prazo o instrumento do cenário de simulação, o que resultou na amostra por conveniência.

DISCUSSÃO

A simulação realística é uma metodologia inovadora na área da saúde que auxilia na integração teórico-prática num ambiente seguro, estimulando a participação ativa dos integrantes e beneficiando a construção de competências e do pensamento crítico(2626. Barreto DG, Silva KGN, Moreira SSCR, Silva TS, Magro MCS. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Rev Baiana de Enferm. 2014;28(2):208-14.).

As simulações devem ser elaboradas como um projeto; logo, o tempo gasto para seu desenvolvimento deve ser maior do que sua execução(1717. Neves FF, Pazin-Filho A. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Sci Med. 2018;28(1):ID28579. DOI: http://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28579
http://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1...
). As etapas da simulação, tais como projetar, testar, implantar e avaliar, devem ser apoiadas por ferramentas organizadas e sistematizadas, a fim de elucidar o objetivo que se pretende alcançar e os resultados esperados da aprendizagem.

A construção, validação e teste do cenário de simulação sobre sepse poderá subsidiar futuros treinamentos para estudantes e enfermeiros nessa temática. Um estudo demonstrou que alunos do último ano de enfermagem possuem pouco conhecimento sobre sepse. Os autores afirmam que futuros enfermeiros precisam conhecer essa síndrome para que possam identificá-la precocemente e intervir com rapidez(2727. Santos JF, Alves AP, Stabile AM. Avaliação do conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre sepse. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2012 [citado 2018 ago. 10];14(4):850-6. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/revista/v14/n4/pdf/v14n4a13.pdf
https://www.fen.ufg.br/revista/v14/n4/pd...
), principalmente quando se fala de hospitais públicos.

Um estudo demonstrou que os pacientes sépticos internados em hospitais públicos brasileiros apresentaram maior mortalidade do que aqueles internados em hospitais privados, sendo que o motivo estaria relacionado ao reconhecimento tardio. Assim, investir em treinamentos a fim de melhorar o reconhecimento da sepse e o diagnóstico precoce deve ser um alvo importante para melhorar o atendimento de pacientes sépticos em instituições públicas(2828. Conde KAP, Silva E, Silva CO, Ferreira E, Freitas FGR, Castro I, et al. Differences in sepsis treatment and outcomes between public and private hospitals in Brazil: a multicenter observational study. PLoS One. 2013;8(6):e64790. DOI: 10.1371/journal.pone.0064790
https://doi.org/10.1371/journal.pone.006...
).

O cenário desenvolvido foi guiado pelo framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem/NLN e demonstrou-se adequado no processo de construção, corroborando outros achados(1919. Garbuio DC, Oliveira ARS, Kameo SY, Melo ES, Dalri MCB, Carvalho EC. Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. DOI: 10.5205/relou.9373-82134-1-RV1008201645
https://doi.org/10.5205/relou.9373-82134...
,2929. Fabro K, Schaffer M, Scharton J. The development, implementation, and evaluation of an end-of-life simulation experience for baccalaureate nursing students. Nurs Educ Perspect. 2014;35(1):19-25. DOI: 10.5480/11593.1
https://doi.org/10.5480/11593.1...
). Esses roteiros estruturados e sistematizados são a base de sustentação para o desenvolvimento dessa metodologia e auxiliam facilitadores, educadores e pesquisadores na condução da simulação.

Estudos mostraram que, quando a simulação é bem planejada e com significado aos participantes, ela aumenta o nível de confiança e autoeficácia, reforça o conhecimento, melhora as habilidades para o cuidado, a comunicação e relações interpessoais, desenvolve o pensamento crítico e o julgamento clínico, promove a empatia e permite a reflexão das ações(2020. Bortolato-Major C, Arhur JP, Silva ATM, Mantovani MF, Vinícius J, Felix JVC, Boostel R. Contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFPE Online. 2018;12(6):1751-62. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230633p1751-1762-2018
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a...
,2929. Fabro K, Schaffer M, Scharton J. The development, implementation, and evaluation of an end-of-life simulation experience for baccalaureate nursing students. Nurs Educ Perspect. 2014;35(1):19-25. DOI: 10.5480/11593.1
https://doi.org/10.5480/11593.1...
).

