SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue153Planejamento, políticas públicas e educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Cad. Pesqui. vol.44 no.153 São Paulo July/Sept. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/198053142692 

EDITORIAL

 

Ao público leitor,

Neste número, apresentamos em destaque a questão do planejamento educacional. A seção organizada por Fabiana Silva Fernandes e João Augusto Gentilini combina referências históricas com demandas políticas atuais. A apresentação dos organizadores permite antever a importância de se trazer à tona este tema, convidando à leitura de cada um dos artigos. Na seção Outros Temas, Cláudia V. A. Galian discute a formulação de propostas curriculares, tendo como referência a produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tiago Bartholo e Marcio da Costa analisam a segregação entre e intraescolas no Rio de Janeiro. Fernando Seffner, Fabiane Simioni, Renan B. dos Santos, Carolina N. dos Santos e Milene Bobsin problematizam a narrativa da trajetória histórica dos direitos humanos. Mariana K. Monteiro e Helena Altmann analisam o itinerário profissional de homens que optaram pelo trabalho docente na educação infantil.

A seção encerra-se com o artigo de Fúlvia Rosemberg sobre a tensão entre diversidade e desigualdade, envolvendo as relações raciais e a educação infantil. Encaminhado pouco tempo antes de sua morte repentina, Fúlvia brinda-nos, postumamente, com o seu 31º artigo publicado em Cadernos de Pesquisa. Seguem-se as homenagens a essa pesquisadora, escritas por colegas que com ela conviveram em diferentes situações. Cabe prestar, aqui, o nosso tributo a sua presença na revista: como autora, des-de 1975, como editora executiva, em 1988, como editora responsável, de fevereiro de 1989 a fevereiro de 1993.

Comitê editorial

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License