SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Apple treeThe ring and paclobutrazol in mineral nutrition on pear (Pyrus communis L.) Packham´s Triumph cultivar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Fruticultura

versión impresa ISSN 0100-2945

Rev. Bras. Frutic. v.30 n.4 Jaboticabal dic. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452008000400002 

EDITORIAL

 

 

Ao término de mais um ano, queremos destacar alguns aspectos que corroboram o crescimento de nossa RBF ao longo de sua existência (30), a saber:

1) A Revista passou a ser publicada trimestralmente a partir de 2008, com quatro edições: março, junho, setembro e dezembro.

2) Em 2008, até 15 de novembro, foram recebidos, para serem apreciados e eventualmente publicados na RBF, 280 trabalhos, o que atesta a confiança dos autores em divulgarem suas pesquisas na Revista Brasileira de Fruticultura.

3) Os trabalhos recebidos são originários de praticamente todos os Estados brasileiros, o que inegavelmente credencia a RBF como a Revista da integração nacional na área de fruticultura.

4) O Número de visitações on line junto ao www.scielo.br tem aumentado significativamente. Vejam os números até 13 de novembro de 2008.

5) O fator de Impacto junto à base SciELO, referente a 3 anos anteriores à data-base, tem aumentado constantemente:

 

 

6) Houve sensível elevação na participação internacional em nossa Revista, tanto em revisões, como em artigos enviados para publicação.

7) O Corpo de Assessores (961) tem sido constantemente oxigenado. A cada número publicado, convidamos novos autores que tenham o título mínimo de doutor, a nos ajudar nesta tarefa. Estamos satisfeitos com a aceitação recebida.

8) Além das indexações já obtidas como CAB, AGRIS, AGROBASE, SciELO (2001), a nossa RBF foi indexada em duas bases de dados junto ao ISI, a partir de dezembro de 2007, ou seja, no -Science Citation Index Spanded, também conhecido como SciSearch®, e no Journal Citation Reports /Sciencie Edition.

O que nos preocupa:

1) A CAPES divulgou, recentemente, o Qualis dos periódicos científicos. A classificação atribuída a nossa RBF foi B2, de acordo com os novos critérios adotados. Um dos parâmetros utilizados foi o fator de impacto do JCR (Journal Current Reports), sendo que a última classificação do ISI se refere ao ano de 2007, que se baseou em valores dos anos 2005-2006, ou seja, dos dois anos anteriores. Nessa época, a RBF teve sua inclusão no ISI em fins de 2007, e portanto não teve seu fator de impacto calculado.

2) Consultamos o ISI sobre a próxima edição do JCR e recebemos da Sra. Nancy Thornton a informação de que a nova relação sairá em 2010, e será referente aos anos de 2008 e 2009, conforme consta no e-mail que se segue:

From: nancy.thornton@thomsonreuters.com To: rbf@fcav.unesp.br Sent: Monday, November 10, 2008 5:04 PMSubject RE: REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA - MAGAZINEDear Dr. Ruggiero, If by "JCR number" you mean the impact factor, calculation of impact factorsrequires two years' worth of citation data. The impact factor for Revista Brasileirade Fruticultura will be available in 2010. This applies to all journals added in 2007.

Como a Revista Brasileira de Fruticultura já fazia parte da base de dados ISI em 2007, encaminhamos à CAPES solicitação de reconsideração da classificação atribuída à RBF.

Medidas adotadas:

1) A fim de melhorar a visualização e a divulgação da RBF a nível internacional, foi aprovado no Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Vitória, que:

  • A RBF passará, em 2009, a ser editada em papel, com redução no formato, o que permitirá diminuição nos custos.
  • Quando o trabalho estiver pronto, em PDF, para ser enviado ao SciELO, será feita uma versão em inglês, ou seja, on line haverá uma versão em português e outra em inglês.
  • Para fazer frente aos custos, devido aos novos procedimentos, a taxa de tramitação dos trabalhos foi alterada, havendo informações a respeito na página on line da Revista: www.rbf.org.br
  • Conclamamos os autores de trabalhos a consultarem mais a Revista Brasileira de Fruticultura, quando da elaboração de seus artigos, e sempre que possível utilizar revistas indexadas na base ISI e na base SciELO.

2) Com essas medidas e a colaboração que seguramente não nos faltará, a RBF alcançará o patamar merecido e desejado por todos.

3) A RBF congratula-se com a CAPES no esforço de estimular a melhoria de nossas revistas científicas.

Um bom Natal e um Feliz 2009!

Carlos Ruggiero
Editor RBF