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Teoria dos vínculos profissionais: descrição e análise teórica baseadas no modelo de Meleis com estratégia Delphi* * Extraído da dissertação “Avaliação da Teoria dos Vínculos Profissionais por meio do modelo de Meleis”, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.

RESUMO

O objetivo deste artigo é avaliar a Teoria dos Vínculos Profissionais a partir das etapas de descrição e análise do modelo de avaliação de teorias de Meleis. Trata-se de um estudo teórico, analítico e filosófico, com captação de manuscritos por meio de revisão de literatura para aprofundar os aspectos quanto à origem, aos referenciais teóricos, filosóficos e à aplicação prática da Teoria dos Vínculos Profissionais. O estudo foi desenvolvido em dois momentos: procedimentos para a avaliação por meio do modelo proposto por Meleis e procedimentos para validação da avaliação por meio da estratégia Delphi e escala Likert. A análise descritiva-reflexiva envolve um exame imparcial e detalhado da teoria, sendo possível definir o escopo por uma teoria de médio alcance baseada na Teoria da Atividade de Leontiev. Os conceitos são definidos, delimitados e inter-relacionados. É possível transcender sua aplicabilidade da equipe de enfermagem para a equipe interdisciplinar. A avaliação da teoria avançou por reafirmar a importância da teoria para a prática e identificar potencialidades de desenvolvimento teórico, contribuindo para a elaboração de uma diretriz inédita para estudos teóricos de enfermagem.

DESCRITORES
Estudo de Avaliação; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Teoria de Enfermagem

ABSTRACT

The objective of this study was to evaluate the Theory of Professional Bonds from the description and analysis steps of Meleis’ theory evaluation model. This is a theoretical, analytical, and philosophical study, with the collection of manuscripts through literature review to deepen knowledge regarding the origin, the theoretical and philosophical frameworks, and the practical application of the Theory of Professional Bonds. The study was developed in two steps: procedures for the evaluation using the model proposed by Meleis’ and procedures for validation of the evaluation using the Delphi strategy and the Likert scale. Descriptive-reflective analysis involves an impartial and detailed examination of the theory, and it is possible to define the scope for a middle-range theory based on Leontiev’s Activity Theory. Concepts are defined, delimited and interrelated. It is possible to transcend its applicability from the nursing team to the interdisciplinary team. The theory evaluation advanced by reaffirming the importance of theory to practice and identifying potential for theoretical development, contributing to the elaboration of an unprecedented guideline for theoretical nursing studies.

DESCRIPTORS
Evaluation Study; Nursing Methodology Research; Nursing Theory

RESUMEN

El objetivo de este artículo es evaluar la Teoría de los Vínculos Profesionales desde las etapas de descripción y análisis del modelo de evaluación de las teorías de Meleis. Se trata de un estudio teórico, analítico y filosófico, con la captación de manuscritos mediante una revisión bibliográfica para profundizar en los aspectos relativos al origen, a los referentes teóricos y filosóficos y a la aplicación práctica de la Teoría de los Vínculos Profesionales. El estudio se desarrolló en dos momentos: procedimientos para la evaluación mediante el modelo propuesto por Meleis y procedimientos para la validación de la evaluación según la estrategia Delphi y la escala Likert. El análisis descriptivo-reflexivo implica un examen imparcial y detallado de la teoría y es posible definir el alcance mediante una teoría de rango medio basada en la Teoría de la Actividad de Leontiev. Se definen los conceptos, se delimitan y se interrelacionan. Es posible trascender su aplicabilidad desde el equipo de enfermería al equipo interdisciplinario. La evaluación de la teoría avanzó reafirmando la importancia de la teoría para la práctica, identificando el potencial de desarrollo teórico y contribuyendo para la creación de una directiva sin precedentes para los estudios teóricos de enfermería.

DESCRIPTORES
Estudio de Evaluación; Investigación Metodológica en Enfermería; Teoría de la Enfermería

INTRODUÇÃO

As teorias de enfermagem surgiram para constituírem um corpo de conhecimento próprio que atendesse a interesses e peculiaridades da profissão, necessidades do contexto social, sendo um elemento crítico no desenvolvimento da disciplina enfermagem(11. McEwen M, Wills EM. Bases teóricas para enfermagem. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2016.,22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.). Assim, ao longo do tempo, alcançaram prestígio com um tipo de conhecimento disciplinar capaz de orientar a prática. Contudo, as particularidades do campo da saúde exigem a aplicação de produtos e conhecimentos que possam ter alta confiabilidade de sucesso, que não acrescentem malefícios e possam ter uma boa relação entre o custo e o benefício de seu uso. Desse modo, no caso específico de teorias de enfermagem, a avaliação de teorias é o principal procedimento para mensurar qualidade e adequação que garantam uma apreciação de virtudes da “boa teoria”, tanto antes de seu uso abrangente quanto nas etapas de refinamento pelo uso(33. Im EO. The current status of theory evaluation in nursing. J Adv Nurs. 2015;71(10):2268-78. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jan.12698
http://dx.doi.org/10.1111/jan.12698...
,44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157...
).

