SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Pêssego cultivar BRS LibraGeleificação da polpa de mamão: amadurecimento prematuro ou problemas no acúmulo de água no apoplasto? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Rev. Bras. Frutic. vol.32 no.4 Jaboticabal dez. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-29452010000400002 

Editorial

 

 

Ao terminar o ano de 2010, queremos utilizar esta oportunidade em primeiro lugar, para agradecimentos:

1) À diretoria da SBF, que não tem nos negado apoio na medida de suas possibilidades.

2) Aos autores por nos confiarem a missão de divulgar suas contribuições científicas, com um fluxo crescente de trabalhos recebidos para avaliação, de todos os estados brasileiros, e um crescente número de outros países, totalizando 255 trabalhos recebidos em 2010, até novembro.

3) Aos assessores da RBF, destacando que cada trabalho é apreciado por 3 revisores, com esmero, e que, por vezes, os avaliam novamente após as ponderações dos autores, buscando, assim, dar todas as possibilidades de defenderem seus pontos de vista. Registre-se neste rol de assessores os jovens doutores, cuja participação temos estimulado para um treinamento nesta área do conhecimento que, por sinal, é uma recomendação da ABEC, na formação de novos revisores.

4) A nossa equipe de colaboradores diretos, por formarmos uma boa equipe , em prol do crescimento da nossa fruticultura.

5) Aos órgãos de fomento FAPESP, CNPq e CAPES, pelo apoio recebido.

6) A direção da Unesp/Jaboticabal, pelas facilidades operacionais oferecidas à RBF.

Em segundo lugar, aproveitamos a oportunidade para apresentar os procedimentos que esperamos implantar em 2011, na busca do nosso merecido A, que são:

1) Incremento das revisões, que esperando sugestões dos nossos colaboradores, indicando temas, e os respectivos responsáveis. Há várias revisões já agendadas para 2011.

2) Delimitarmos o número máximo de autores por trabalho, proposta que levaremos ao Conselho Editorial da RBF, por julgarmos que as justificativas, muitas vezes apresentadas em artigos com um grande número de autores, não convencem plenamente. É nosso pensamento, nesta proposta, estabelecer como número máximo cinco autores por trabalho.

3) Não alterar a categoria do trabalho enviado. Muitas vezes, a assessoria emite parecer desfavorável à publicação como artigo, sugerindo que o mesmo pode ser aprovado, porém, como Comunicação Científica. No entender da Comissão Editorial, um trabalho recebido como artigo deverá ser aprovado ou não, sem a possibilidade de mudança de categoria.

4) Dinamizar a versão Ahead of print, pois os trabalhos de edições futuras da RBF já se encontram on line junto ao SciELO. É o caso da edição de dezembro. Isso aumentará o tempo de exposição dos artigos, contribuindo para melhorar nosso fator de impacto.

5) Versão em inglês: é nosso projeto fazer a versão, desde que os recursos financeiros assim o permitirem, disponibilizando junto ao SciELO também a versão em inglês.

6) Aumento da contribuição internacional na RBF, posição que estamos consolidando, haja vista que temos sete artigos de outros países publicados nas quatro edições de 2010.

7) Versão em papel: no último Congresso da SBF, foi aprovado que a RBF deverá continuar com a versão em papel, desde que os recursos recebidos possibilitem esta continuidade.

8) Contribuição financeira dos congressos e eventos promovidos pela SBF: foi aprovado na Assembleia de encerramento do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Fruticultura, realizado em outubro de 2010, em Natal-RN, que nas taxas de inscrição dos congressos e eventos com apoio da SBF, deve ser calculado o valor para cobrir as despesas com o evento e, além disso, deve ser acrescida a taxa de 10% a serem revertidos para a RBF, mostrando, assim, a preocupação da comunidade científica em envidar todos os esforços no sentido do fortalecimento da Revista.

Queremos aproveitar a oportunidade para desejar à nova diretoria da Sociedade Brasileira de Fruticultura, eleita no XXI Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em outubro de 2010, nas pessoas do Dr. Abel Rebouças São José-UESB-Presidente, e do Dr. Almy Junior Cordeiro de Carvalho-UENF - 1º vice-Presidente, a quem cumprimentamos, e aos demais membros da diretoria, desejando sucesso na direção desta importante sociedade, e a certeza de que tudo farão para o robustecimento da nossa RBF.

 

Um Feliz 2011!
Jaboticabal, 31 de dezembro de 2010.
Carlos Ruggiero
Editor