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Aplicação da teoria do construtivismo no ensino de fertilidade do solo

The application of the construtivist view in a soil fertility class

Resumos

O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com atualização constante do conteúdo programático da disciplina, procurando adaptá-la às expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas práticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o método do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvido em condições controladas, para avaliar a produção de matéria seca da parte aérea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da região de Piracicaba, SP. Como base nas discussões, elaborou-se um questionário, o qual é respondido por cada grupo de alunos na primeira aula. Na segunda aula, a discussão é retomada e aberta a todos os grupos. Durante a discussão das perguntas, o professor limita-se a observar o comportamento dos alunos, a redirecionar o raciocínio de alguns e, ocasionalmente, a fornecer informações gerais. Ao final das aulas, os conceitos são adquiridos de forma indireta. A maioria dos alunos aprova o método por sentir-se agente ativo dentro do processo de obtenção do conhecimento. A abordagem construtivista no ensino da Fertilidade do Solo por meio do estudo dirigido proposto tem sido utilizada, com sucesso, nos últimos três anos. Sugere-se a aplicação desta abordagem para outros temas da área de Fertilidade do Solo e mesmo para outras disciplinas dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

educação; didática


The educational process must be dynamic, with constant updating of course programmatic content, in order to adapt it to students' expectations. The objective of this article is to present a method that has been applied in two discussion classes of the Soil Fertility course offered in the Agronomy and Forestry undergraduate programs at ESALQ/USP. The group study method was used in order to discuss the results of an experiment carried out in greenhouse at the Soil Science Department, to evaluate the dry matter production of plant tops of corn cultivated for 35 days in samples of fifteen soils collected from a 0 to 20 cm layer in the region of Piracicaba, SP. As a basis for discussion, a list of questions was prepared, to be answered by each group of students in the first class. In the second class the discussion included all groups. During the discussion the teacher observed the students' behavior, correcting the reasoning of several and occasionally providing general information. By the end of class, some concepts were obtained indirectly. The majority of students approved the method for the reason that they felt they were active agents in the learning process. This model has been successfully applied in the Soil Fertility discussion classes for the last three years. This approach is recommended for teaching other subjects in Soil Fertility and also for other courses in the agronomy program.

education; didactic


SEÇÃO VII - ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO

L. I. ProchnowI; M. C. B. LozaniII; J. C. KiehlIII

IEngenheiro-Agrônomo, Professor Doutor do Departamento de Ciência do Solo, ESALQ/USP, Coordenador das aulas práticas de Fertilidade do Solo. Caixa Postal 9. CEP 13418-900, Piracicaba (SP). E-mail: liprochn@carpa.ciagri.usp.br

IIPedagoga, aluna regular do curso de pós-graduação IGCE, UNESP-Rio Claro

IIIEngenheiro-Agrônomo, Professor Livre-Docente do Departamento de Ciência do Solo, ESALQ/USP, Coordenador do Curso de Fertilidade do Solo

RESUMO

O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinâmico, com atualização constante do conteúdo programático da disciplina, procurando adaptá-la às expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas práticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o método do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvido em condições controladas, para avaliar a produção de matéria seca da parte aérea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da região de Piracicaba, SP. Como base nas discussões, elaborou-se um questionário, o qual é respondido por cada grupo de alunos na primeira aula. Na segunda aula, a discussão é retomada e aberta a todos os grupos. Durante a discussão das perguntas, o professor limita-se a observar o comportamento dos alunos, a redirecionar o raciocínio de alguns e, ocasionalmente, a fornecer informações gerais. Ao final das aulas, os conceitos são adquiridos de forma indireta. A maioria dos alunos aprova o método por sentir-se agente ativo dentro do processo de obtenção do conhecimento. A abordagem construtivista no ensino da Fertilidade do Solo por meio do estudo dirigido proposto tem sido utilizada, com sucesso, nos últimos três anos. Sugere-se a aplicação desta abordagem para outros temas da área de Fertilidade do Solo e mesmo para outras disciplinas dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Termos de indexação: educação, didática.

SUMMARY

The educational process must be dynamic, with constant updating of course programmatic content, in order to adapt it to students' expectations. The objective of this article is to present a method that has been applied in two discussion classes of the Soil Fertility course offered in the Agronomy and Forestry undergraduate programs at ESALQ/USP. The group study method was used in order to discuss the results of an experiment carried out in greenhouse at the Soil Science Department, to evaluate the dry matter production of plant tops of corn cultivated for 35 days in samples of fifteen soils collected from a 0 to 20 cm layer in the region of Piracicaba, SP. As a basis for discussion, a list of questions was prepared, to be answered by each group of students in the first class. In the second class the discussion included all groups. During the discussion the teacher observed the students' behavior, correcting the reasoning of several and occasionally providing general information. By the end of class, some concepts were obtained indirectly. The majority of students approved the method for the reason that they felt they were active agents in the learning process. This model has been successfully applied in the Soil Fertility discussion classes for the last three years. This approach is recommended for teaching other subjects in Soil Fertility and also for other courses in the agronomy program.

Index terms: education, didactic.

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LITERATURA CITADA

Recebido para publicação em setembro de 1997

Aprovado em junho de 1998

  • ABREU, M.C. & MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 6.ed. São Paulo, MG Ed. Associados, 1987. 130p.
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  • FURTH, H. Piaget na sala de aula. Rio de Janeiro, Forense, 1972. 231p.
  • FURTH, H. & WACHS, H. Piaget na prática escolar. São Paulo, IBRASA, 1979. 339p.
  • MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986. 104p.
  • PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro, Forense, 1967. 146p.
  • RAIJ, B. van. Fertilidade do solo e adubação. Piracicaba, POTAFOS, 1991. 343p.
  • Aplicação da teoria do construtivismo no ensino de fertilidade do solo

    The application of the construtivist view in a soil fertility class
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      07 Out 2014
    • Data do Fascículo
      Set 1998

    Histórico

    • Aceito
      Jun 1998
    • Recebido
      Set 1997
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