A quase totalidade das teorias de enfermagem é orientada por fenômenos ou contextos clínicos, no entanto, a prática de enfermagem envolve também dimensões ligadas à pesquisa, ao ensino e a gestão. Na dimensão da gestão, a Teoria dos Vínculos Profissionais (TVP), criada em 2005, é uma das poucas contribuições teóricas disponíveis.

Construída no Brasil, a TVP tem sido utilizada por enfermeiros e discentes como referencial teórico ou modelo para desvelar as relações interpessoais do trabalho em equipe com a finalidade de construir laços e vínculos saudáveis(55. Thofehrn MB, Leopardi MT. Nursing theories, work and contemporary knowledge. Texto & Contexto Enfermagem. 2002;11(1):86-104.). Sua proposta central é reavivar as questões subjetivas que circundam o processo de trabalho e, assim, se constituir em uma ferramenta de gestão em enfermagem, configurando-se como modelo para o trabalho em equipe que observa e valoriza as características particulares do profissional de enfermagem.

Embora existam estudos publicados sobre os resultados de uso da TVP, não há publicações que avaliem a teoria com a aplicação sistemática de um método de avaliação. Os autores deste artigo verificam vantagens em realizar essa avaliação sistematizada, considerando que podem determinar adequação teórica para pesquisa, ensino, administração e prática de enfermagem. Além disso, pode-se comparar e constatar diferentes explicações sobre o mesmo fenômeno de enfermagem, ajudando na identificação de uma abordagem epistemológica a partir do conhecimento e da compreensão contextual e sociocultural dos teóricos da teoria(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.).

O objetivo deste trabalho é avaliar a Teoria dos Vínculos Profissionais a partir das etapas de descrição e análise do modelo de avaliação de teorias de Meleis.

MÉTODO

Trata-se de estudo teórico de avaliação de teoria conduzido em duas fases: procedimentos para a avaliação da TVP e procedimentos para a validação dos resultados obtidos na primeira fase.

Os autores selecionaram a validação interna da teoria(44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
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), tendo em vista que é uma avaliação de cunho metateórico dos elementos intrínsecos para determinar a adequação do seu uso e a abordagem epistemológica(33. Im EO. The current status of theory evaluation in nursing. J Adv Nurs. 2015;71(10):2268-78. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jan.12698
http://dx.doi.org/10.1111/jan.12698...
,66. Ramalho Neto JM, Marques DKA, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Meleis’ Nursing Theories Evaluation: integrative review. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):162-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690123i
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). Para isso, o modelo de avaliação de teorias de Meleis foi escolhido por basear-se filosoficamente em uma visão histórica da ciência, além de realizar uma avaliação abrangente incluindo descrição, análise, crítica, teste e suporte(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.). Para este estudo, a avaliação incorporou a descrição e análise teórica, visto que o teste e suporte se referem a aspectos de validade externa ou empírica da teoria(44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
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).

Fase 1: Procedimentos Para a Avaliação da Teoria

Nessa fase, realizou-se uma revisão narrativa de literatura com o propósito de identificar os manuscritos publicados sobre a TVP que serviram de fontes para a análise teórica. Para busca, utilizaram-se os seguintes descritores: Teoria, Vínculos Profissionais, Ambientes Saudáveis e Relações Interpessoais. A revisão incluiu materiais publicados sobre a TVP com abordagens conceituais, teóricas e metodológicas publicados no período de 2005 e 2017, sendo oriundos de ambientes eletrônicos e literatura cinzenta, inclusive o manuscrito original da teoria e outros textos de suas autoras.

A avaliação da TVP propriamente dita foi realizada pela pesquisadora principal, utilizando o modelo de avaliação de teorias de Meleis, o qual prevê cinco etapas: descrição, análise, crítica, teste, suporte. Cada etapa, por sua vez, possui seus critérios e respectivas unidades de avaliação(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.). Para este estudo, seguiu-se o preconizado nas duas primeiras etapas do modelo de avaliação: descrição e análise.

