SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Information society: globalization, cultural identity and contentsQuestões jurídicas relativas à sociedade da informação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Ci. Inf. vol.29 n.2 Brasília May/Aug. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652000000200011 

DE OLHO NA WEB...

 

Elza Maria Ferraz Barboza
IBICT - Coordenação de Inovação/Divisão de Prospecção Tecnológica
elza@ibict.br

 

 

De OlhO na Web... é uma coluna de recensões de sites que tem, como objetivo principal, minimizar o esforço e o tempo despendido pelos usuários ao navegar na Internet procurando localizar sites na Web que atendam as suas necessidades de informação. Esta coluna aparecerá em cada fascículo da revista Ciência da Informação, a partir deste número 2 do volume 29 do ano 2000.

Apresentaremos os resultados da análise do conteúdo informativo das páginas, assim como teceremos considerações sobre a estrutura dessa informação dentro dos sites. A prioridade será dada à análise de sites de instituições brasileiras atuantes na área de ciência e tecnologia, incluindo também aqueles do governo federal, no sentido de divulgar fontes que contenham informações relevantes e que se encontram disseminadas na World Wide Web. É dirigida a profissionais da informação, professores e estudantes das áreas de ciência e tecnologia. Informamos que aceitamos, a título de colaboração, não só a indicação de sites para análise como também recensões que, ao serem elaboradas, nelas deverão constar os seguintes itens para identificação do site: seu nome , sua URL, a data da visita, o nome da organização responsável. E na análise de seu conteúdo informar: tipo do site, seu objetivo , a área de cobertura, seu conteúdo informativo, a estrutura organizacional da informação dentro do site, dispositivos de busca oferecidos, indicação dos links , pontos fortes do site e sua audiência.

 

TODOBR
www.todobr.com.br
02/08/2000
Departamento de Ciência da Computação da UFMG

 

a11img01.gif (49512 bytes)

 

Todobr foi desenvolvido por grupo que atua na área de recuperação da informação no Departamento de Ciência da Computação da UFMG em parceria com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Chile, com o patrocínio das instituições CONICYT, CNPq/Finep e CYTED. Foi criado com o objetivo de solucionar problemas relativos à qualidade das respostas encontradas através de máquinas de busca genéricas da Internet ao se pesquisar informação na Web brasileira. Oferece aos usuários opções de cadastramento de seus sites, de anunciar, de acessar dados estatísticos da Web brasileira, entre outras. Seu motor de busca utiliza palavras-chaves para recuperar a informação e possibilita também o seu uso no site do usuário. Tem como link interessante o site da Internet chilena (http://www.todocl.cl) que utiliza a mesma tecnologia do todobr.

Seu ponto forte é o de ser um site dedicado exclusivamente à busca de informação dentro do domínio ".br" e por possibilitar através de seu engenho de busca uma abrangência e velocidade de busca que permite que se encontre informação de qualquer estado brasileiro.

É um portal direcionado para todos os níveis de usuários por reunir os sites que fazem parte da web brasileira.

 

PROSSIGA
www.prossiga.cnpq.br
07/08/2000
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

 

a11img02.gif (32088 bytes)

 

Criado em junho de 1995, este site tem como objetivo favorecer e promover o uso da informação para a ciência e tecnologia existentes em instituições brasileiras ligadas a C & T, quando relevantes para o desenvolvimento da pesquisa no país. O Prossiga congrega um conjunto de serviços web, voltado para dar apoio ao trabalho de pesquisadores e docentes brasileiros. Esses serviços apresentam-se organizados em três categorias: 1) serviços de informação que disponibilizam informações relevantes para pesquisa encontradas nas bibliotecas virtuais temáticas e de pesquisadores, sistemas de fomento onde o usuário encontra dados de bolsas de oito agências de fomento inclusive CNPq e Capes, instituições de pesquisa e produção científica dos pesquisadores usuários do CNPq, cadastro de oportunidade de trabalho; 2) serviços de comunicação que colocam à disposição dos pesquisadores, ferramentas de comunicação via rede, como as salas de chats e os boletins eletrônicos interativos; 3) educação à distância, que oferece aos pesquisadores cursos para uso de recursos de Internet, ao mesmo tempo que disponibiliza o ambiente para instituições que dele necessitam. O site também oferece serviços de utilidade pública: no link "Como achar" informa desde a localização de um CEP até endereços de homepages oficiais e dicionário incluindo palavras específicas de informática e internet, além de outras informações. Seus pontos fortes estão no fato de estabelecer um cenário ao mesmo tempo amplo e verticalizado sobre o estado de determinada área e por ser o único site presente na Internet brasileira dedicado exclusivamente à ciência e tecnologia que se desenvolve no país. O Prossiga é indicado para usuários que necessitam de informação tanto geral quanto detalhada das atividades desenvolvidas nas áreas de ciência e tecnologia.