A validação de cenários é essencial para a garantia da qualidade da prática simulada(88. Mazzo A, Miranda FBG, Meska MHG, Bianchini A, Bernardes RM, Pereira Junior GA. Ensino de prevenção e tratamento de lesão por pressão utilizando simulação. Esc Anna Nery. 2018;22(1):e20170182. DOI: 10.1590/2177-9496-EAN-2017-0182
https://doi.org/10.1590/2177-9496-EAN-20...
,1919. Garbuio DC, Oliveira ARS, Kameo SY, Melo ES, Dalri MCB, Carvalho EC. Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. DOI: 10.5205/relou.9373-82134-1-RV1008201645
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,2929. Fabro K, Schaffer M, Scharton J. The development, implementation, and evaluation of an end-of-life simulation experience for baccalaureate nursing students. Nurs Educ Perspect. 2014;35(1):19-25. DOI: 10.5480/11593.1
https://doi.org/10.5480/11593.1...
), assegurando o cumprimento do objetivo que se pretende alcançar(1919. Garbuio DC, Oliveira ARS, Kameo SY, Melo ES, Dalri MCB, Carvalho EC. Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. DOI: 10.5205/relou.9373-82134-1-RV1008201645
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).

Apesar de a simulação, em sua maioria, ser desenvolvida com alunos de enfermagem(66. Vargas, MAO. Simulação na formação e na qualificação do profissional de enfermagem. Enferm Foco. 2014;5(½):3. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2014.v5.n1/2.594
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,2020. Bortolato-Major C, Arhur JP, Silva ATM, Mantovani MF, Vinícius J, Felix JVC, Boostel R. Contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem. Rev Enferm UFPE Online. 2018;12(6):1751-62. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230633p1751-1762-2018
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a...
,2626. Barreto DG, Silva KGN, Moreira SSCR, Silva TS, Magro MCS. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Rev Baiana de Enferm. 2014;28(2):208-14.), esse instrumento foi desenvolvido para a simulação com enfermeiros de uma instituição de ensino. Há, no entanto, possibilidade de aplicação para alunos de enfermagem.

Ressalta-se a importância de o facilitador conhecer seu público-alvo para considerar o nível de conhecimento e as experiências prévias.

O teste do cenário com enfermeiros demonstrou-se adequado no quesito tempo; porém, algumas mudanças em relação às funcionalidades foram revisadas e alteradas. Os testes são importantes para os ajustes quanto aos recursos materiais e humanos e ao tempo de duração(1919. Garbuio DC, Oliveira ARS, Kameo SY, Melo ES, Dalri MCB, Carvalho EC. Simulação clínica em enfermagem: relato de experiência sobre a construção de um cenário. Rev Enferm UFPE Online. 2016;10(8):3149-55. DOI: 10.5205/relou.9373-82134-1-RV1008201645
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).

Como contribuições para a área da Enfermagem e Saúde, destacou-se a utilização de um cenário validado sobre sepse, buscando um ensino de qualidade para estudantes e enfermeiros.

CONCLUSÃO

O cenário intitulado “Atuação do enfermeiro no manejo da sepse” foi elaborado a partir de protocolos pautados nos melhores níveis de evidência, sendo validado por especialistas em sepse e simulação e testado com enfermeiros. Nesse contexto, esta pesquisa descreveu a importância dessas fases na construção de um cenário de simulação para a efetividade da aprendizagem.

Todas as sugestões dos juízes foram analisadas cautelosamente e alteradas conforme o objetivo do cenário, o público-alvo e os resultados que se pretendia atingir. O cenário de simulação adaptado mostrou-se adequado, obtendo valor geral > 0,90 entre os juízes.

Espera-se que esse instrumento seja um facilitador para docentes e profissionais dos núcleos de educação permanente/continuada de instituições de saúde na capacitação de enfermeiros e estudantes de enfermagem no que tange à atuação do manejo da sepse.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Nov 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    30 Jul 2019
  • Aceito
    14 Jan 2020
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