Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) nascia em 1970 quando da realização de seu primeiro Congresso, na cidade de Campinas, ocasião em que tivemos o privilégio de ser um dos seus fundadores.

Em 1978, atendendo à necessidade de se estimular e divulgar as pesquisas dessa promissora Sociedade, nascia a Revista Brasileira de Fruticultura.

Periodicamente, a cada dois anos, a SBF realiza seus congressos nacionais sempre com um número cada vez maior tanto de trabalhos como de participantes, demonstrando seu atuante papel no desenvolvimento da fruticultura brasileira.

Para esse próximo congresso, a ser realizado em Vitória-E, no período de 12 a 17 de outubro de 2008, esses números são suficientes para demonstrar o crescimento e a preferência da nossa coletividade científica pela SBF e pela RBF.

Paralelamente aos 1.492 trabalhos destinados ao Congresso, ainda teremos outros 363 a serem apresentados no 54º Encontro Anual da "Interamerican Society for Tropical Horticultural", que ocorrerá simultaneamente ao congresso e, para ambos, já se tem confirmados 1.217 congressistas.

Devemos salientar que esses eventos, além do relevante significado que representa para o desenvolvimento da fruticultura, reconhece e consolida o Espírito Santo como importante pólo frutícola no contexto nacional.

Com relação à Revista Brasileira de Fruticultura, convém considerar alguns aspectos que a indicam que ela está no caminho certo, quanto ao seu futuro e à certeza de seu crescimento.

Um desses indicadores é o número de trabalhos recebidos anualmente (Figura 1).


Enquanto esse número aumentou cerca de 40%, de 2004 a 2008, nesse mesmo período, o tempo exigido para tramitação, do recebimento dos trabalhos até a aceitação, diminuiu, enquanto entre a aceitação e a publicação, aumentou (Tabela 1).

Tal comportamento foi decorrente principalmente do aumento de critérios e cuidados visando à qualidade de nossa revista, pelo que a comissão editorial passou a solicitar pareceres adicionais de seus assessores, inclusive para trabalhos em suas versões finais (Tabela 2), o que não comprometeu, significativamente, a agilização dessa tramitação, mas,sim, em relação ao número de trabalhos não qualificados para publicação (Figura 2).


Quanto às indexações, constam, a partir e 2001, as CAB; AGRIS; AGROBASE; SCIELO e a ISI, a partir de dezembro de 2007.

Destaque especial deve ser dado ao quadro de Editores Associados, onde participam: Cristina Maria Moniz Simões Oliveira - Instituto Superior de Agronomia-Lisboa/Portugal; Dov Prusky-Agricultural Research Organization-Volcani Center, Israel; Duane Bartholomew-University of Hawaii,USA; Filiberto Loreti-Università di Pisa-Italia; Geo Coppens D'Eechenbrigge-CIRAD/France; Gerhard Fischer-Facultad de Agronomia, Universidad Nacional de Colômbia-Bogotá-Colômbia; Javier Calatrava Requena-Instituto de Investigación y Formación Agrária y Pesquera-Granada-España; Jesus Aular Urieta-Universidad Centroccidental Lisandro Álvarado, Barquisimeto, Venezuela; Jorge Retamales Aranda-Faculdad de Ciências Agrárias-Universidad de Talca-Chile; Leandro Olalla Mercadé-Centro de Investigación y Formación Agraria,Málaga-España; Léon-Étienne Parent - Université Laval, Québec, Canadá; Marie-Noële Ducamp-Collin-CIRAD/France; Silviero Sansavini-Università di Bologna- Itália; Víctor Galán Saúco-Instituto Canário de Investigaciones Agrarias-Islas Canarias-España e Wayne Nishijima-University of Hawaii-USA,Hawaii.

Dentre as inovações, o número de edições, a RBF passou de três edições anuais, em 2007, para quatro a partir de 2008, enquanto o número de assessores, de 46 em dezembro de 1988, para 993 em 2008, e as capas das diferentes edições passaram a apresentar, a partir de 2001, fotografia da fruta escolhida para divulgação, com uma breve, mas suficiente, revisão (a partir de 2006) logo nas primeiras páginas. Com isso, tornou-se expressiva a freqüência de visitação "on line" ao "site" www.scielo.br onde se destaca a edição v. 23,n.3, Dec. 2001, com cerca de 139 mil visitas, até o momento.

Por todos esses aspectos, a RBF virá certamente alcançar destaque também no cenário científico internacional.

Nessa conquista, estão todos os que, direta ou indiretamente, colaboraram e continuarão prestigiando-nos com sua atenção e dedicação, como os nossos 993 assessores científicos, os órgãos de financiamento, como FAPESP, CNPq e CAPES, nossos estudiosos, que se utilizam preferencialmente da revista, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura, a Comissão Editorial, o Conselho Editorial e outros, todos relacionados nas primeiras páginas de cada edição. Dentre esses, gostaríamos de destacar os que mais diretamente participam e vivenciam diariamente de todos os momentos desse trabalho, nossos funcionários Patrícia, Mírian, Marcílio, Prof.Barato, Núbia e Ari.

A todos, os nossos agradecimentos.

Aos que conosco estiverem, um bom congresso e feliz estada em Vitória.

Prof. Carlos Ruggiero

Editor RBF

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2008
Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br