Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Iniciamos o ano de 2003 com algumas novidades nos Cadernos de Pesquisa.

Para começar, retorna o editorial. E, com ele, o intuito de estabelecer com leitoras e leitores uma interlocução mais direta, que seja capaz de pontuar questões merecedoras de destaque em cada número.

É com prazer que chamamos a atenção para a entrada dos Cadernos de Pesquisa no SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Programa concebido em Harvard e monitorado no Brasil pelo Projeto Fapesp/Bireme/CNPq, cujo propósito último é o de contribuir para disseminar a produção científica dos países situados no Hemisfério Sul, ou seja, dos países em vias de desenvolvimento, em âmbito mundial.

A perspectiva de ampla divulgação dos estudos brasileiros realizados nas mais variadas áreas do conhecimento certamente tem grande significado político. No caso da educação, em particular, a produção científica do país equivale ao somatório do que é produzido nos demais países latino-americanos; não obstante, ela é praticamente ignorada no Hemisfério Norte e mal conhecida inclusive na própria América Latina.

Além disso, as informações acerca dos leitores de periódicos pela via online, fornecidas pelo SciELO, podem ser de grande valia para ajudar-nos a traçar a trajetória de disseminação das publicações, tarefa que começa a se colocar aos profissionais da área como necessária e urgente. Fazer parte do Programa SciELO não significa contudo descurar da edição escrita, uma vez que, entre outros motivos, ela continua constituindo o formato preferido pelos leitores. Nesse sentido continuaremos fazendo todo empenho para ampliar a sua divulgação e presença entre estudiosos da área.

Iniciamos também neste número a publicação de artigos em espanhol (no original), tendo em conta, por um lado, o intercâmbio expressivo que mantemos com colaboradores e instituições da América Latina e, por outro, o fato de que se trata de uma língua que não oferece grandes dificuldades de compreensão ao leitor brasileiro.

Quanto ao Tema em Destaque, os quatro artigos que compõem a seção sobre Formação e Profissão Docente constituem interessantes mostras dos grandes avanços que têm marcado a interpretação dessas questões em estudos recentes.

Entre os demais textos, destaquem-se duas pesquisas que giram em torno da relação educação e trabalho, uma realizada no México, especificamente voltada para a formação de jovens, e outra no Brasil. Além delas, em tempos de bolsa-escola, vale-refeição, programa de renda mínima, parece-nos mais do que oportuna a competente discussão, feita por Gustavo Cosse, das premissas em que se baseia o sistema de vouchers educacionais e a revisão dos programas que questionam a sua implementação em diferentes países.

Finalmente, dando prosseguimento ao debate sobre Ação Afirmativa, o artigo de Antonio Sérgio Guimarães, sobre o "Acesso dos negros à universidades públicas", alimenta uma das questões que mais têm dado margem a controvérsias no cenário educacional brasileiro contemporâneo.

As Editoras

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Set 2003
  • Data do Fascículo
    Mar 2003
Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br