A escolha pelas etapas de descrição e análise está em consonância com a recomendação de reconhecer e identificar os limites para a tarefa de avaliação teórica, considerando o grau de exposição à teoria e o tempo dispendido para o entendimento da teoria. A partir da apreciação geral do material da revisão narrativa, os pesquisadores não encontraram estudos que tenham realizado as etapas de descrição ou análise da TVP. Essas etapas indicam os principais elementos de construção da teoria. Também julgaram que o tempo para avaliação das cinco etapas dificultaria o engajamento dos experts na segunda fase, quando foi utilizada a técnica Delphi, podendo impactar em sua qualidade. Por fim, a técnica com experts empregada na segunda etapa era original, o que exigiria severo esforço de coordenação e possíveis ajustes, sendo mais desejável limitar a tarefa metateórica a menos etapas. Assim, entendeu-se que a crítica, o teste e o suporte poderiam ser realizados futuramente por sua propriedade mais aproximada ao uso, ao refinamento e à atualização teórica.

Etapa da descrição: leitura sistemática da teoria para obtenção da visão sobre o trabalho do autor, o objetivo, as perguntas a serem feitas, bem como as respostas que se pretende encontrar. A etapa da descrição compreende dois tipos de componentes: os estruturais, tendo como unidades de análise os pressupostos, os conceitos e as proposições; e os funcionais, em que são analisadas as unidades foco, cliente, enfermagem, saúde, ambiente, interação enfermeira–cliente, problemas de enfermagem e terapêutica de enfermagem(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.).

Etapa da análise: exame de conteúdo para identificar componentes da teoria. Útil para o desenvolvimento e a avaliação, com subetapas de análise de conceitos e análise da teoria(66. Ramalho Neto JM, Marques DKA, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Meleis’ Nursing Theories Evaluation: integrative review. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):162-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690123i
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).

Subetapa análise de conceito: compreende o critério diferenciação dos outros por meio das seguintes unidades de análises: definição semântica, derivação lógica e contextual; antecedentes; consequentes; e exemplos(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.,66. Ramalho Neto JM, Marques DKA, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Meleis’ Nursing Theories Evaluation: integrative review. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):162-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690123i
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).

Subetapa análise de teorias: permite compreender as perguntas da teoria, os fenômenos e as estratégias importantes para seu desenvolvimento, isso tudo considerando os fatores influenciadores no desenvolvimento da teoria até a sua atual configuração. São critérios a teórica, a origem paradigmática e as dimensões internas(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.,66. Ramalho Neto JM, Marques DKA, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Meleis’ Nursing Theories Evaluation: integrative review. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):162-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690123i
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).

O produto da descrição e análise foi um relatório do tipo redação descritiva-reflexiva, considerado o mais apropriado pela equipe de pesquisa. O modelo de avaliação de Meleis não é taxativo acerca dos tipos de estudos a serem produzidos, aceitando formatos como análise interpretativa, estudo teórico-reflexivo, estudo descritivo-reflexivo ou revisão bibliográfica(66. Ramalho Neto JM, Marques DKA, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Meleis’ Nursing Theories Evaluation: integrative review. Rev Bras Enferm. 2016;69(1):162-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690123i
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).

Fase 2: Procedimentos Para Validação

O segundo momento teve como propósito validar os resultados da primeira fase. Para avaliação, foi constituído um painel de experts orientado pela técnica Delphi de consenso(44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
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).

O recrutamento dos experts usou critérios de produção científica, experiência profissional na área de concepções teóricas em Enfermagem ou com a TVP(44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157...
). Os dados para seleção preliminar foram obtidos da Plataforma Lattes. O recrutamento, mediante convite, incluiu a comunicação de justificativas do estudo, objetivos, impactos esperados, forma de avaliação e prazo para resposta. Após aceite e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os participantes ingressaram na fase de coleta de dados para a validação.

A coleta de dados do Painel Delphi ocorreu via e-mail. Inicialmente, foi enviado o documento contendo os critérios para avaliação da TVP a partir dos parâmetros do modelo de avaliação de teorias de Meleis. Posteriormente, foram coletados dados para caracterização dos experts e obtenção de elementos da avaliação essenciais ao julgamento do consenso.

O documento para consensualização incluiu os itens da avaliação teórica realizada pela pesquisadora principal, nas etapas de descrição e análise. Os itens da descrição são pressupostos, conceitos, proposições, foco, cliente, enfermagem, saúde, interação enfermeira-cliente, ambiente, problemas de enfermagem e terapêutica de enfermagem. Na análise, destacam-se os seguintes itens: diferenciação de outros, características da teorista, origem paradigmática e dimensões internas.

Os itens foram julgados por escala do tipo Likert com cinco pontos (concordo totalmente, concordo parcialmente, não concordo e nem discordo, discordo parcialmente, discordo totalmente) para aferição da concordância individual de cada expert com a avaliação realizada. Foi usado um percentual ≥80% de concordância com ponto de corte para o consenso.

Aspectos Éticos

Todos os requisitos éticos e legais de pesquisa com seres humanos foram atendidos, com aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, número do parecer 3.237.583 de 2019.