 

PROSSIGABRASIL
http://www.prossiga.br/prossigabrasil/
05/09/2000
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

 

a11img03.gif (80020 bytes)

 

O site ProssigaBrasil é o portal de informações brasileiras em C&T que se integra ao conjunto de serviços do Prossiga.Sua proposta é dar visibilidade às atividades de pesquisa que se desenvolvem nas instituições brasileiras, disponibilizando de forma ágil e integrada, dados e informações, já disponíveis na Internet, sobre linhas e projetos de pesquisa, pós-graduação, pesquisadores e docentes, aspectos importantes da transferência de tecnologia dos laboratórios de pesquisa para o setor produtivo. Presta serviços de informação para C&T e sobre C&T, localizando informações que estão fora dos sistemas formais de informação, tais como as home pages das instituições e as suas páginas, contando com 4860 sites indexados. Difere das bases de dados convencionais por ser um banco de localizadores (URLs). O motor de busca que o ProssigaBrasil se utiliza é uma aplicação do WWWISIS, desenvolvido em parceria com a Bireme. Permite busca simultânea por nome de instituição e por assunto, através da utilização de operadores boleanos o que confere mais precisão aos resultados. Estes, por sua vez, são apresentados dentro de padrão internacional desenvolvido também em parceria com a Bireme, e derivado do sistema GILS (Government International Locator Service) utilizado pelo governo americano. Tem links para institutos de pesquisa, universidades, serviços tecnológicos, serviços de informação, entre outros.

Seu ponto mais forte é o de ser o único site presente na Internet brasileira dedicado exclusivamente à ciência e tecnologia que se desenvolve no país, informando de maneira clara e precisa, os investimentos realizados nessas áreas. Um outro ponto forte é a sua ferramenta de busca que possibilita ao usuário recuperar, de forma eficiente e precisa, a informação exata que necessita. É voltado para pesquisadores, docentes e estudantes das áreas de ciência e tecnologia.

 

OBSERVATÓRIO NACIONAL(ON)
http://www.on.br
08/09/2000
MCT/Observatório Nacional

 

a11img04.gif (70467 bytes)

 

O site do ON tem como objetivo divulgar o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de astronomia, astrofísica e geofísica e o acompanhamento de suas aplicações, e de seus cursos de formação e aperfeiçoamento de pesquisadores. No site estão incluídas informações sobre o Observatório e sua estrutura, imagens astronômicas e geofísicas, efemérides, eventos e cursos, notícias da área, e a hora certa. Tem links interessantes os sites do US Naval Observatory (http://aa.usno.navy.mil) e do Greenwich Royal Observatory (http://www.rog.mmm.ac.uk/). Destacamos o Serviço de Hora (1827) que informa aos usuários os fusos horários e hora certa que é mantida pelo Departamento do mesmo nome que tem por finalidade gerar, distribuir e conservar a hora legal brasileira, mantendo sob sua guarda os padrões nacionais de frequência que são a base da Rastreabilidade Meteorológica brasileira em Tempo e Freqüência. É um serviço de utilidade pública, tendo como usuários aeroportos, estações de rádio, ferrovias,indústria da construção civil, indústria química, estaleiros, telecomunicações, universidades, centros de pesquisa, sismógrafos etc.

Um outro serviço interessante é o "Pergunte a um astrônomo". É um serviço de FAQs onde os usuários podem encontrar respostas desde às questões mais simples até as mais complexas. É um site não só de particular interesse para usuários da área de C&T, mas também para aqueles que estejam interessados em astronomia, inclusive usuários do ensino fundamental.