SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Revistas científicas eletrônicas: discussão em sete momentos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência da Informação

Print version ISSN 0100-1965

Ci. Inf. vol.40 no.1 Brasília Jan./Apr. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652011000100010 

RECENSÕES

 

Aprendizado organizacional: fundamentos e abordagens multidisciplinares

 

 

Eleonora Jorge Ricardo

Presidente da Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Anitec). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Cetreina/SR1 – Brasil. Doutoranda em Educação Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá. Autora e organizadora de obras sobre educação corporativa. E-mail:eleonora@ejrworldlearning.com.br

 

TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: Ibpex, 2011. Vol. 1

TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional: contexto e propostas Curitiba: Ibpex, 2001. Vol. 2

A aprendizagem organizacional se tornou uma prerrogativa nas corporações em meio ao cenário da sociedade globalizada e de sua complexidade. Aprender a aprender é emergencial em um mundo em que a inovação e a competitividade se tornaram molas propulsoras de crescimento das organizações e da economia planetária. Neste sentido, os investimentos realizados pelos setores produtivos e governamentais na aprendizagem do trabalhador e na gestão do conhecimento representam um momento especial no panorama nacional e internacional. A inteligência organizacional, que adota o aprendizado contínuo como estratégia, passa a compor o diferencial que demarca a fronteira entre as instituições que buscam um crescimento sustentável e as que se recusam a enfrentar os desafios de mudar.

Para esclarecer o universo do aprendizado organizacional, seus fundamentos, contextos e práticas, a professora doutora Kira Tarapanoff, pesquisadora sênior da Universidade de Brasília (UnB), organizou a obra intitulada Aprendizado organizacional. Composta por dois volumes, o primeiro recebe o subtítulo Fundamentos e abordagens multidisciplinares, e foi elaborado para fornecer uma base conceitual sólida em torno do aprendizado organizacional, a partir de diferentes campos do conhecimento e de distintas perspectivas dos especialistas que assinam os capítulos que o compõem. O segundo volume, com o título Contextos e propostas, é constituído por trabalhos que, a partir de olhares distintos de seus autores, retratam práticas e propostas de implementação e gestão do aprendizado organizacional.

Vale ressaltar que a presença das tecnologias de informação e comunicação nos trabalhos apresentados nos dois volumes, para apoiar o aprendizado organizacional e desenvolvimento de competências, completa de forma extraordinária o conjunto da obra. É uma leitura recomendada aos que necessitam compor um quadro teórico sólido e práticas renovadas.

 

 

Recensão submetida em 29/06/2010 e aceita em 12/04/2011.