RESULTADOS

O levantamento bibliográfico possibilitou a identificação de 18 estudos, os quais estão sintetizados no Quadro 1.

Quadro 1.
Sumário das características dos estudos incluídos – Juiz de Fora, MG, Brasil, 2022.

Para a validação, participaram três juízes que atendiam aos critérios de expertise, dentre os cinco convidados para participação. As participantes são do sexo feminino, com idade entre 29 e 54 anos, pertencentes às regiões Sul e Sudeste do Brasil, enfermeiras, sendo 2 doutorandas com mestrado em enfermagem e uma doutora em enfermagem. Todas contavam com experiência em concepções teóricas de enfermagem, variando entre três e nove anos. Uma das avaliadoras não conhecia a TVP, enquanto as outras possuíam conhecimento e experiência com a teoria, sendo de 12 e 7 anos.

Na primeira rodada, o consenso não foi atingido para as unidades de avaliação problemas de enfermagem e terapêutica de enfermagem da etapa descrição, as quais obtiveram um índice de concordância de 66,7% e 73,3%, respectivamente. Porém, as unidades pressupostos, conceitos, proposições, foco, cliente, enfermagem, saúde, interação enfermeira-cliente e ambiente obtiveram 93,3% de concordância cada uma.

Além disso, entre os componentes da análise, diferenciação de outros conceitos e dimensões internas não atingiram o índice mínimo de 80%, com um índice de concordância de 73,3% cada uma. Todas as demais unidades de avaliação, teórica e origem paradigmática, obtiveram a concordância de 93,3% cada uma.

Na segunda rodada, apenas os que não obtiveram a concordância na primeira rodada foram avaliados, com os índices de concordância de 93,3% nas unidades “problemas de enfermagem” e “terapêutica de enfermagem” e de 100% para a análise da “diferenciação de outros conceitos” e das “dimensões internas”. A Tabela 1 e a Tabela 2 resumem a avaliação teórica.

Tabela 1.
Resultados sintéticos da etapa de descrição. Juiz de Fora, MG, Brasil, 2022.
Tabela 2.
Resultados sintéticos da etapa de análise. Juiz de Fora, MG, Brasil, 2022.

DISCUSSÃO

Avaliação de teorias com critérios sistemáticos é encontrada em livros de teorias de enfermagem elaboradas por um ou poucos metateóricos, sem julgamento por pares do material produzido. Embora essa avaliação por um metateórico experiente tenha valor, a incorporação de juízes, a aplicação do Delphi e o uso de critérios de concordância representam elementos que podem acrescentar maior confiabilidade a uma validação interna da teoria(44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
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).

Os resultados do estudo indicam a condução exitosa do Delphi de avaliação teórica sistemática com o modelo de Meleis(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.). Isso se afirma ao considerar os altos valores de concordância para a maioria dos itens desde a primeira rodada, bem como pela permanência dos juízes em todas as etapas do processo. Entende-se que o delineamento com quatro avaliadores esteve em linha com a característica do Delphi de consenso, posto que os altos níveis de perícia na TVP dos juízes justificam a composição de equipes com menos componentes(44. Borel MCG, Lopes ROP, Thofehrn MB, Nóbrega MML, Arreguy-Sena C, Brandão MAG. Guideline for incorporating the Delphi method in the evaluation of nursing theories. Rev Lat Am Enfermagem. 2021;29:e3387. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157.3387
http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.4157...
).

DESCRIÇÃO DA TEORIA DOS VÍNCULOS PROFISSIONAIS

Componentes Estruturais

A TVP baseia-se em pressupostos articulados com o processo de trabalho, a atividade humana e a dinâmica de grupo. A pesquisa que originou a teoria foi afetada por valores da sociedade, o que reflete a congruência com Vygotsky, principalmente os valores relacionados às teóricas, pois a todo instante a subjetividade e o contexto sociocultural em que as teóricas estão inseridas são considerados na teoria.

Os pressupostos, como verdade a priori, são implícitos na TVP, indicando sua filiação sociológica. Por exemplo, a TVP compreende o processo de trabalho na perspectiva marxista, percebendo-o como movimento relacional da equipe de enfermagem. Pressupõe que o próprio trabalho é a tarefa profissional, ou seja, o cuidado terapêutico que objetiva transformar o estado de dor e sofrimento em um estado com mais conforto. Já o objeto de trabalho consiste no corpo biológico do ser humano, que também é um consumidor desse trabalho. Tais pressupostos são considerados pelas teoristas como tendo identificação com filosofia construtivista e que levam em consideração a crítica marxista. Entretanto, na avaliação teórica, só foi possível perceber tal perspectiva pelo conjunto de conhecimentos prévios das autoras, de suas crenças e de seus valores.

As proposições referem-se principalmente à articulação dos conceitos de vínculo com relações humanas e relações de trabalho, mediado por ações do enfermeiro e coordenador do grupo de trabalho. No que concerne às proposições da TVP, destaca-se que existe ainda um desafio na própria compreensão do que seriam as proposições na teoria. Meleis, por exemplo, ao mencionar o termo propositions (proposições), refere-se a dois tipos – existence propositions e relational propositions(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.) –, embora, de fato, as existence e relational se refiram às afirmativas (statements) e não às proposições(77. Reynolds PD. Primer in Theory Construction: an A&B classics edition. New York: Routledge; 2015.,88. Walker LO, Avant KC. Strategies for theory construction in nursing. 6th ed. Boston: Pearson; 2019.). Não é difícil supor que essas sobreposições metateóricas do uso dos termos afirmativas e proposições tornem a construção de proposições um desafio para teoristas e possivelmente objeto de confusão.

O conteúdo da teoria está articulado por meio de conceitos e proposições relacionais de caráter mais abstrato, de modo que o conceito principal é de vínculos profissionais, derivado a partir da teoria de vínculos de Pichon-Rivière, além de algumas formulações do processo de trabalho de Karl Marx e de conceitos da Teoria da Atividade de Leontiev(55. Thofehrn MB, Leopardi MT. Nursing theories, work and contemporary knowledge. Texto & Contexto Enfermagem. 2002;11(1):86-104.). A representatividade do conceito de vínculos profissionais na TVP é direcionada para a importância da abordagem das relações grupais, a fim de facilitar o desenvolvimento das atividades por meio do sentimento de pertencimento dos membros da equipe.

Além do conceito vínculos profissionais, a TVP é sustentada em outros conceitos, tais como: tarefa profissional, objeto de trabalho, instrumento de trabalho, força de trabalho, finalidade ou produto do trabalho, dinâmica de um grupo de trabalho, ação e discurso, desenvolvimento grupal, tarefa de um grupo, regras, comunidade e divisão do trabalho.

Componentes Funcionais

O foco da TVP está centrado em dois fenômenos: nas relações interpessoais e nas questões de subjetividade da equipe de enfermagem. A TVP preocupa-se com a experiência de um grupo reunido para uma ação, na qual o carácter principal é lidar com as relações humanas e, concomitantemente, com a dinâmica das relações de trabalho. Além disso, a TVP não apresenta somente os conceitos atribuídos, mas também se ocupa de abordar como operacionalizar por meio do modelo de trabalho em equipe.

Então, a equipe de enfermagem é o cliente para a TVP, ao requerer incentivo e direcionamento do enfermeiro, líder e coordenador, para clarificar a subjetividade. Dessa forma, inicialmente, o enfermeiro deve acessar a sua subjetividade e compreender a si próprio, para então identificar e compreender as características individuais das pessoas.

As teoristas consideram a enfermagem como atividade milenar de cuidado às pessoas, além de constituir-se como uma disciplina profissional que deve ser compreendida a partir de seu processo de trabalho. Comumente, os fenômenos que envolvem a pessoa enferma e o cuidado a elas são a ênfase. O cuidado aos membros de uma equipe individualmente ou como um todo, relevante para a TVP como teoria para o cuidador profissional, não costuma ser o foco. Seus componentes teóricos são orientados a fenômenos dos membros da equipe, com a meta da enfermagem fortalecida como profissão e disciplina, sem perder o foco no cuidado terapêutico.

As teoristas entendem que o enfermeiro, ao se apropriar dos conceitos da TVP, estaria se instrumentalizando para identificar e conduzir situações relacionais inerentes ao grupo de trabalho. A construção dessa interação entre os profissionais considera as dimensões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais do trabalhador. Logo, a saúde é alcançada no ambiente das relações, nas condições de interação construídas a partir do alívio do sofrimento presente nas atividades normativas e rotineiras(99. Bettin AC, Thofehrn MB, Porto AR, Moura PMM, Kirchesch CL, Viana NCC. Relational processes in an interdisciplinary team of psychosocial attention. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2019;13(2):322-9.). De certo modo, é uma teoria para enfermeiros.

O conceito de ambiente, derivado do esquema triangular de Vygotsky e ampliado por Leontiev, é representado no contexto sócio-histórico no qual se insere toda atividade para incluir as questões internas individuais dos membros das equipes ou internas ao grupo, bem como questões externas ao grupo(55. Thofehrn MB, Leopardi MT. Nursing theories, work and contemporary knowledge. Texto & Contexto Enfermagem. 2002;11(1):86-104.). Esse ambiente também possui seus problemas de enfermagem, incorporando questões ligadas à dificuldade que os membros da equipe têm em acessar e reconhecer a sua subjetividade e do outro extrapolando os ruídos e as falhas na comunicação.

