Acessibilidade / Reportar erro

A RBF em 2014

EDITORIAL

A RBF em 2014

Para alcançar a posição que pretendemos atingir em 2014, precisamos debruçar-nos sobre os fatores indispensáveis para que isso aconteça, que inegavelmente repousaram onde a RBF se encontra ancorada, sem dúvida na formidável equipe de colaboradores que conseguimos aglutinar desde 1998, período a partir do qual temos a honra de dirigir este importante veículo de difusão de informações técnicas da SBF (Sociedade Brasileira de Fruticultura), destacando os seguintes:

1) Comissão Editorial: Constituída por 18 profissionais da Unesp/Jaboticabal, altamente reconhecidos nas respectivas áreas de atuação, trabalhando como interlocutores entre assessores e autores, até a deliberação final dos artigos enviados.

2) Conselho Editorial: Composto por 7 profissionais de diferentes instituições, nomeados nos congressos bianuais de fruticultura, organizados pela Sociedade Brasileira de Fruticultura, e que atuam no sentido de regulamentar os procedimentos adotados pela RBF.

3) Editores Associados: Formado por 15 profissionais de reconhecidas instituições internacionais, que têm auxiliado no sentido de melhorar a visibilidade da RBF em nível internacional.

4) Assessores: com 980 profissionais de diferentes instituições de pesquisa e ensino do Brasil, e várias do exterior, são os responsáveis pela aprovação ou rejeição dos artigos submetidos à RBF.

Vale destacar que cada trabalho é enviado, após a adequação às normas da Revista, a 3-4 assessores, procurando cobrir todas as facetas do assunto do artigo.

Salientamos que esse número de assessores é constantemente oxigenado, após cada edição da RBF, selecionando-se aqueles autores com trabalhos aprovados e titulação mínima de doutores, os quais são convidados a participar conosco deste projeto. Esse procedimento é recomendado pela ABEC, e estamos muito satisfeitos com os resultados dessa iniciativa.

5) Funcionários: A RBF conta com 3 funcionários, que dão suporte para o bom andamento das atividades da Revista.

Com esta equipe formidável, precisamos preocupar-nos com o ponto nevrálgico do projeto, que é a parte financeira. Aproveitamos para registrar e agradecer o apoio recebido do Prof. José Fernando Durigan, que nos auxilia como tesoureiro desde 1998.

Os nossos agradecimentos, também, às entidades a seguir relacionadas:

FAPESP, CNPq, CAPES e Pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp que, acreditando em nosso projeto, têm sempre nos apoiado.

À diretoria da Unesp/Jaboticabal, proporcionando apoio logístico e facilidades operacionais, nosso reconhecimento.

À Diretoria da SBF, coparceira deste projeto, apoiando-nos sempre.

Esses suportes permitiram-nos alcançar os seguintes resultados:

1) Número de trabalhos publicados: Com 705 trabalhos originais de pesquisa publicados no período de 2010-2013, fazendo com que a RBF ocupe lugar de destaque no cenário da fruticultura brasileira e mundial.

2 ) Conceitos obtidos: Na avaliação da CAPES-QUALIS, referente a 2013, a RBF, obteve os seguintes conceitos em diferentes áreas:

A2=Geografia, Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

B1=Ciências Agrárias I, Engenharia I, Engenharia III, Geociências, Ciências Ambientais, Zootecnia/Recursos Pesqueiros, Interdisciplinar, Enfermagem.

B2=Nutrição, Saúde Coletiva, Biodiversidade, Ciência dos Alimentos, Educação, Farmácia, Engenharia II.

B3=Educação, Medicina I, Medicina II.

B4=Química, Biotecnologia, Ciências Biológicas I, Ciências Biológicas II.

C= Astronomia/ Física, Sociologia.

Estamos empenhados em obter o conceito A, também na área de Ciências Agrárias.

3) Indexações: A RBF está indexada em:

AGRIS (2000)

AGROBASE (2000)

CAB (-2000-)

SCIELO (2001)

ISI (2007)

GALE GROUP (2008)

SCOPUS (2010)

Esses resultados animam-nos a projetar a RBF para 2014.

1) Número de edições: Manutenção das 4 edições normais, com 30 trabalhos em cada uma, mais 2 edições extras, referentes ao 2º SINFRUIT, realizado na Unesp/Jaboticabal, em outubro de 2013, e ao CONGRESSO DE ANONÁCEAS, realizado na Unesp/Botucatu, em setembro de 2013.

2) Iniciar a versão da Revista também em inglês, quando enviada ao SciELO, esperando que o que foi aprovado em Natal (2010), seja rigorosamente cumprido, ou seja, '10% da taxa de inscrição nos congressos de fruticultura serão revertidos à RBF". Já estamos com a equipe de tradutores perfeitamente ajustada e vamos trabalhar para que, pelo menos, as 2 últimas edições de 2014 estejam nesse novo formato.

Finalmente, nossos sinceros agradecimentos aos autores, por confiarem na RBF como veículo de difusão de seus trabalhos.

Em nome de toda a equipe da RBF, queremos desejar um FELIZ 2014, e o nosso sincero muito obrigado.

Prof. Carlos Ruggiero

Editor Chefe

Prof. William Natale

Editor Adjunto

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013
Sociedade Brasileira de Fruticultura Via de acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n , 14884-900 Jaboticabal SP Brazil, Tel.: +55 16 3209-7188/3209-7609 - Jaboticabal - SP - Brazil
E-mail: rbf@fcav.unesp.br