Acessibilidade / Reportar erro

Como enfrentar este desafio

EDITORIAL

Como enfrentar este desafio

As revistas brasileiras de divulgação científica têm buscado por todos os meios o aprimoramento de seus desempenhos, tanto no âmbito nacional como no internacional, norteadas principalmente pelos critérios e avaliações da CAPES-QUALIS, como ocorre em relação ao "fator de impacto", mensurado pelo ISI.

Em nosso caso, a Revista Brasileira de Fruticultura obteve, na última avaliação realizada por aquele órgão, o conceito B1 em Ciências Agrárias, com o fator de impacto evoluindo de 0,295 (2009)para 0,440 (2010), 0,645 (2011) e nosso primeiro A2, em Geografia.

Essas conquistas parecem indicar que estamos no caminho certo e anima-nos a cogitar de outra meta, além da edição em português, disponibilizar ao SciELO também uma versão em inglês, de nossa revista. Assim, pretendemos apresentar e debater os diferentes aspectos envolvidos em tal propositura no XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, que acontecerá na cidade de Bento Gonçalves-RS, de 22 a 26 de outubro de 2012.

Outro aspecto que vem chamando nossa atenção é como fazer para a informação chegar até o produtor, de forma que o desperte para novas atitudes e iniciativas. Nesse sentido, temos experimentado convidar os autores de trabalhos publicados na RBF a apresentarem, também, um relato com caráter jornalístico do que estudaram para divulgação eletrônica no site Toda Fruta - www.todafruta.com.br , que tem nossa coordenação, e/ou em outros similares, de "open access".

Lamentavelmente, temos encontrado certa resistência por parte dos autores convidados, pois apenas 10 a 15% deles manifestaram-se favoráveis a tal oportunidade. A maioria posiciona-se de forma evasiva, com respostas do tipo: "Professor, não vou poder enviar o sugerido por não saber escrever jornalisticamente" ou, então, "Professor, não vou enviar, uma vez que minha instituição não dá valor a esse tipo de publicação".

Nesse contexto, julgamos oportuno relatar o seguinte: procurando novos meios de atrair a atenção de nossos leitores e produtores, a partir do ano 2000, passamos a inserir informações também em inglês sobre a fruta escolhida para compor a capa de cada uma de nossas edições. Além da ilustração colorida do fruto ainda em suas condições naturais, foram também inseridas informações sobre a origem, cultura, principais problemas, produtividade, destinos da produção e outros aspectos, todos apresentados de forma simples e direta.

Para uma breve avaliação dos resultados conseguidos com essa inovação, efetuamos um levantamento no site do Scielo - www.scielo.br em relação ao número de leitores que visitaram, em especial, os artigos publicados relacionados à fruta escolhida para a capa, apresentados na Tabela 1. Em primeiro lugar, com 24.471 visitantes, aparece o Mirtilo, numa edição de 2008, suplantando edições de anos anteriores e posteriores.

Sem maiores especulações, o que queremos ressaltar é que, além da boa qualidade do artigo a ser publicado, sua difusão deve merecer uma ampla reflexão no âmbito das Universidades, empresas de pesquisas, órgãos financiadores, etc.

Jaboticabal, 30 de junho de 2012.

Carlos Ruggiero-Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Ago 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br