O ambiente da prática de enfermagem é um construto complexo, investigado especialmente nos Estados Unidos da América, com fundamentos teóricos alicerçados na sociologia das organizações, ocupações e trabalho(1010. Lake ET. Development of the practice environment scale of the nursing work index. Res Nurs Health. 2002;25(3):176-88. DOI: http://dx.doi.org/10.1002/nur.10032
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). Esse construto de ambiente de prática é diferente do conceito de ambiente do usuário ou cliente, que é recorrente nas teorias de enfermagem e constitui um dos conceitos do metaparadigma de enfermagem(1111. Bender M. Re-conceptualizing the nursing metaparadigm: articulating the philosophical ontology of the nursing discipline that orients inquiry and practice. Nurs Inq. 2018;25(3):e12243. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/nin.12243
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). Assim, a TVP expande outra dimensão ambiental relacionada muito mais a um local ou condição de trabalho construído de relações profissionais saudáveis.

Para o conceito de problemas de enfermagem, a TVP apresenta-se como prescritiva, fornecendo um modelo de trabalho em equipe como uma terapêutica de enfermagem. Consiste de quatro etapas que orientam o enfermeiro a envolver e conduzir a equipe de enfermagem para a formação e afirmação de vínculos profissionais saudáveis: definição de metas e finalidades, formação do grupo, desenvolvimento do grupo e fechamento do grupo.

Na avaliação da TVP, o critério de interação enfermeira- cliente só pode ser avaliado de forma indireta, dada a centralidade dos vínculos profissionais, ou numa dimensão triárquica do tipo “profissional da saúde-profissional da saúde-cliente”. Tal perspectiva pode ser acrescida ao domínio mais comum das teorias de enfermagem, que é o de cliente-enfermeira(1212. Kim HS. The nature of theoretical thinking in nursing. 3rd ed. New York: Springer Publishing Company; 2010.).

ANÁLISE DA TEORIA DOS VÍNCULOS PROFISSIONAIS

Análise de Conceitos

O principal conceito evidenciado na TVP corresponde aos vínculos profissionais, que é uma expressão abstrata, com significado conceitual de abordagem vital para as formulações mentais e experimentais na construção da teoria. Do ponto de vista filosófico, “vínculos profissionais” representa um termo teórico, ou seja, seu significado é dependente da teoria à qual se relaciona(1313. Kaplan A. The conduct of inquiry: methodology for behavioral science. New York: Routledge; 2017.). Por conta disso, o uso de qualquer termo ligado a observáveis diretos ou indiretos do termo teórico vínculos profissionais deve utilizar a TVP como estrutura conceitual de referência, especialmente pautando-se na definição apresentada. O conceito vínculos profissionais, atuando como termo teórico, é definido como “configuração própria das relações interpessoais nos pequenos grupos de trabalho”. Podem ser vínculos com marcas de expropriação ou marcas de fortalecimento das subjetividades.

A avaliação da TVP demonstrou clareza semântica, ou seja, quando a definição constitutiva para o conceito é clara e bem distinta no conteúdo. Além disso, verifica-se coerência semântica pela ausência de conflitos no uso de definições diferentes, considerando estabilidade e coerência com a definição constitutiva usada para o conceito.

O conceito central de vínculo profissional apresenta dimensões e componentes como relações interpessoais, dinâmica de grupo e subjetividade. Estão inter-relacionadas de modo a apresentar uma dimensão única para a prática de enfermagem, sem contradições nas proposições relacionais, o que reflete o atendimento do critério de consistência estrutural.

Por outro lado, o conceito de vínculos saudáveis é, em muitos aspectos, lógico. Embora intuitivamente fácil de compreender, leitores podem confundi-lo com vínculos trabalhistas, como, por exemplo, estatutário e celetista(1414. Souza HS, Mendes AN. Outsourcing and “dismantling” of steady jobs at hospitals. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(2):284-91. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200015
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). O significado de vínculos saudáveis na TVP tem uma lógica constituída das experiências profissionais diárias, mesmo ao considerar achados empíricos. Além disso, consideram-se o imaginário, o símbolo, as ansiedades e as vontades na construção das relações interpessoais no desenvolver das atividades da equipe de enfermagem(99. Bettin AC, Thofehrn MB, Porto AR, Moura PMM, Kirchesch CL, Viana NCC. Relational processes in an interdisciplinary team of psychosocial attention. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2019;13(2):322-9.,1515. Carvalho LA, Thofehrn MB, Barlem ELD, Fernandes HN, Borel MGC. Interpersonal relationships of the nursing team according to the perspective of the professional bondstheory. Revista Norte Mineira de enfermagem. 2021;10(1):52-64. DOI: https://doi.org/10.46551/rnm23173092202100106
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).

