SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3A cultura da MacadâmiaEfeito de fitorreguladores sobre a incidência de podridão carpelar em maçãs "Fuji" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Rev. Bras. Frutic. v.29 n.3 Jaboticabal  2007

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452007000300002 

EDITORIAL

 

 

Ao completar 30 anos, em 2008, a Revista Brasileira de Fruticultura-RBF, recebe, como grande prêmio, sua indexação no ISI do SCIE( Science Citation Index Expanded), o que vêm complementar as indexações já obtidas no AGRIS, AGROBASE, CAB e SCIELO, onde se encontra "on line" desde 2001, com excelentes índices de visitações, que vem corroborar o conceito A-Nacional recebido junto à CAPES-QUALIS e que a credencia a obter o tão desejado e merecido A-Internacional.

Com excelente penetração nacional, recebendo trabalhos da área de fruticultura de todos os estados brasileiros, a RBF credencia-se, a cada dia, como o principal periódico da fruticultura brasileira, com boa penetração internacional, em ampliação.

Na constante busca por melhor qualidade, introduzimos mudanças gráficas na edição de abril de 2007 e, preocupados em dar vazão ao crescente número de trabalhos recebidos, a partir de 2008, a RBF passará a ser publicada trimestralmente.

Na busca por maior penetração internacional, reformulamos e ampliamos o quadro de Editores Associados, que passou a ser constituído por técnicos internacionais, com reconhecida penetração na área e que nos auxiliarão na conquista desse objetivo. Outro ponto relacionado a esta pretendida conquista, foi a publicação de revisões de autores internacionais, com reconhecido mérito científico.

As conquistas citadas enchem-nos de orgulho e responsabilidade, e já temos por nova meta a redução no tempo entre o recebimento de um trabalho e sua publicação.

Queremos repartir com nossos 890 assessores, que têm a difícil missão de avaliar os mais diferentes trabalhos, e a quem creditamos os méritos principais pelas conquistas da RBF, pois trabalham no anonimato e graciosamente, sem nunca deixar de zelar pela excelência. Sem eles, a RBF não teria alcançado a posição que hoje ocupa. A cada um desses abnegados os nossos mais sinceros agradecimentos.

Esses louros também são devidos aos nossos Editores Científicos, que nos auxiliam diariamente, procurando obter avaliações precisas de dois ou três assessores para cada trabalho recebido, sempre usando o sistema duplo cego, ou seja, os autores e os assessores nunca se conhecem, compatibilizando os pareceres dos assessores, e, sempre que preciso, reencaminhando e reavaliando as novas versões, conforme o recomendado pela Associação Brasileira de Editores Científicos-ABEC, onde a RBF é filiada desde 2006. Os resultados obtidos ao longo desses 10 anos que estamos à frente da RBF, indicam que estamos no caminho certo. Na parte financeira, queremos também deixar nossos agradecimentos ao tesoureiro, o nosso amigo Dr. José Fernando Durigan, que nos tem acompanhado desde 1998.

Agradecimentos também são devidos àquelas Instituições que sempre acreditaram na RBF, tais como o CNPq, Capes, a FAPESP e a SBF, parceiros financeiros deste projeto, aliados ao apoio recebido da FCAV-UNESP, através da cessão de dependências físicas dentro de seu Câmpus.

Queremos, também, deixar nossos agradecimentos à equipe técnica da RBF, que trabalha integrada, desde o atendimento das consultas telefônicas até a editoração final de cada número , pois, sem o trabalho desta equipe, não conseguiríamos os resultados obtidos.

Finalmente, os nossos mais sinceros agradecimentos aos autores que escolheram a RBF como o veículo divulgador de seu árduo trabalho. Esses pesquisadores que acreditam em nosso trabalho e que, no ano de 2007, até o dia primeiro de novembro, já nos enviaram 258 trabalhos, dando-nos o alento de que estamos trilhando o caminho certo, mas que a busca por melhoria deve ser constante e ininterrupta.

A todos, os nossos sinceros agradecimentos e um Feliz 2008

Jaboticabal, 31 de dezembro de 2007.

 

Prof. Carlos Ruggiero
Editor Chefe

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons