SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Industrial classification and its importance in analysis by sector author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965On-line version ISSN 1518-8353

Ci. Inf. vol.33 no.1 Brasília Jan./Apr. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652004000100001 

EDITORIAL

 

Revista Ciência da Informação 100% eletrônica

 

 

Adaptada às mudanças e com características inovadoras requeridas pela sociedade da informação, a revistaCiência da Informação- cuja trajetória compreende o período de 1972 a 1995, edição impressa, e 1996 a 2003, edição on-line – lança, em 2004, sua edição totalmente eletrônica, ganhando nova alma.

A tendência mundial nos aponta para a disponibilização de conteúdos digitais por meio de ferramentas de acesso aberto. A adesão a essas tecnologias proporciona simultaneamente a sistematização dos processos editoriais, resultando em maior agilidade na edição da publicação, assim como na diminuição dos custos de impressão, solução para um contexto restritivo de recursos orçamentários.

Ao lançar o volume 33 , número 1 de 2004, a revista completa em sua totalidade o 72º fascículo, atingindo um novo marco. Com isso, o IBICT, ao completar 50 anos de fundação (1954-2004) trabalhando com o tratamento, organização, disponibilidade, disseminação e acesso democratizado de conteúdos de informação e conhecimento em ciência e tecnologia no País, sente-se duplamente honrado.

A partir deste fascículo, o IBICT coloca à disposição da comunidade a revista automatizada pelo novo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas- SEER.

A revista passa a oferecer uma ferramenta interna de busca aos artigos e a disponibilizá-los para acesso mundial via internet. Os autores farão a submissão dos trabalhos diretamente no sistema e poderão acompanhar todo o processo de publicação dos artigos submetidos.

O SEER é uma adaptação, desenvolvida pelo IBICT, do software livre Open Journal System, criado pelo Universidade da British Columbia, seguindo a filosofia dos Open Archives. Trata-se de um pacote de software a ser repassado à comunidade de editores de publicações eletrônicas, por meio de download, brevemente disponível nosite do IBICT. Além disso, serão promovidos workshops para o treinamento na utilização e transferência da nova tecnologia, o que contribuirá certamente para a melhoria do padrão editorial de publicações nacionais.

 

Paulo Blanco Barroso

Diretor do IBICT

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License