Recorre-se novamente à ideia de termo teórico e sua relação com o sistema conceitual da teoria(1313. Kaplan A. The conduct of inquiry: methodology for behavioral science. New York: Routledge; 2017.). Para alguns autores, conectar um conceito, construto ou um termo teórico a todo sistema conceitual e linguagens de uma dada teoria poderia prevenir seu uso inadequado(1616. Bergdahl E, Bertero CM. Concept analysis and the building blocks of theory: misconceptions regarding theory development. J Adv Nurs. 2016;72(10):2558-66. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jan.13002
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). Diante dessa perspectiva, conceitos não são blocos construtores de teorias, mas elementos que devem ser “entendidos em perspectiva”, a partir da teoria particular que o utiliza. Portanto, o vínculo profissional ganha significado na própria teoria que o sustenta.

Análise de Teoria

Uma das importâncias da análise de teoria pode ser o combate da inaceitabilidade de uma teoria ao dar clareza aos aspectos estruturantes das teoristas e da teoria(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.). No caso da TVP, a análise encaixa-se, principalmente, no critério de aprimoramento e desenvolvimento de teoria.

Pela trajetória profissional de cunho assistencial, ensino e pesquisa de ambas as teoristas, é perceptível que a teoria foi desenvolvida a partir de conhecimento derivado de outras disciplinas. Converge para a corrente filosófica ou paradigma do materialismo histórico dialético, compatível com o contexto temporal da teoria e seus referenciais.

O fundamento lógico da TVP remete a uma teoria concatenada em estrutura por ser construída a partir de conceitos que estão relacionados, porém, alguns necessitam de aperfeiçoamento, tais como as regras, a divisão do trabalho e comunidade e o outro incluído, como a espiritualidade.

A TVP foi construída por um sistema de relações entre os fenômenos para explicar os elementos. Dessa forma, a construção da teoria usou o método de campo no qual os fenômenos são explicados por suas relações. O fenômeno da relação são os vínculos profissionais que podem sofrer influências dos elementos como o contexto sociocultural e a subjetividade.

Em relação ao nível de abstração, a TVP pode ser caracterizada como uma teoria de médio alcance(22. Meleis AI. Theoretical nursing: development and progress. 6th ed. Philadelphia: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins; 2018.), pois relaciona um fenômeno específico do cotidiano da prática de enfermagem, apresenta um escopo mais limitado e ainda possui certo grau de abstração.

Apesar das autoras idealizarem e desenvolverem uma estrutura conceitual fundamentada em outros teóricos, foi por um levantamento particular de casos concretos da realidade que a observaram, com construção de premissas por meio da saturação, para revelar o fenômeno. As teóricas, ao relacionarem os fenômenos e os conceitos entre si, consolidam a generalização ou o processo indutivo, partindo do particular para a generalização.

Em relação às finalidades, a TVP apresenta componentes estruturais de uma teoria prescritiva por definir a situação do cliente – a terapêutica de enfermagem por meio do modelo de trabalho em equipe de enfermagem –, que configura o processo pelo qual a terapêutica é implementada, sinalizando os padrões de respostas desejadas, bem como a afirmação e formação de grupos saudáveis.

Apesar da validação empírica da teoria com equipes de enfermagem, foi possível identificar que a TVP avançou na aplicabilidade para equipes interdisciplinares(99. Bettin AC, Thofehrn MB, Porto AR, Moura PMM, Kirchesch CL, Viana NCC. Relational processes in an interdisciplinary team of psychosocial attention. Revista de Enfermagem UFPE on line. 2019;13(2):322-9.,1515. Carvalho LA, Thofehrn MB, Barlem ELD, Fernandes HN, Borel MGC. Interpersonal relationships of the nursing team according to the perspective of the professional bondstheory. Revista Norte Mineira de enfermagem. 2021;10(1):52-64. DOI: https://doi.org/10.46551/rnm23173092202100106
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,1616. Bergdahl E, Bertero CM. Concept analysis and the building blocks of theory: misconceptions regarding theory development. J Adv Nurs. 2016;72(10):2558-66. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jan.13002
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). Contudo, é limitada ao não apresentar teste generalizado, comprovado pela incipiência de estudos em outros países. A totalidade dos estudos estão concentrados na região Sul do Brasil.

IMPLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO DA TVP PARA USO E DESENVOLVIMENTO

A TVP foi criada por Maira Buss Thofehrn em parceria com sua orientadora Maria Tereza Leopardi no início dos anos 2000. Ainda hoje, a teoria segue sendo usada como referencial para ressignificar o micro espaço do trabalho(1616. Bergdahl E, Bertero CM. Concept analysis and the building blocks of theory: misconceptions regarding theory development. J Adv Nurs. 2016;72(10):2558-66. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jan.13002
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,1717. Carvalho LA, Thofehrn MB, Barlem ELD, Nunes NJS. Ressignificating theory of professional links in nursing work. Escola Anna Nery. 2020;24(1):e20190138. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0138
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), investigar as relações interpessoais e o processo de trabalho(1515. Carvalho LA, Thofehrn MB, Barlem ELD, Fernandes HN, Borel MGC. Interpersonal relationships of the nursing team according to the perspective of the professional bondstheory. Revista Norte Mineira de enfermagem. 2021;10(1):52-64. DOI: https://doi.org/10.46551/rnm23173092202100106
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,1818. Thoferhn MB, Joner LR, Porto AR, Borel MGC, Barboza MJ, Viana NCC. Processo de trabalho: avaliação dos enfermeiros de um hospital de ensino. Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019;5(1):1-16. DOI: https://doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.27175
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), dentre outras aplicações na pesquisa. Contudo, o desenvolvimento metateórico da TVP pode trazer novas perspectivas para o uso na prática profissional.

Supostamente, uma reorganização de elementos da TVP como Modelo de Prática Profissional (MPP) pode ampliar seu alicerce empírico em médio alcance. Um MPP é por natureza uma estrutura teórica que descreve o modo pelo qual enfermeiros exercem a prática, colaboram, comunicam-se e se desenvolvem profissionalmente(1919. Ribeiro OMPL, Martins MMFPS, Tronchin DMR. Nursing professional practice models: an integrative literature review. Revista de Enfermagem Referência. 2016;4(10):125-34. DOI: http://dx.doi.org/10.12707/RIV16008
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,2020. Slatyer S, Coventry LL, Twigg D, Davis S. Professional practice models for nursing: a review of the literature and synthesis of key components. J Nurs Manag. 2016;24(2):139-50. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jonm.12309
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). MPPs agregam em sua estrutura, basicamente, conceitos organizacionais e de interesse para a enfermagem, valores organizacionais centrais e uma teoria externa ou de enfermagem ou organizacional de referência. Tem como componentes comuns os seguintes elementos: resultados do paciente, liderança, prática independente, prática colaborativa, ambiente, desenvolvimento e reconhecimento, pesquisa e inovação(2020. Slatyer S, Coventry LL, Twigg D, Davis S. Professional practice models for nursing: a review of the literature and synthesis of key components. J Nurs Manag. 2016;24(2):139-50. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/jonm.12309
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). A TVP possui componentes intercambiáveis com a estrutura do MPP, a exemplo da centralidade na criação de vínculos profissionais, da ênfase no ser humano, da conformação de equipe flexível e adaptável, do uso ampliado do conceito de comunidade, envolvendo as pessoas, serviços de saúde e o contexto sócio-histórico, bem como da modelagem de um trabalho com cooperação e integração processual, ambiente para alívio de sofrimento, e formação e afirmação de vínculos profissionais saudáveis.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo permitiu avaliar a TVP a partir das etapas de descrição e análise do modelo de avaliação de teorias de Meleis, destacando seus aspectos descritivos, analíticos e epistemológicos. Dessa forma, possibilita clarificar o entendimento sobre a teoria, os vínculos profissionais e o modelo de trabalho em equipe, avançando no conhecimento sobre teorias de enfermagem.

A interpretação dos resultados indicou que a teoria é de médio alcance, tendo o conceito central de vínculos profissionais e demais conceitos em alto nível de abstração, orientada pelo paradigma do materialismo histórico-dialético, com pressupostos construtivistas e marxistas. Além disso, incorpora descrição para os quatro conceitos do metaparadigma da enfermagem, tendo o foco e o problema na ênfase das relações e subjetividades, com indicação de que a teoria foi construída a partir das trajetórias profissionais das teoristas.

Essa avaliação da TVP poderá facilitar a compreensão de estudantes e profissionais de enfermagem sobre a teoria e incentivar sua aplicação na prática assistencial. Por outro lado, também reforça a importância de cuidar de quem cuida, ao enfatizar a subjetividade e a relação interpessoal, valorizando o profissional da equipe de enfermagem.

Sugerem-se outros estudos de avaliação de teorias com uso de diferentes métodos sistematizados. Com ampliação do uso da teoria, recomenda-se avaliação com as demais fases do modelo de avaliação de teorias de Meleis para julgamento de elementos que ainda dependem de maior aplicação da TVP.

EDITOR ASSOCIADO

Marcia Regina Cubas

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jun 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    21 Fev 2022
  • Aceito
    18 Abr 2022
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